Dicas de Malas e Bagagens

Dicas de Malas e Bagagens


Use malas com rodinhas (quanto menos aparentes as rodinhas, mais embutidas, mais duráveis serão as malas).

  • Evite malas com rodízios fraquinhos e pés plásticos muito proeminentes. Eles quebram-se facilmente.
  • Seja light: use embalagens pequenas para artigos de toalete.
  • Use  cadeado aprovado pela TSA. É um cadeado que abre com a chave-mestra do pessoal da alfândega americana, e que portanto permite inspeções sem danificar o seu patrimônio.

    Existem vários modelos, com segredo ou sem segredo. Dá para comprar em qualquer boa loja de malas, ou pela internet, buscando pelas palavras-chave “cadeado” e “TSA”.

  • Verifique se os hotéis dispõem de secadores de cabelos e ferro elétrico.
  • Nunca despache objetos de valores, dinheiro, jóias, remédios e câmeras. Carregue-os na mala de mão.
  • Em princípio, se não puder carregar todas as suas malas você mesmo, pense na possibilidade de não encontrar carregadores em hotéis, estação de trem e ônibus. Estando sozinho, pense na possibilidade de carregar apenas aquilo que você mesmo consiga transportar.
  • Mais do que nunca as Cias. aéreas estão exigindo que as bagagens tenham peso e medidas determinados, especialmente aquela que embarcará com você na cabine. A soma das dimensões (altura, largura e comprimento) dessa bagagem não pode ultrapassar 115 centímetros e seu peso não pode exceder 5 quilos.
  • Consulte os sites das Cias. aéreas e verifique os tipos e dimensões das bagagens que podem ser despachadas sem custo.
  • A gratuidade de bagagem despachada , na maioria das cias. aéreas, é de 2 malas de 158 cm e 32 kg por passageiro, em vôos internacionais e de 23 kg para cada uma das 2 malas, em vôos domésticos (inclusive no exterior)
  • Use identificadores de bagagem (dois para cada mala, no mínimo) e fitas coloridas (preferencialmente de duas cores em cada mala) para distinguir sua bagagem facilmente.
  • Recomendo o uso de cintas protetoras que “abraçam” as malas, como segurança contra abertura acidental dos fechos.
  • Ponha em apenas uma mala todas as compras feitas no exterior, o que facilitará a sua vistoria ao passar por alfândegas. Guarde todos os recibos de compras dos produtos para comprovação eventual ao regressar ao país e ter sua bagagem verificada pela polícia aduaneira.

Gabarito para medir mala para interior de avião.

  • Você pode despachar quantas malas desejar, de até 32 Kg cada, em viagens internacionais, ao custo de US$ 80,00 por mala.
  • Toda mercadoria despachada em caixas e embalagens pagará preços diferenciados (e bem mais caros), calculados segundo critérios de “carga”, não de bagagem.
  • Uma mochila dessas de trekking é muito útil para usar durante os passeios que fizer, em viagem. Nela você pode botar pequenas compras que fizer durante o dia, equipamento fotográfico, guias, mapas, etc. Evite carregar muito e pense light quando for colocar o conteúdo de sua mochila, porque ao longo do dia excesso de peso pode detonar sua coluna. Recomendo o uso de um pequeno cadeado (com segredo, não com chave) no fecho da bolsa principal.
  • Leve uns sacos plásticos auto-selantes, tipo Zip-loc. Tenho certeza de que você os achará muito úteis.
  • Canivete suíço e/ou mini-kit de ferramentas de viagem (multi-tool). Evite qualquer tipo de ferramenta ou canivete que possa assemelhar-se a uma arma. Isso é óbvio em viagens aéras porque vc. sequer embarca até com tesourinha de unhas, mas em viagens internacionais de trem, na Europa, por exemplo, isso pode ser um problema em checagem de bagagem de mão ao se cruzar fronteiras, por exemplo.
  • Abridor de latas/garrafa múltiplo, o mais leve possível.
  • Calço de borracha para porta (pode parecer besteira, mas dependendo do lugar onde você estiver hospedado ele será uma ótima trava de segurança).
  • Brindes: leve canetinhas, CDs, chaveiros e tudo mais que você puder imaginar, se tiver que presentear alguém. Funciona muito bem com porteiros de hotéis, recepcionistas, camareiras, motoristas, guias e, especialmente, com crianças.
  • Chaves de casa (para não ficar na rua na volta pra casa!).
  • Atenção, verifique no site da cia aérea a quantidade de mala e o peso que vc pode levar ou trazer, mas lembre-se que se tiver  voo internos o peso máximo é sempre de 20 a 23 kg, portanto se a cia , como por exemplo a Catar, disponibiliza o voo de  duas malas de até 32 kg cada uma, se vc tiver algum voo interno no pais de destino , o peso nestes voos será sempre menor, ai vc dança com a taxa de sobrepeso.

Fonte: Arnaldo Interata

vX5THdU

Como arrumar malas

Coloque os objetos mais pesados no fundo da mala, onde ficam as rodinhas. Sapatos, eletrônicos, nécessaire, etc;

Levando mais de uma mala, ponha apenas roupas numa e calçados, eletrônicos, mini-farmácia, cosméticos, nécessaire, adaptadores de tomadas, pilhas, equipamento fotográfico (exceto a câmera), etc, separadamente das roupas;

No fundo da mala bote calças de maneira a que ocupem toda a superfície do fundo, arrumando de maneira a que a cintura de uma coincida com as pernas de outra. Eu não recomendo dobrar no meio a roupa, e sim estender, ocupando o máximo do fundo da mala, dobrando apenas o que sobrar;

Acima dessas, camisetas e bermudas, shorts e roupas que pesem mais e amassem menos;

Distribua as roupas tentando ocupar toda a superfície da mala;

Depois de botar as roupas acima (as mais pesadas e que amarrotem menos) passe o elástico sobre elas para fazer uma nova camada de roupas;

Camisas e camisetas, blusas, saias eu recomendo que sejam postas uma a uma em sacos plásticos transparentes.

Na hora de vc. pegar a roupa será muito mais fácil encontrá-la.

À medida que for tendo que re-arrumar a(s) mala(s), ponha as roupas sujas no fundo da mala.

Tire todo o conteúdo dela e distribuas as roupas abertas, sem dobrar, ocupando o máximo possível da área útil da mala e depois feche por cima da última peça de roupa suja o elástico divisório, arrumando acima dele o restante da roupa limpa, da mesma maneira que arrumou da primeira vez;

Casacos, paletós e capas devem ser abotoados e postos abertos, evitando ao máximo as dobras;

Lembre-se de colocar sempre na parte superior, sobre as demais roupas, as mais leves, para que não amassem.

Sempre que arrumamos as malas o fazemos com elas na posição horizontal, mas nunca as carregamos assim. Portanto, todas as coisas pesadas deverão ficar no fundo e na parte onde ficam as rodinhas.

A DIFÍCIL ARTE DE FAZER AS MALAS

Fonte: Betina Monteiro Matéria da Revista Viagem e Turismo de Novembro de 1995

Ideias, dicas e conselhos para melhorar a delicada relação entre o turista e suas incômodas companheiras de viagem

Não é à toa que mala, substantivo simples, feminino e singular, virou adjetivo. E de conotação pejorativa.

Com alças ou rodinhas, ela é, disparado, o principal estorvo na vida dos viajantes.

E a explicação para isso é simples: a mala tolhe a liberdade. Exemplos disso vêm da própria história desse objeto-de-carregar-coisas.

Antigamente, usavam-se baús, enormes e pesadíssimos, que levavam de tudo: de roupas a talheres porque, afinal, as viagens eram quase mudanças (São Paulo ao Rio em uma semana, lembra-se?).

No museu Vuitton, nos arredores de Paris, podem-se ver algumas destas curiosidades: malas-armário, malas-leito, malas-bar, malas-tudo.

Hoje, as malas são infinitamente menores, mas ainda não diminuiu o tamanho do incômodo que elas trazem. E ele é diretamente proporcional ao tamanho da mala. Geralmente, exagerado.

É que, na dúvida entre um sapato e outro, normalmente levam-se os dois – e, depois, que alguém sente na mala para puxar o zíper!

“O segredo está em usar o preto como cor básica”, ensina o estilista Walter Rodrigues, que também recomenda, para os homens, camisas e camisetas brancas, um blazer, uma roupa mais arrumada (para um compromisso súbito), um calçado confortável e outro mais elegante. Preto, é claro.

A mala feminina também pode ser bem resolvida com peças básicas de cores neutras: branco, preto, cinza ou marrom, no inverno; e branco e azul-marinho no verão.

Não esquecer um tailleur e um básico tubinho preto.

A jornalista Olga Krell, especialista em etiqueta e viajante assídua, leva sempre duas malas: uma na mão, com os sapatos, maquiagem, artigos de higiene e até um guarda-chuva.

Já a professora Marta Dietrich mudou definitivamente o jeito de preparar a mala depois de, um dia, chegar no Marrocos sem ela.

Era domingo, estava tudo fechado e não havia roupas ocidentais à venda.

O jeito foi avançar na bagagem do marido e tentar adaptar. Do sufoco, Marta tirou a lição: misturar as roupas do casal em todas as malas.

A experiência pessoal ajuda, mas pequenos truques podem virar regras infalíveis de rapidez e boa organização na hora de fazer as malas.

Nécessaire, por exemplo, são ideais para acomodar e localizar rapidamente produtos de higiene e beleza, remédios, bijuterias e outras miudezas. Levar sacos plásticos vazios para colocar a roupa suja é fundamental. E, para amassar menos, ternos e blazers devem ser dobrados do avesso.

Tão importante quanto arrumar bem uma mala é protegê-la.

Alguns cuidados são obrigatórios: pendurar fitas coloridas ou marcá-las com adesivos; identificar (por fora e por dentro) com nome, endereço e telefone; e fechar todas com cadeado.

Em nome da segurança, o must do momento é a plastificação.

Em seis aeroportos do país, já se pode embalar a mala com o sistema Protec Bag, que além de evitar que ela se suje ainda é uma barreira extra às violações. Cada volume lacrado custa cerca de 25 reais.(atualizado para o ano de 2009)

*para atualização de preço ver o site  http://www.protecbagbh.com.br/

Qualquer providência é útil, porque uma mala extraviada é problema na certa e o valor reposto nunca cobre todo o prejuízo.

O seguro padrão das companhias aéreas prevê uma indenização de apenas 20 dólares por quilo. E, como regra geral, uma mala pode levar até 20 quilos, sua estimada bagagem valerá, no máximo, 400 dólares – com certeza um valor insuficiente para se comprar de novo tudo o que havia nela. Pode-se, no entanto, fazer um seguro extra no ato do check-in. Basta preencher uma declaração do conteúdo da mala e combinar o valor do seguro e do prêmio. Mas atenção: jóias, relógios, cheques de viagem e outros objetos de valor não têm cobertura. Por isso mesmo, a técnica em defesa do consumidor do Procon, Cláudia Mungioli, recomenda: nunca despache o que não se poderá substituir, como jóias de família e outros objetos queridos.

Se, com todos os cuidados, a esteira girar e sua mala não aparecer, reclame no balcão da companhia aérea e tente um acordo com a empresa, baseando-se, se for preciso, até em notas fiscais de compras. Em último caso, entre com um processo via Procon. Só entre janeiro e abril, o órgão recebeu 699 consultas diretamente ligadas a serviços prestados na área de turismo: 80 viraram processos.

Na prática, todo mundo conhece pelo menos alguém que já perdeu uma mala.

Gente como o casal Ilka e Ricardo Cohen, que dançou em 1 800 dólares numa bagagem extraviada no trecho Los Angeles-Nova York-São Paulo. Depois de muita briga, eles conseguiram uma indenização de 638 dólares da American Airlines – pouco, é bem verdade, mas pelo menos mais do que teriam direito pelas regras vigentes. Mas, se voltar para casa sem a mala já é uma catástrofe, pior é chegar a um lugar estranho sem ela.

Vestindo roupas leves e com apenas um casaquinho na mão, a jornalista Rosângela Zorzo notificou a Alitalia, ainda na aeroporto de Roma, de que sua mala não chegara e, surpresa, descobriu que legalmente a companhia teria trinta dias para tentar localizar a bagagem antes de ressarci-la – e o pior é que era verdade. Conclusão: traumatizada, Rosângela nunca mais despachou uma mala, apesar dos problemas na hora de embarcar no avião.

Nessas horas, não há quem não compartilhe do sonho do publicitário Washington Olivetto: “Poder viajar sem malas”.

É claro que se você seguir à risca os conselhos desta reportagem certamente evitará alguns aborrecimentos, tanto ao preparar quanto ao despachar uma mala. Mas, apesar disso, não se iluda: uma mala (no substantivo) é e será sempre uma mala (no adjetivo).

DICA-1

Bom senso:a arma da boa arrumação Regra número um para uma mala bem-feita: a quantidade de roupas e o tamanho da mala devem combinar.

Roupas de mais ficam amarrotadas, de menos, acabam se embolando.

DICA-2

Enrolar antes, para não desamassar depois camisetas de algodão e blusas de linha, dobradas e enroladas, não amassam.

A dica vale também para meias, cintos e gravatas.

DICA-3

Sapatos ganham acomodação especial acondicionados em saquinhos de tecido, os sapatos devem ser colocados nos cantos.

DICA-4

Praticidade e elegância viajam juntas mulheres que não abrem mão da elegância e não querem ter trabalho devem abusar das peças de microfibra, que não amassam. E nunca levar roupas de linho.

DICA-5

Para vestir, é só desdobrar camisas: abotoadas, dobradas como novas e sobrepostas com as golas alternadas.

As calças, com bolsos vazios, ficam no fundo.

NOVIDADES

A empresa desenvolvedora de bagagem Ricardo lançou uma mala com uma balança embutida, capaz de se auto-pesar, chamada de Solutions.

As malas Solutions estão disponíveis em vários tamanhos e cores, e a patente da tecnologia ganhou um prêmio de inovação da Travels Goods Show.

mala com balança
malas com balanças

malas com balanças

Um ótima sugestão da  jornalista Rachel Verano que foi  dar a volta ao mundo é uma mistura de mala e mochila.

Uma mala com alça nas costas. Ou uma mochila com rodas e alça de puxar?

mala-mochila

mala-mochila

mochila atras

mala na frente

mala na frente

A porção mochila se revela nas costas.

Você abre um fecho super discreto e as alças aparecem num passe de mágica. Reguláveis, anatômicas, de encaixe perfeito na cintura.

Já a porção mala se revela na distribuição do espaço, nas laterais rígidas e no zíper, que dá a volta completa na mala.

Ou seja, quando você abre, nada daquele perrengue de ficar catando as coisas no fundo do saco, com tudo empilhado. Você enxerga tudo de uma vez só. E ainda há bolsos e subdivisões perfeitos para separar sapatos, roupa suja etc.
A maior vantagem é que ela se adapta ao cenário.

Em cidades e destinos civilizados em geral, vai no chão, numa boa. Em terrenos acidentados (ou sujos, ou cheios, ou molhados) ela vai para as costas no ato.
Este aí da foto (de 60 litros + 10, numa mochilinha acoplada na frente, da marca Geonaute) é campeão na relação custo-benefício.  Na Decathlon, uma mega store de material esportivo, por – acreditem! – apenas 79 euros (o equivalente a 200 reais) numa super mega super promoção. Vai passar antes pela Europa? Vale super a pena comprar por lá (o preço normal é de 99 euros). No Brasil, o preço recomendado é R$ 399,90 reais.

10 dicas para fazer uma boa viagem

Para pessoas que já estão acostumadas a fazerem viagens internacionais de longa duração,

essas dicas podem servir apenas como um complemento, mas, para pessoas que são “marinheiros de primeira viagem”, as dicas podem ser muito bem aproveitadas.

1- Vista roupas e sapatos confortáveis para a viagem e adequados ao clima do seu destino.

Lembre-se, criar uma boa impressão é fundamental, principalmente ao passar pela imigração no exterior.
2- Use a pochete porta-dinheiro, para ser usada na cintura, internamente às roupas.

Esta possui dois compartimentos com zíper para você guardar documentos, passaporte, cartões, cheque, travellers cheques, dinheiro, etc. Ideal para evitar furtos de seus pertences durante as viagens.

3- Guarde a passagem aérea, os vouchers, documentos e comprovantes diversos em local seguro dentro da bagagem de mão, pois, no seu desembarque no país estrangeiro, estes documentos lhe serão exigidos ao passar pela imigração, bem como, durante sua estada no seu destino de viagem.

4- Coloque os objetos de valor e equipamentos eletrônicos na sua bagagem de mão, pois, se estes forem despachados na bagagem comum, há o risco de furto ou mesmo a quebra dos objetos.

5- Lembre-se de colocar na bagagem de mão todos os itens que podem lhe ser úteis durante o vôo, tais como: medicamentos a serem tomados, livros ou revistas para ler, uma peça extra de roupa, etc. Verifique os itens que não podem ser transportados na bagagem de mão em vôos internacionais, antes de arrumar a bagagem.

6- No dia da viagem, programe-se para sair de casa com o máximo de antecedência possível, afinal, imprevistos podem acontecer e acabar com sua viagem. Chegue pelo menos 2 horas antes do horário previsto do seu vôo internacional para fazer check-in. Se o seu destino for os Estados Unidos, chegue pelo menos 3 horas antes.

7- Não se esqueça de registrar os objetos de valor, principalmente os aparelhos eletrônicos importados, que você irá levar na viagem, tais como: máquina fotográfica digital, filmadora, notebook, mp3 player, etc. Basta procurar o posto da Receita Federal do Brasil no Aeroporto Internacional de embarque, levando consigo os itens a serem conferidos e registrados. Para isso, acrescente pelo menos mais 1 hora de antecedência, pois, poderá haver filas no posto de atendimento e demora no preenchimento da documentação.

8- Leve sempre com você uma lista de telefones úteis dos parentes, da agência ou agente de viagem (se tiver), embaixada brasileira no país de destino, seguradora de viagem, entre outros, caso precise telefonar por algum motivo durante a viagem.

9- Durante o vôo, procure movimentar braços e pernas a cada 2 horas, assim, você evita problemas graves de circulação, que podem levar até ao óbito. Na poltrona mesmo é possível fazer pequenos exercícios de alongamento, porém, se possível, levante-se e faça breves caminhadas pelo corredor do avião.

10- Evite beber bebidas alcoólicas e comer alimentos e molhos gordurosos antes e durante a viagem, pois, você poderá ter problemas intestinais a bordo, que podem atrapalhar seu bem-estar durante a viagem.

Para o frio ver o post:_ http://lobodaestepe.com/2012/05/12/qual-roupa-usar-no-frio-no-inverno-neve-28o-abaixo-de-zero/

Nécessaire básica para o avião: (cada produto  no máximo até 100 ml)

  •   Hidratante de rosto colorido com protetor solar
  • Batom
    Desodorante
  • Escova de dentes
  • Mini pasta em creme ou em gel
  •  Mini Creme para as mãos
  • Lenços umedecidos (essencial  para lavar o rosto, as mãos e até mesmo para ir ao banheiro)
  • Alcool em gel
  • Fio dental
  • Check-list para viagem -

DOCUMENTOS

GINÁSTICA

¨

Passaporte

¨

Calças e Tops

¨

Carteira de Identidade

¨

Luvas

¨

Carteiras de Motorista  (Nacional e Internacional)

¨

Meias

¨

Cartão de Seguro de viagem

¨

Tênis

¨

Cartões de Crédito

PRAIA

¨

Certificados de vacinação

¨

Bolsa de Praia

¨

Fotos (3×4  e 6×9)

¨

Filtros Solares

¨

Cópias de todos os documentos (em separado)

¨

DINHEIRO

¨

¨

Travelers checks

UTILITÁRIOS e PRÁTICOS

¨

Cartões de crédito

¨

Carteira de viagem

¨

Dinheiro em espécie

¨

Adaptadores de Tomada

LISTA de COMPRAS

¨

Resolv

¨

Lista de compras pessoais

¨

Perfex

¨

Lista de Presentes

¨

Sacos Plásticos

ELETRÔNICOS

¨

Tesourinha

¨

Celular (carregador de viagem, kit isqueiro)

¨

Lixa de Unha

¨

Adaptador de tomada

¨

Canivete

¨

Máquina fotográfica (cartões e acessórios)

¨

Kit de Costura

¨

¨

Sombrinha

¨

¨

Ferro elétrico de viagem

MALAS e BAGAGEM

USO PESSOAL

¨

Identificações (etiquetas externa e interna)

¨

Óculos de Sol

¨

Cadeados (com segredo)

¨

Óculos de Grau (reserva)

¨

Malas

¨

Lentes de Contato

¨

Frasqueira

¨

Colírio

¨

Mala de Mão (avião)

¨

Solução para Lentes

¨

Faixa externa protetora de mala

¨

Soro fisiológico

MALA DE BORDO (Avião)

NÉCESSAIRE

¨

Necessaire

¨

Escova e pasta de dentes

¨

Necessaire de Maquiagem

¨

Desodorante

¨

Estojo de Jóias

¨

Lenços umedecidos

¨

Casaco e Meia para avião

¨

Depilador

¨

Muda de Roupa

¨

Shampoo

¨

Absorventes

¨

Cotonetes

¨

Remédios

¨

Cremes

¨

 Adaptador de tomada

¨

Sabonete

¨

¨

Pentes e Escovas de cabelos

¨

¨

Lixa de unhas

¨

¨

Lenço de papel

¨

¨

Perfumes

ROUPAS (Verão)

¨

Hidratante

¨

Camisas (social/esporte)

¨

Protetor solar

¨

Camisetas

¨

Protetor labial

¨

Camisas de malha

¨

Cortador, alicate e lixa de unhas

¨

Calças (social/esporte)

ROUPAS (Inverno)

¨

Calças (jeans)

¨

Casacos

¨

Shorts e Bermudas

¨

Camisas de inverno

¨

Boné

¨

Impermeável

¨

Tênis

¨

Calça de lã/ veludo

¨

Bota de caminhada

¨

Gorro

¨

Sapatos (social/esporte) e Cintos

¨

Cachecol

¨

Camisola/Baby Doll

¨

Luvas

¨

Chinelo

¨

Capa de chuva

¨

Biquinis e Cangas

¨

Botas

¨

Lingerie

¨

Meias de lã

¨

Meias

¨

Ceroulas

¨

Robe

EXTRAS

¨

Blazer

¨

¨

Bolsas (para noite e para dia)

¨

¨

Sapatos para noite

¨

As Tomadas pelo Mundo

Procure levar um adaptador universal

Segundo o Guia do Passageiro, da ANAC-Agência Nacional de Avião Civil, o limite para bagagens em viagens internacionais, diferem de cada Cia. Aérea, a maioria  opera de duas maneiras quanto ao limite de bagagem:-

Franquia por peça: O passageiro tem direito a duas malas de até 32kg cada, mais a bagagem de mão, geralmente limitada a 5kg e cuja soma das três dimensões (comprimento, largura e profundidade) tem que ser inferior a 115cm.

Franquia por peso: O passageiro terá direito a um total de peso somado das suas bagagens assim discriminado: 1ª classe:40kg; Classe Executiva: 30 kg; Classe Econômica: 20kg, e mais 10 kg para crianças de colo que não estejam  ocupando assento.

Porém atenção, se a  passagem sai do  Brasil, mas tem  conexão com vôo doméstico na Europa ou EUA, a franquia da bagagem pode ser alterada, por isso verifique antes de embarcar, para não pagar excesso de peso.

 PRODUTOS PROIBIDOS DE ENTRAREM NO BRASIL

-Frutas e verduras
-Leite, queijo, manteiga, iogurte e doce de leite
-Mel, cera e própolis
-Animais de companhia
-Carnes “in natura” e industrializadas(presunto, embutidos,enlatados, pescado)
-Insetos, moluscos, bactérias e fungos
-Comida para animais, ovos, sêmen, embriões, agrotóxicos e produtos veterinários (soros, vacinas,medicamentos, entre outros)
-Mudas, sementes, hortaliças frescas, madeira e terra
-Comida servida a bordo.

LIMITES DA ALFÂNDEGA

Além dos US$500,00 do free shop do aeroporto no Brasil, cada passageiro tem direito a trazer do exterior as seguintes mercadorias:

Na via aérea ou marítima:
a) bebidas alcoólicas: 12 litros, no total;
b) cigarros: 10 maços, no total, contendo, cada um, 20 unidades;
c) charutos ou cigarrilhas: 25 unidades, no total;
d) fumo: 250 gramas, no total;
e) bens não relacionados nos itens “a” a “d” (souvenirs e pequenos presentes), de valor unitário inferior a US$ 10,00: 20 unidades, no total, desde que não haja mais do que 10 unidades idênticas ; e
f) bens não relacionados nos itens “a” a “e”: 20 unidades, no total, desde que não haja mais do que 3 unidades idênticas.

Mercadorias compradas nos free shops em aeroportos no exterior fazem parte do limite de US$500,00 por viajante, e essa cota é pessoal e intransferível, não sendo possível a formação de cotas de casal ou de familiares.

Atualização: 30/03/2013

malae2d463

Passageiro com mala perdida terá R$ 300 na hora

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) mudou as regras de transporte de bagagens em voos nacionais e para fora do país.

Agora, as empresas serão obrigadas a pagar 300 reais na hora para o passageiro que tiver sua bagagem extraviada e estiver fora da sua cidade.

Além disso, o prazo para encontrar a mala caiu de trinta para sete dias – e, no caso de perda, a indenização terá de sair em catorze dias, e não mais em um mês.

Além disso, o limite de bagagem para voos entre o Brasil e a América do Sul e América Central será de 23 kg – hoje, é de 20 kg.

Também ficou padronizado o limite de duas peças de 32 kg para os demais voos internacionais – ou seja, permanece a franquia de bagagem dos voos para os Estados Unidos e principais destinos da Europa. S

A nova proposta atualiza a portaria 676, criada em 2000, e foi colocada em audiência pública no site da Anac nesta quarta-feira. A minuta completa da resolução será publicada na segunda. A partir da aprovação do texto final, que receberá contribuições ao longo do mês de abril, a medida tem noventa dias para entrar em vigor.

Os cerca de 300 reais – na verdade, 100 Direitos Especiais de Saque (DES), um índice internacional cuja cotação pode ser conferida no Banco Central – devem ser pagos à vista ao passageiro na hora do extravio.

Também ficou estabelecido que todo passageiro poderá levar pelo menos cinco quilos de bagagem de mão sem custo, como já acontece atualmente. As companhias, porém, terão a liberdade de oferecer uma franquia maior, como cortesia ou cobrando taxa opcional.

malaimages

Franquia de bagagem internacional em voos domésticos!

Fonte: Melhores Destinos

Como conciliar as franquias de bagagens diferentes dos voos domésticos, que permitem uma mala de até 23 kg, com os internacionais, onde o passageiro pode levar duas malas com até 32 kg cada?

Se é esta a sua situação, saiba que é possível evitar as taxas de excesso de bagagem e conseguir a franquia internacional também no voo doméstico, mesmo que você não tenha comprado os bilhetes juntos.

As companhias aéreas GOL e Avianca Brasil oferecem essa possibilidade sem custo para seus passageiros, enquanto TAM e Azul não adotam essa prática.

Neste post vamos explicar como funciona e como solicitar.

1. Franquias de bagagem

O primeiro ponto a esclarecer é que as companhias aéreas são obrigadas por lei a oferecerem as franquias de bagagem.

Então todo o voo internacional que saia do Brasil garante ao passageiro levar até duas malas de 32 kg cada, exceto para países da América do Sul, que permitem apenas uma mala de até 20 kg.

Se você comprou o trecho saindo de sua cidade com conexão em outro aeroporto nacional, como São Paulo ou Rio, fique tranquilo que sua franquia internacional está garantida desde o trecho nacional. Por exemplo: você comprou uma viagem saindo de Goiânia para Roma, com conexões em São Paulo e Madri. Em todos os voos, no Brasil e na Europa, poderá levar duas malas com 32 kg sem taxas.

2. Comprando separado

Quem compra separado os trechos nacionais e internacionais não está coberto pela lei.Mas  isso não quer dizer que terá que pagar excesso de bagagem.

Esse é o caso, por exemplo, de quem comprou uma promoção saindo de Porto Alegre para Orlando, mas mora em São Paulo. Nesse voo de São Paulo a Porto Alegre, só terá direito a uma mala de 23 kg, a menos que solicite à companhia aérea uma equiparação de franquia.

Veja como fazer:

2.1 Avianca Brasil

A Avianca Brasil é a companhia mais generosa quando se trata de honrar as franquias de voos internacionais em seus voos. Os passageiros que voam com a companhia têm a possibilidade de levar a bagagem extra seja qual for a companhia internacional com a qual tenham voo internacional.

Cliente de voos internacionais com conexão nacional em voo Avianca Brasil tem um prazo de até 6 horas desde o embarque ou desembarque para usufruir da Franquia de Bagagem estabelecida pela companhia responsável pelo trecho internacional”, informou a companhia, por meio do serviço de atendimento ao cliente.

Segundo a empresa, o passageiro deverá apresentar seu bilhete aéreo internacional de ida ou volta no check-in da Avianca para ter direito ao benefício: “Não importa qual companhia fará o voo internacional, somente será necessário se atentar à diferença de horários entre embarque e desembarque dos voos”.

A informação também consta no site da Avianca Brasil

2.2 GOL

A GOL também oferece o benefício a seus passageiros, mas ele é restrito a companhias aéreas que tenham parceria de codeshare ou interline com a empresa. A GOL honrará a franquia de bagagem de voos Interline de companhias parceiras (2 peças de 32 quilos cada uma ou qualquer outra conforme descrito no TKT do passageiro), mesmo em reservas separadas, contanto que a reserva seja de uma parceira aérea”.

Para ter direito ao benefício, o embarque de ambas deve ser realizado em um intervalo de até 24 horas entre a chegada e a partida, mesmo que a emissão não tenha sido realizada no mesmo localizador (bilhete) e em aeroportos diferentes na mesma cidade. Isso quer dizer que é possível viajar com a GOL até Congonhas e embarcar em um voo em Guarulhos até 24 horas depois.

Os benefícios de programas de fidelização concedidos pela outra companhia não serão honrados pela GOL. Por exemplo: Se o passageiro que possua o cartão Diamante de determinada empresa puder levar consigo 3 malas de 32kg, a GOL honrará apenas a franquia de 2 malas.

Confira todas as companhias com as quais a GOL tem acordo:

GOL-Aliancas-620x258

A GOL informa que não honrará franquias internacionais de outras companhias, mas se você já tiver comprado o bilhete, não custa pedir, não é? :-)  Confira mais detalhes no site da GOL.

2.3 TAM

A TAM tem uma política mais inflexível com relação à franquia de bagagem. A posição oficial da companhia, enviada ao Melhores Destinos, é que serão honradas as franquias somente se as passagens forem compradas juntas, mesmo que os voos nacional e internacional sejam operados pela TAM ou sua parceira LAN.

“A franquia de bagagem é considerada de acordo com o contrato (passagem). Se o voo doméstico estiver no mesmo contrato que o voo internacional, a franquia será honrada, mas se os voos estiverem em contratos separados a franquia será separada em doméstica e internacional, de acordo com cada contrato”, explicou a companhia. Mais uma vez, isso não impede que se tente evitar o pagamento da taxa de excesso de bagagem com uma boa conversa. Muitas vezes funciona!

malaOvOyNhy

Responses

  1. Gostaria de saber que exemplos de malas ideias vc poderia mencionar para uma pessoa que vai viajar para a Alemnha cujo limite de peso é de 20 Kg.

    Meu namorado alemão irá trazer uma mala grande de viagem para mim da Europa mas está sendo muito difícil optar por uma mala que seja boa, grande e leve…. O que vc acha do modelo do link abaixo do site ebay???

    http://cgi.ebay.de/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&rd=1&item=160275752690&ssPageName=STRK:MEWA:IT&ih=006

    Se tiver outras sugestões por favor me fale!!!!!!!!

    Obrigada

  2. Olá Beatriz, obrigada por visitar o blog.
    Cada vez mais as cias aéreas estão diminuindo o peso permitido das bagagens, por isso atualmente a mala ideal teve ser de material leve para podermos colocar mais peso.
    Acredito que as malas Tipo Samsonite, daquelas durinhas, ótimas para não amassar as roupas, estão com os dias contados…
    Na Macy’s tem uma mala da marca Ricardo Beverly Hills, Solutions, que já vem com a balança, ela é leve e resistente.
    A Rachel Verano que irá dar a volta ao mundo, encontrou uma linda na Decathlon, misto de mochila com mala de rodinha (de 60 litros + 10, numa mochilinha acoplada na frente, da marca Geonaute)
    O preço aqui é 399,90 reais, mas na Decathlon européia é de apenas 79 euros (o equivalente a 200 reais) Vale super a pena comprar por lá .

  3. Estou sempre viajando, mas tenho grande dificuldade em escolher as roupas que devo levar. Gostaria, se possível ,que vc me ajudasse dando dicas da quantidade mínima de roupas para uma viagem de 32 dias pela África do Sul (Johannesburgo), Thailand(Bangkok) e Cruzeiro de 17 dias (Cingapura, Vietnam, China(Hong Kong , Shanghai e Taipei), Japão(Okinawa e Nagasaki). Em seguida ficaremos em Beijing 6 dias, agora em outurbro a temperatura vai variar de 15º/30º.
    Obrigada. Parabéns pelo site.

  4. O segredo é descartar o “e se” – e se nevar, e se eu for convidada para uma recepção chique, e se eu resolver ir numa boate da moda… O “e se” é que faz a mala ficar pesada, com coisas que você acaba não usando (confessa, a gente usa as roupas preferidas mesmo).
    E nesse tempo globalizado, a gente COMPRA o necessário se precisar – não precisa já ir arrastando uma mala de eventualidades do Brasil.
    É preciso tambem simplificar os calçados , que tem que ser usados, testados e serem muuito confortáveis.
    Um para todo dia bem confortável e já utilizado(nada de sapato novo), um para noite, um para praia, e um que vai viajar. Simplificando os calçados , automaticamente a gente simplifica as roupas (que não combinam em cor e estilo) :)
    É preciso viajar leve. Agora isso já não é mais um luxo, e sim uma necessidade. Leve algumas coisas para usar e descartar. Assim sobra espaço para as coisinhas que vai comprar….
    Não pense no numero de dias que vai ficar fora: leve o suficiente para 4 dias e lavar roupa não é nenhuma tragédia. Isto quer dizer : 4 calçados, 4 partes de baixo ( calça, bermuda, saia ), 4 unidades de partes de cima (blusa, camisa, camiseta), roupa de banho e um casaco ..
    Lembre-se: Menos é mais.
    Estou colocando um ckeck list nas dicas de malas
    Obrigada por visitar o blog, boa viagem e retorne contando as novidades :)

  5. Gostaria de adquirir etiquetas estilosas. Preciso antes testar se vão atender minha necessidade.
    É possível ter uma para que eu possa testa?
    Grato.
    Eliel

  6. olá, a KLM disponibilizou, há algum tempo, um serviço para personalização gratuita de 200 mil de etiquetas de bagagem,
    Vi que ainda há aproximadamente 15 mil disponíveis.
    Como gostei bastante do serviço, divido com você.
    http://baggagelabel.klm.com/first.aspx

    aproveite!

  7. olá,
    estou a procura de uma mala como essa que vc fala no post. (mochila com rodinha para viagem)
    porém só encontro malas pequenas.
    essa que vc mostra não acho, deve ser pq o post já tem um certo tempo.
    Procurei pelo site desta marca mas tb não acho ele.
    sabe onde posso encontrar??

    • Olá Marjorie,
      Tente este site http://www.decathlon.com.br/BR/mochila-fila-grant-111429629/.
      A da foto do post é da Decathlon.
      Espero que encontre!

      • olá,moro no japão e posso enviar, um modelo parecido da foto, da mala mochila. entre em contacto polyana2006.jp@hotmail.com. estou postando por impulso, eu adoro bolsas e malas, a minha loja favorita e a Fit House. adorei as dicas e… pessoal, nw tenham medo de avião…ja totalizei 10 vôos Brasil-Japão são mais de 300hrs de vôo.ufa!, e graças à Deus e ao piloto estou viva!!

  8. Fui taxado em 400 dólares, no dia 26 vindo de Orlando / SP pela AA. Ocorre que as malas que uso, já há 15 anos, tiveram voos pela Delta, Tam, Continental, Varig, Jet Blue, United, etc e nunca tive qualquer problema em dimensões. Pois bem a AA, disse que as mesmas estavam fora das especificações “over size” e imputou a taxa acima. Fiz pela mesma companhia voo de SP/ Miami e Miami/Orlando, com as mesmas malas e com mesmo bilhete e nada foi taxado. Não é um abuso? Certamente devo entrar na Justiça.

    • Obrigada José Marcos pelo alerta.
      Se for possível, dê retorno sobre o parecer do processo.

  9. Galera, eu vou fazer uma viagem esse ano ..! Preciso muuuuuito de ajudas com malas, peso, tuuuudoo! rs.. se puderem me ajudar! Beijo

    • olá Tamires,
      O que em especial você quer saber?
      Em relação ao peso depende do local que para onde você vai e da Cia. Aerea.
      Alguns voos o máximo é 23kg, outros 32 kg, mas atenção, se eles falarem que pode levar 2 malas de 32 kg CADA uma, não pode levar uma mala com 35 kg e outra com 29 kg, por exemplo.
      Eles não fazem a média, é NO MAXIMO 32 kg cada mala.
      E a mala de mão é no máximo 5kg, mas já esta não são todas as cias. áreas que pesam antes de você embarcar.
      Se tiver mais dúvidas, e se pudermos responder, pergunte

  10. Olá, tem vários dias que eu estou procurando uma Mochila dessas com rodas para viajar pela Europa.
    Eu sou de Portugal.
    Procurei no site da Decathlon e não encontrei.

    Existe outro site para comprar?

    • Olá Luis,
      Aqui na Decathlon do Brasil, pesquisei e eles tem a mochila da marca geonaute.
      VJ http://www.decathlon.com.br/BR/80l-tr-action-171919939/
      O preço é de R$ 249,90 (reais)
      Tem uma mochila com rodas da marca Ecko Unltd (USA) que é bem parecida, que sabe você encontra aí em Portugal.

  11. Oláá.. estarei indo para Europa agora em maio (Madrid, Barcelona, Roma, Paris) e estou muito em dúvida que roupas levar pois só posso levar uma mala com no máximo 20kg e o clima lá está indo pra primavera, posso pegar algumas quedas de temperatura.. queria dicas para roupas, sapatos, casacos.. o que levar e quantidades.. obrigada :)

    • Olá Thayssa!
      Em Madrid, Barcelona e Roma vc vai ter um clima mais ameno, agora em Paris é provável que esteja mais frio, mas nada que um casaco, uma encharpe e luvas deem um jeito!
      Maio é uma época excelente na Europa! Os jardins estarão floridos e os dias mais longos.
      Não leve muita roupa, caso tenha necessidade de algo, deixe para comprar em Madri.
      Vc verá que a Zara, H&M, Mango, Uniqulo,tem preços excelentes!!!
      Uma sugestão é levar dois pares de calçados(sapato,bota sandália,tênis, que preferir), além do que vc for.
      Caso leve tênis, cuidado! Em Paris vc não estará elegante com tênis branco.
      Lá eles usam tênis tipo All Star.
      Leve roupas com cores neutras, que combinem entre si, deixando o colorido para os acessórios.
      Estes sim vc pode levar em maior quantidade, que não pesam,nem fazem volume.

      • Duas calças compridas,(jeans ou sarja)
      • uma legging,
      • uma camiseta de algodão de manga longa,
      • algumas blusas,
      • um suéter ou cardigã leve de lã;
      • um casaco ou blazer de meia estação ou um trenchcoata
      • cachecol de malha ou de lãzinha; echarpes/foulards/lenços
      • meias de cashmere
      • Uma blusa mais fina caso apareça algo
      Boa Viagem!

  12. Bom dia, então, no dia 20 agosto estou saindo de Roma para Salvador (faço conexão em Lisboa) e volto para a Europa dia 12 de setembro, saindo de Salvador em direção a Luxemburgo (novamente conexão em Lisboa) a passagem foi comprada no Brasil, minha avo que esta vindo do Brasil vai me dar a passagem aqui na Europa mesmo! Pelo que disseram a minha avo, tenho direito a apenas uma mala de mão de 8 quilos e uma mala de 23 quilos! Isso é normal? Normalmente vôos internacionais deixam a gente levar DUAS malas de 32! e não UMA de 23! é pelo fato de minha avo ter comprado a passagem no Brasil sendo que saio de Roma? Obrigada

    • Olá Carolina,
      Você precisa entrar em contato com a Cia. Áerea, para verificar, pois isto altera de cia. para cia.
      Depois conte para nós! Boa Sorte!

  13. Estou procurando dois maloes feitos em madeira, que se costumam usar em
    viagens maritimas. Sao muito grandes, proprios para levar muita coisa. Se
    alguem souber onde os posso comprar, por favor, respondam-me.
    Obrigada

  14. Olá! Gostei muito do seu site! Estou indo para a Alemanha, em novembro, e viajo internamente de trem. Gostaria que me desse dicas de mala para levar, e o que levar. Agradeço

    • Olá Teresa Cristina, obrigada pela visita.
      A melhor mala para viajar, principalmente de trem é a de 4 rodinhas que giram 360º e do tamanho médio.
      Um item essencial pra viajar de trem é um cadeado para bicicicleta, porque o maleiro do trem fica logo na entrada, perto das portas, facilitando o roubo de bagagens, sendo assim as que tiverem “amarradas” com o cadeado serão menos visadas.
      Quanto ao que levar, não se preocupe, leve o mínimo possível, pois tenho certeza que irá adquiri várias peças por lá, já que os preços de vestuário são muito melhores do que aqui no Brasil.
      O básico para a época que vc vai é: dois pares de sapatos usados para não ter problema de machucar(por exemplo: uma bota e um tênis) ,01 chinelo de borracha, três calças, três camisetas, três blusas, um bom casaco,e vários acessórios( luvas, cachecóis,etc).
      Boa viagem!

      • Obrigada pela resposta, mas ainda tenho uma dúvida sobre o tamanho da mala, a levar. Levo a média, de aproximadamente 24′ , é bom tamanho para viagem de trem ?

      • Oi, Teresa, é sim um bom tamanho para viagem de trem. Claro que uma mala menor é mais fácil de levar, mas a gente sempre acaba comprando algumas “coisas”, e é bom ter espaço no mala para trazê-las. Boa viagem!

  15. Olá, comprei uma mala de mão com rodinha, porém a alça é curta para minha altura e eu tenho que ficar inclinada para arrasta-la. Como custou muito cara, eu gostaria de saber se existe algum acessorio para aumentar a alça ou uma outra solução. Obrigada, Del

  16. Bom Dia!!!
    Eu gostaria de saber se a infraero considerada por exemplo, 10 cd como 10 itens iguais ou eles analisam se eles são idênticos??? É que eu comprei alguns jogos para meu sobrinho e apareceu essa duvida quando ele lia esse trecho
    “Qual é o limite de isenção tributária para entrada de
    produtos?
    f) 20 unidades de bens não relacionados nos itens “a” a
    “e”, desde que não haja mais do que três unidades idênticas.”
    Tu saberia me informar???
    Desde já agradeço

    • Olá Thiago,

      Os CD são iguais? Se forem, separe-os e coloque-os em malas diferentes. Senão, não se preocupe, pq serão para uso próprio e não para venda, pq é isso que eles verificam.

      • Os cd’s não são iguais não, mas como eu comprovo que são para uso proprio?Eles podem alegar que não são, mesma não tendo nenhum cd igual?Se eu tirar qualquer aparelho eletronico ou até mesmo o cd da caixa eu provo que de uso proprio?

      • Exatamente Thiago. Se vc retirar da embalagem comprova que serão para uso próprio. Se quiser deixar alguns para presente, acho que tb não terá problemas. Se vc comprou roupas e calçados, tire as etiquetas. Vc terá que ter cuidado com eletrônicos. Uma dica que sempre valeu para mim: Faça compras no Free Shop e deixe a sacola em cima das malas quando passar pela alfandêga.Ás vezes que fui parada na alfândega, não havia feito isto.Boa sorte!

  17. Obrigado por compartilhar seus conhecimentos conosco.Vou viajar em carnaval para fortaleza e não sei o que levar.na mala.Mim ajude.Fatima

    • Em Fortaleza faz muito calor, por isso leve roupas leves de tecidos de algodão ou malha, descontraídas e confortáveis, pois nada é mais incômodo que uma roupa “pegando” no calor. Não sei quantos dias você irá ficar, mas vestidinhos leves, shorts e blusinhas juntamente com rasteirinhas ou chinelos de dedo, fazem pouco volume na mala.
      Caso você prefira calças, escolha as calças tipo pantalonas de tecido, a calça jeans é muito pesada e quente.
      Se for uma balada ou carnaval de rua, use tênis, eles garantem maior proteção em lugares com muita gente,pois provavelmente pisarão em seus pés. E para fantasia pode usar saídas de praia ou uma peça de roupa com paetê.
      Por exemplo, se for ficar uma semana, o básico seria: 01 chinelo de praia, duas rasteirinhas e um tênis(todos confortáveis e já usados), 03 biquinis, 03 shorts, 05 blusas,03 vestidos, 01 calça, saídas de praia, e vários acessórios como colares, brincos, lenços, etc., os acessórios ajudam a mudar o visual.
      Durante o carnaval o conforto é o principal elemento, pois, sem ele, você não poderá aproveitar completamente os dias de folia.
      Espero ter auxiliado. Boa Viagem!

  18. Olá,
    Em primeiro lugar parabéns pelo site, foi o melhor passo a passo que encontrei na Internet.

    Em segundo lugar apesar da perfeição será minha primeira viagem internacional.
    A viagem será para Orlando (9 dias) e Miami Beach (5 dias)em julho de 2013 e estarei acompanhada de meu marido e dois filhos, 12 e19 anos. Bom as dúvidas são as seguintes:
    1 – Tenho que comprar malas, teria mais algumas marcas marcas que vocês indicariam? Afinal estamos sonhando com as compras de roupas, tênis, agasalhos que quase nunca podemos comprar aqui, sendo assim estou querendo malas leves porém resistente.

    2 – Meu filho é estudante de medicina e queria comprar por lá aparelhagens básicas como estetoscópio, aparelho de pressão. ..entraria no valor da cota como eletrônicos?

    3 – E por fim quais e quantas peças de roupas devemos levar?

    Podendo ou não responder à todas essas perguntas agradeço pois o site de vocês já foi de grande valia.
    Abraços e mais uma vez parabéns.
    Andrea

    • Olá Andrea,
      Que delícia de viagem vcs irão fazer. Amo a Disney, mas não consigo convencer o marido a enfrentar as filas, rssss.
      Deixe para comprar as malas lá, aliás leve o mínimo possível de roupas, pois assim vcs podem trazer mais.
      Já tive malas e todos os tipos levinhas, samsonites duras, etc. e no fim todas estragam do mesmo jeito.
      Li que a média de vida de mala de viagem internacional são 05 viagens, depois disto é lucro.
      Nos outlets vocês irão encontrar malas bem mais em conta que aqui no Brasil.
      A última vez que fui para o EUA, levamos uma mala e uma maleta de bagagem de mão( a outra maleta foi dentro da mala).
      Elas foram só com o básico, a mala pesou 7,5 kilos.
      Voltamos com 04 malas e duas maletas de mão(cada mala pesando o máximo permitido- 32 kg pela Aeroméxico).Eu costumo levar roupas íntimas já velhas e vou descartando, assim sobra espaço para as novas. Tênis também, leve um bem velhinho e bom de caminhar e na volta vc vem com um novinho nos pés.
      Em julho faz muito calor, leve roupas leves, confortáveis e frescas. Tente intercalar uma visita ao parque, com um dia de compras, não tente fazer os dois no mesmo dia pois será bem cansativo.

      Quanto a aquisição de aparelhos, são isentos celulares, câmeras digitais e leitores de livros eletrônicos,desde que na cota máxima de US$ 500 para compras em viagens internacionais aéreas,mas a isenção se aplica somente para um item, de uso pessoal, por viajante. Por exemplo:- Se você levar seu celular ou smartphone na viagem e comprar outro aparelho lá fora, a isenção vale somente para o aparelho mais antigo. O novo entra na cota.
      Relógios, roupas, sapatos e cosméticos não precisam ser declarados.
      O conceito de uso pessoal citado acima não se aplica a computadores (notebooks, tablets e desktops) e filmadoras,segundo a receita.
      Vj este site para melhor dirimir dúvidas:http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2012/06/vai-trazer-eletronico-do-exterior-fuja-das-pegadinhas-na-alfandega.html. Boa viagem!

      • Muito obrigada pelo carinho, seguirei todas as suas dicas, tenho certeza que por causa delas a minha viagem será um sucesso!
        Ps.: As filas. ..eu dobrei meu marido com certeza você dobrará o seu. rsrs.
        Abraços.

  19. Olá, parabéns pelo site!!! Estou adorando as dicas… vou para Europa em Junho (Lisboa- Barcelona e Roma) e estou com muita dúvida sobre que tipo de roupa levar… Já fui na Sicilia em Maio e senti muito calor, levei roupas que nem usei.. o clima é parecido? Por favor me ajude… Abraço

    • Olá Michele,

      obrigada pelos comentários. As três cidades que você irá visitar-Lisboa-Barcelona e Roma- são quentes no verão(junho é fim de primavera e início de verão).
      Estive no mês de junho em Lisboa e o máximo que cheguei a usar foi uma malha fininha á noite.
      Leve roupas de tecidos que não amassem (muito) e que sequem rápido caso você precise lavá-los no banheiro do hotel.
      Leve algumas bermudas(caso você goste) e camisetas para caminhar pela cidade, mas não se esqueça que a maioria das igrejas não permite a entrada de mulheres com bermudas ou saias muito curtas e nem blusas ou camisetas sem manga, já os homens também não podem entrar de bermudas ou camisetas sem manga, então se o plano do dia inclui alguma igreja, lembre-se disso ao sair do hotel.
      Leve roupas que combinem umas com as outras, com cores mais discretas como preto, branco, cinza, bege, jeans, são ótimas e abuse dos acessórios como lenços, cintos, brincos que dão um destaque, são pequenos e podem ser usados com diferentes peças.
      Leva calçados que você já está acostumada a usar e não machuquem os pés,
      3 pares de sapatos é o ideal! Um tênis, um sapato ou sandália para usar durante o dia e um sapato para a noite.(mais um chinelo tipo “havaianas” para usar tanto no hotel como em lugares mais informais).
      Um exemplo:
      - 5 blusas ou camisetas
      - 2 blusas de manga comprida
      - 2 suéteres
      - 2 calças jeans
      - 1 calça social
      - 1 bermuda ou saia
      - 1 vestido
      - 5 lingeries
      - – Acessórios: lenços, pashiminas, cintos, brincos, etc
      - 3 pares de meia
      - 1 tênis
      - 1 sapato ou sandália baixa
      - 1 sapato social
      - 1 chinelo
      Boa Viagem!

  20. olá, parabéns pelo site.
    Estou indo para Europa (Londres, Amsterdam e Paris) em maio, sendo que serão 15 dias navegando ( desembarque em Dover) e 15 dias passeios trem + aéreo e o retorno aéreo.
    O clima nos parece que enquanto na costa brasileira será quente e depois começa diminuir temperatura.
    Por favor me ajude com o que levar, pois o navio tem programações diversas e as questões climáticas e limitações de peso bagagem para o período terrestre e de retorno estão me deixando maluca.
    Super bjs

    • Ola Fatima, obrigada pelos elogios e por sua visita.
      Um mês de viagem vc terá com certeza de utilizar serviços de lavanderia.
      Acredito que os precos de lavanderia nos hotéis sejam mais baratos do que do navio. Outra opcão será utilizar as lavanderias automáticas que existem na Europa, são práticas e economicas.
      Estou viajando e assim que voltar postarei como utilizá-las.
      Leia a resposta da Michelle e nesta lista pode acrescentar :
      1 casaco
      1 maio
      2 vestidos sociais para os jantares no navio
      1 saia
      3 blusas
      E use e abuse dos acessórios.
      Boa viagem e por favor, depois escreva contando como foi.

  21. Boa tarde, parabéns pelo site, até agora, de todos, esse foi o mais completo.Estou ansiosa e perdida atrás de informações sobre malas, segurança, etc.,sobre uma viagem a Paris e Roma em julho deste ano. Apesar das pesquisas ainda tenho dúvidas sobre o que e quanto levar, referente a roupas e calçados. É a primeira viagem ao exterior.Aqui vai estar frio, lá dizem que é verão, porém, fica a dúvida sobre as roupas. Ficaremos 5 dias em Paris que é a chegada e 5 dias em Roma. Num dos dias livres, talvez iremos a Londres de trem, aí a temperatura talvez seja amena. Então o que levar?Não uso calças compridas, apenas saias, vestidos, camisas e camisetas. Será necessário algum agasalho? Agradeço muito se puder me ajudar. Ainda não comprei as malas, não sei exatamente como e onde procurar. Sei que estou bem adiantada, porém, a intenção é essa, sem correria de última hora. Obrigada.

    • Ola Adaltina,obrigada pelos elogios.
      Realmente em julho eh muito calor na Europa, principalmente em Roma.
      A mala mais pratica para carregar eh a media, com no minimo 4 rodinhas que girem 360 graus.
      Caso ache pequena, leve uma grande, mas antes verifique o limite de peso permitido pela Cia. Aerea que ira voar.
      Algumas permitem 2 malas de 23 kg, outras 32 kg…
      A bagagem de mao nao entra nesta restricao e deve pesar ate 5 kg.
      Lembre-se de levar nesta bagagem,uma troca de roupa e remedios , e nao colocar nenhum frasco com liquido ou gel com mais de 100 ml.
      Estou viajando, mas assim que retornar posto para vc.abs

  22. Legal, obrigada pela atenção, vou aguardar sua volta e sua ajuda para eu montar minha mala, inclusive nem vou comprar roupas, vou esperar sua opinião. Muito obrigada e boa viagem. Até a volta.

    • Olá Adaltina
      A mala além das 4 rodinhas que giram 360º, devem ser expansivas, pois isto possibilita aumentar o espaço na volta.
      Uma mala média é mais fácil de vc transportar sozinha.
      Eu sempro vou com a mala quase vazia e muitas vezes tive que comprar outra na volta, por isso agora levo uma outra mala dentro. Tenho uma tipo sacola levinha e que não faz volume.Se precisar, coloco as roupas sujas nela e embalo com plástico naquelas máquinas que ficam nas entradas dos aeroportos.
      As roupas devem ser de tecidos que não amassem muito, os melhores são as de malhas e que sequem rápido caso você precise lavá-los no banheiro do hotel.
      Roupas que combinem umas com as outras, com cores mais discretas como preto, branco, cinza, bege, jeans, são as melhores.
      Já os acessórios tipo lenços, xales, cintos, brincos, colares, são ótimos porque dão um destaque, não ocupam espaço e podem ser usados com diferentes peças, mudando o visual.
      Leve calçados que você já está acostumada a usar e não machuquem os pés.
      3 pares de sapatos são um número ideal! Um tênis, um sapato ou sandália para usar durante o dia e um sapato para a noite.(mais um chinelo tipo “havaianas” para usar tanto no hotel como em lugares mais informais).
      Uma mala básica deve ter:
      - 5 blusas ou camisetas
      - 2 blusas de manga comprida em tecido ou malha leve
      - 2 suéteres
      - 3 saias
      - 1 vestido mais social
      - 1 vestido
      - 5 lingeries(se vc lavar à noite, caso que não seque no outro dia, com certeza no próximo estará seca)
      - – Acessórios: lenços, pashiminas, cintos, brincos, etc
      - 4 pares de meia
      - 1 tênis
      - 1 sapato ou sandália baixa
      - 1 sapato social
      - 1 chinelo
      E caso precise de algo sempre tem uma Zara(que aqui no Brasil é caríssima) onde você encontrará peças com preços ótimos.
      Tenho certeza que você irá adorar. Roma é em quente em julho, já Paris é linda em qualquer estação.
      Caso tenha alguma dúvida, pode perguntar.
      Depois nos conte como foi a viagem.
      Boa Viagem!

  23. Ola nossa sempre procuro blogs e sites sobre viagem e esse e perfeito gostaria de ajuda pq vou para europa na frança vou morar por serca de um a dois anos que roupas levar e o que levar em geral me ajude. Obg bjssss

    • Olá Mary,

      Que delícia morar em Paris!
      Leia o site http://www.conexãoparis.com.br e lá você irá encontrar dicas maravilhosas de uma brasileira que já mora em Paris há mais de 10 anos. Boa sorte!

  24. Olá gostei do seu blog, ´vou viajar para Europa pela 1° vez em julho, faço conexão em Munique, gostaria de saber como levar meus medicamentos e precisarei das receitas traduzidas na língua do país? Como funciona esse controle na alfândega?

    • Olá Frederico,
      Levo sempre uma pequena “farmácia” quando viajo e nunca tive nenhum problema.
      Sempre coloco na bagagem de mão aqueles remédios essenciais e na mala levo aqueles que só serão utilizados se necessários.
      Já levei remédios de tarja preta e por precaução levei a receita em português.Nunca me solicitaram. Boa viagem!

  25. Olá, vou fazer uma viagem para Porto Portugal, irei passar 35 dias para fins de estudo. Gostaria de saber que tipo de mala levar (a príncípio só quero levar uma de até 32 kg. Com relação a bagagem de mão, posso levar uma mochila e uma bolsa com notebook, máquina fotográfica digital e remédios? Quanto a mala, qual o tamanho que você sugere, considerando que é verão na Europa e não pretendo levar nada muito pesado..
    Obrigado
    José Otávio

    • Olá José Otávio
      Desculpe-me pela demora , é que estava viajando e internet na Europa não é sempre que encontramos.
      Na maioria das cias aéreas você pode levar até 02 malas de 32 kg.
      Você pode levar tranquilamente 01 mala para passar 35 dias, existem várias lavanderias automáticas e tenho um post sobre como utilizá-las.
      Uma mala média, expansiva, com 04 ou mais rodinhas que giram 360º graus é a mais fácil de transportar.
      Já está calor na Europa, mas á noite é necessário um agasalho.
      Você pode levar uma mochila e uma mala de mão, sendo que a norma é que pese a mala de mão até no máximo 5 kg, mas a minha pesou 06 kg e me informaram que ás vezes ele deixam passar até 7 kg. Mas é bom tomar cuidado pois se tiver que despachar é melhor embalar no aeroporto porque eles não tomam cuidado.
      Lembre de levar pelo menos uma troca de roupa na bagagem de mão, caso haja algum imprevisto. Leve também adaptador de tomadas.
      Na volta com certeza virá com mais outra mala, que além de lembranças, roupas na Europa ainda são mais barata que no Brasil. Boa viagem!

  26. ola boa tarde meu nome e Sheila,estou saindo da italia,aeroporto de venezia com a empresa aerea iberia,faco venezia para madri,depois madri sao paulo,com a iberia ainda,e depois sao paulo belo Horizonte,com a tam,posso levar 2 malas de 32 kg,cada,e da de mao 1okg,e isso mesmo.aguardo resposta,obrigada…

    • Sheila, infelizmente acho que não, porque a Ibéria possui convênio com a Gol.

      Acabei de chegar de Barcelona e fomos pela Gol até o Rio e de lá pela Ibéria para Madrid e depois Barcelona, ai sim tinha direito de duas malas de 32 kg.

      A Tam não faz parte da Sky Team que a Gol com a Ibéria fazem.

      Sky Team fazem partes as seguintes cias. aéreas:

      Aerolineas Argentinas (Argentina) Air Europa (Espanha) Air France (França)
      Alitalia (Itália) Avianca (Colômbia) China Eastern Airlines (China)
      ​Condor (Alemanha) Continental Airlines (Estados Unidos) ​Copa Airlines (Panamá)
      Cubana de Aviación (Cuba) ​Delta Air Lines (Estados Unidos) ​El Al Israel Airlines (Israel)
      ​Emirates (Emirados Árabes Unidos) ​Hahn Air (Alemanha) Iberia (Espanha)
      ​Japan Airlines (Japão) ​KLM (Holanda) ​Korean Air (Coréia do Sul)
      Mexicana de Aviación (México) ​Olympic Airlines (Grécia) ​Qantas Airways (Austrália)
      ​Qatar Airways (Catar) South African Airways (África do Sul) ​Surinam Airways (Suriname)
      TACV Cabo Verde Airlines (Cabo Verde) ​TAP Portugal (Portugal) ​Turkish Airlines (Turquia)
      ​US Airways (Estados Unidos) Thai (Tailândia)

      A Tam faz parte da Star Alliance(por enquanto) que tem convênio com Adria Airways JP
      Aegean Airlines,Air Canada AC,Air China CA,Air New Zealand NZ,ANA NH,Asiana Airlines OZ,Austrian OS,Avianca AV,Brussels Airlines SN,Copa Airlines CM,Croatia Airlines OU,EGYPTAIR MS,Ethiopian Airlines ET,LOT Polish AirlinesLO,Lufthansa LH,Scandinavian Airlines SK,Shenzhen Airlines ZH,Singapore Airlines SQ,South African Airways SA,SWISS LX,TAM Airlines JJ,TAP Portugal TP,THAI TG,Turkish Airlines TK,United UA,US Airways US.

      A passagem entre São Paulo – Belo Horizonte, se não estiver vinculada com a da Ibéria – voo internacional, vai seguir as regras da bagagem de voo doméstico.(23 kg)
      Abs.

  27. Viagem internacional Orlando é necessário dividir o peso de 32kg em duas malas

  28. Olá!
    Primeiramente, parabéns pelo blog! São muitas dicas excelentes, principalmente para mim, que sou “marinheira” de primeira viagem nessa matéria.
    Estou indo viajar para a Escócia em setembro. Ficarei lá 1 ano, num trabalho temporário. Sei que a Escócia é caracterizada por bastante frio e umidade, mas ainda assim estou muito em dúvida sobre o que realmente precisarei levar e o que poderei comprar lá (tendo em vista que tudo lá é cobrado em libras).
    Outro ponto é realmente a questão da bagagem…
    Pelo que tenho pesquisado, teria que ir de Curitiba, onde moro, para SP e de lá ir para a Europa, fazendo conexão ou em Frankfurt (com a Lufthansa) ou Londres ( com a British Airlines)… Será que essas companhias autorizam 32kg para cada mala? Outro ponto é se eu despachar a bagagem em Curitiba, eu vou poder pegar só no meu destino final, ou terei de pegar as malas em cada escala que eu fizer?
    Muito obrigada!!

    • Olá Marion, muito obrigada pela visita e pelo seu comentário.
      Ainda não conheço a Escócia, mas sei que é encantadora.
      Fui para Londres, há alguns anos e encontrei roupas bem mais baratas que aqui no Brasil, então acredito que você também irá encontrar na Escócia.
      Quando for adquirir sua passagem aérea, procure uma cia aérea interna que possua convênio com a cia internacional. Ai sim você terá direito a maior franquia de bagagem e também poderá enviar sua mala para o destino final.
      Em junho quando fui para Barcelona, embarquei em Guarulhos pela Gol até o Rio de Janeiro. Lá pequei o avião para Madrid e de lá para Barcelona.
      Tive a franquia de bagagem internacional, mesmo no trecho interno e só fui pegar as malas em Barcelona.
      Pelo que pesquisei a Tam e a Lufthansa fazem este tipo de combo de passagem aérea.
      E a Lufthansa também tem voo de Curitiba para a Escócia, com conexão no Rio e em Frankfurt.
      Por isso, antes de adquirir a passagem, procure um bom agente de viagens para poder conciliar um bom preço com a franquia de bagagem.
      Boa viagem e mande notícias e dicas da Escócia, que pretendo conhecer logo que possível.

  29. Boa noite!! fiquei encantada com o blog, parabéns.Vou viajar para a Europa em setembro e ficarei 22dias eu e meu marido.Somos marinheiros de primeira viagem e estava procurando algo que me ajudasse a preparar as malas.Com sua atenção as pessoas pude tirar muitas duvidas. vou continuar acompanhando, se me surgirem mais algumas.Parabéns mesmo.Agradeço.

    • Obrigada Eliane:)))).
      Fiquei muito feliz com seu comentário.
      O blog anda um pouco parado, porque, felizmente, estou viajando mais.
      Não consegui terminar os post da China que fomos em outubro e da Turquia em dezembro de 2012.
      E ainda tenho post para escrever das viagens de sobre o Peru e da minha “iniciação” em cruzeiros marítimos que fizemos em junho pelo Mediterrâneo.
      Mas comentários como o seu me dá animo escrever mais.
      Estou a disposição do que tiver ao meu alcance para qualquer dúvida.
      E depois nos escreva contando como foi a viagem.:)

  30. Gostaria de saber onde consigo comprar no brasil , mala solutions digital scale

    • Olá Diva,
      Obrigada pela visita.
      Aqui no Brasil só encontrei no mercado livre, mas quem sabe alguém nos informe outro lugar onde possa adquiri-las.

  31. Olá Bom dia!!!
    Nossa!!! Muito interessante seu blog!!!! Adoreiiiii!!!! Gostaria de algumas dicas. Vou viajar dia 10/08 para Europa e arrumar mala não é muito meu forte. Sempre levo demais. E minha mala é bem antiga Samsonite na década de 90. Será que tem problema? Bem, vou me inscrever e perguntar a você.

  32. Estou viajando dia 10/08 e retorno dia 03/09. Vou para Noruega/Dinamarca/Suécia/Finlândia/Rússia em excursão. Minha mala é antiga da década de 90 Sansonite, será que terá problemas? Li sobre um senhor que teve que pagar uma multa por estar fora dos padrões em seu blog. E sobre arrumação da mala, o que me sugere? Não sou boa nisso…rs..E sobre as bagagens? Farei várias conexões até chegar ao meu destino em Copenhagen. Voarei pela Tam /Tap /Scandinavian e Lufthansa. Poderia me ajudar nessas questões? Aguardo sua resposta.
    Obrigada

    • Olá Luciene,
      Acredito que como é excursão, a franquia da mala deva ser de 32 kg, mas precisa verificar no contrato se você tem direito de levar uma ou duas malas.
      Geralmente limitam a bagagem a uma peça por pessoa,excluindo-se a mala de mão.
      No caso de excesso de bagagem, cobram um adicional de EUR 55 por peça/e tour, aproximadamente. (este preço varia muito, depende da empresa)
      O problema das malas antigas é que são muito pesadas. Uma parente foi viajar com uma mala, que vazia pesava mais de 5 quilos!!!
      Como você vai no verão, um casaco leve, tipo trench coat -http://www.justlia.com.br/2010/04/como-usar-trench-coat/ e 2 suéteres ou cardigãs.
      Não sei o seu estilo, mas se for do tipo mais esportivo, pode levar além do casaco leve, 01 suéter e 01 jaqueta corta vento daquelas molinhas que cabem em qualquer bolsa e é ótima em caso de chuva.
      O importante é não fazer a mala com muita antecedência e, antes de começar, consultar os sites de metereologia.
      Ainda não conheço a Escandinávia, mas em Moscou comprei roupas em um shopping que fica embaixo da terra(veja o post) por preços excelentes.
      Boa viagem e depois nos escreva contando como foi o passeio.

  33. Olá,
    Obrigada por sua resposta tão rápida e pela gentileza em tentar me ajudar. Li o contrato e achei bem estranho, pois pesquisei em vários vários sites. Pelo que entendi para o norte do planeta são 32 Kg a bagagem e para o sul são 23kg, estou certa? E no contrato dessa empresa diz que são “no máximo 20 kg” e somente ” 1 mala” por pessoa. Amanhã irei ao escritório em Copacabana pegar meus vouchers e seguro viagem e questionarei sobre isso! Resolvi pesar minha mala..rs…pasme…rs…5,8kg..rs…Você conhece alguma mala boa, moderna e com bom preço? Aqui no Brasil está inviável comprar qualquer coisa…eu comprei minha mala em Orlando na década de 90 e até hoje me serviu muito bem. Na época me custou $100 e era muito dinheiro. Comprei 2. Sobre meu estilo, atualmente é casual esportivo. Bem , ainda não comecei a arrumar a mala, por enquanto estou olhando nos meus armários o que posso separar e que pese leve. Meu marido já está com a mala pronta e eu…rs…nada….rs…
    Obrigada pelas dicas e não esquecerei de contar sobre a viagem. Qualquer dúvida, pode enviar para meu email que abrirei, quando chegar aos hotéis.
    Até breve,

    • Oi Luciene,
      Não se preocupe de comprar mala de ótima qualidade porque a média de vida de uma mala atualmente é de 5 viagens internacionais. Já tentei levar malas de marcas famosas, mas vi que as cias áreas estragam do mesmo jeito e acho que são as mais visadas em caso de roubo. Veja uma mala boa, expansiva e o mais importante, bem leve.!Boa viagem!

    • Oi Luciene,
      Não se preocupe de comprar mala de ótima qualidade porque a média de vida de uma mala atualmente é de 5 viagens internacionais. Já tentei levar malas de marcas famosas, mas vi que as cias áreas estragam do mesmo jeito e acho que são as mais visadas em caso de roubo. Veja uma mala boa, expansiva e o mais importante, bem leve.!Boa viagem!

  34. Olá, sou rata de blogs de viagens, pois estou sempre viajando e sempre acho bom me manter informada! Estou gostando muito do seu Blog! Bem, na minha ultima viagem com meus filhos para o Chile, comprei malas novas para todos! Kkk todas voltaram rasgadas e ou danificadas! Bem agora vou só com o maridão, e comprei de novo malas novas, dessa vez foi da marca HUMMER! Tem aparência de mochila, tem todinhas ( apenas duas ) mas não tem alças ! A media cabe o suficiente para uma viagem de 15 a 20 dias, mas sendo bem resumida! Só uma pergunta agora me chamou a atenção ? Quanto ela pesa vazia? Realmente diante de toda a minha experiência em viagens, eu na hora de comprar me passei desse detalhe, me preocupei com ate o tamanho em cm da mala, mas o peso não! E agora ? Malas boas e caras, nao posso me desfazer! Acho que o resultado vai ser levar menos roupas ainda!!! Daqui a pouco vou passar pelas cidades diferentes , mas tirando foto com a mesma roupa ! Kkkkkk

    • Oi, Teresa,
      Obrigada pelos seus comentários.
      Quando você perceber que suas malas foram danificada na retirada das malas, perto da esteira , procure o balcão da cia. aérea e faça a reclamação.
      Em Istambul, a Turkish airlines deu uma mala novinha na hora, só tive que retirar toda a bagagem de dentro da minha mala e passar para a outra. Eles ficaram com a mala avariada e eu com uma mala novinha!!! Tem cias. aéreas que não são tão camaradas assim e tem toda uma burocracia para pagarem uns 15 dólares.Compre uma balança para pesar mala ou então leve em algum estabelecimento que tem aquelas balanças de mão, tipo para pesar peixe e peça para pesarem sua mala(vj um modelo http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-481801476-balanca-mala-valise-viagem-dinamometro-iata-excesso-bagagem-_JM)

  35. Quais as dimensões de tamanho para voos internacionais? estou indo para malásia. exemple: altura 60 cm comprimento 40 cm. largura 20 cm. Desde já obrigado.

    • Oi Roger,
      Hé uma variação de regras de bagagem, dependendo da cia. aérea que você vai utilizar e da cllase que foi comprada a passagem. Por exemplo, a TAM para América do Norte e Europa, na classe turística, utiliza a somatória das dimensões de cada volume (altura+largura+comprimento) que não deve ser maior que 158 centímetros ou 62 polegadas. Para cada peça que exceda as dimensões de 158cm/62 polegadas e não ultrapasse 203cm/80 polegadas, será cobrado 1 excesso.
      Já a Aerolineas Argentinas utiliza o tamanho:- a soma das três dimensões de cada peça não deve exceder 158 cm. Entre as duas não devem exceder os 273 centímetros.
      Exemplos:
      - Se uma peça de medida perimetral de 158 cm. a outra não pode exceder 115 cm.
      - Se trata-se de duas peças idênticas cada uma : 136,5 cm perimetrais.
      - Se uma mede 140 cm., a outra não deve exceder 133 cm perimetrais.
      e a bagagem de mão:- 55cm/22polegada de altura, 35cm/14 polegada de largura e 25cm/10 polegadas de comprimento.
      A Qatar que voa para a Malásia utiliza a franquia de dois volumes, até
      32 kg ou dimensão máxima (dimensão máxima = comprimento + altura + largura) de 158 cm cada.

  36. Muito Obrigado lobusdapeste. Sim eu posso levar 32 kg de 158 cm cada uma. Mas eu não sabia como calcular isso. então é só somar a altura, comprimento e largura. eu já somei e minha mala de 137 cm. então eles vão aceitar. Muito obrigado.

  37. mas a medida é feita da rodinha até a alça? ou só no espaço do meio da bala entre a alça e as rodinhas?

    • Oi Roger, coloque sua mala em pé no chão e meça.
      A medida é a partir do chão até a alça fechada.

      • :) obrigado de novo. A medida estava 73 cm de altura . Medindo como você disse aumentou 5 cm para 78 cm de altura. o Total deu 142 cm. E o limite é 158. Então está dentro da medida. Muito obrigado. Sua resposta foi muito útil.

  38. Olá, parabéns pelo blog, estou curtindo muito e neste momento Preciso da sua ajuda!!! Viajo agora em setembro para Barcelona(01 semana) e depois embarco num cruzeiro(07noites) no navio Liberty of the seas da Royal Caribbean. Viajo pela Lufthansa, e estou perdida em “o que” levar na mala, pois disseram que este cruzeiro é bem chique. Me ajude???

    • Olá Zizi, que delícia de viagem.
      Eu nunca havia feito um cruzeiro e “estrei” o meu primeiro cruzeiro este ano, no final de maio e foi em Barcelona. Adorei.
      Estava preocupada com o enjoo, mas por recomendação médica levei Meclin e tomei um dia antes de embarcar, foi ótimo!
      Quanto ao vestuário leve algumas peças melhores para usar a noite, pois durante o dia é bem informal.
      Setembro será meia estação, então lembre-se de levar uns 2 casacos leves para usar durante o dia, porque a noite,o navio é aquecido e uma pashimina será o suficiente.
      Leve uma mala média que é mais fácil de vc transportar sozinha. Caso compre muita coisa, encontrará malas baratas em Barcelona.
      Eu sempro vou com a mala quase vazia e muitas vezes tive que comprar outra na volta, por isso agora levo uma outra mala dentro. Tenho uma tipo sacola levinha e que não faz volume.Se precisar, coloco as roupas sujas nela e embalo com filme plástico naquelas máquinas que ficam nas entradas dos aeroportos para maior proteção.
      Leve calçados que você já está acostumada a usar e não machuquem os pés.
      3 pares de sapatos são um número ideal! Um tênis, um sapato ou sandália para usar durante o dia e um sapato para a noite.(mais um chinelo tipo “havaianas” para usar tanto no hotel como em lugares mais informais)
      As roupas devem ser de tecidos que não amassem muito, os melhores são as de malhas e que sequem rápido caso você precise lavá-los no banheiro do hotel ou do navio.
      Roupas que combinem umas com as outras, com cores mais discretas como preto, branco, cinza, bege, jeans, são as melhores.
      Já os acessórios tipo lenços, xales, cintos, brincos, colares, são ótimos porque dão um destaque, não ocupam espaço e podem ser usados com diferentes peças, mudando o visual.
      Em Barcelona, como andava o dia inteiro, levava um suéter ou um trench coat- casaco leve, na bolsa, e usava quando esfriava ao entardecer.
      Não sei o seu estilo, mas vou dar o exemplo da mala que levei para cinco dias em Barcelona e uma semana de cruzeiro no mediterrâneo:
      - 5 blusas ou camisetas
      - 2 blusas de manga comprida em tecido ou malha leve
      - 2 suéteres
      - 2 calças tipo legging
      - 1 bermuda jeans(fui no fim da primavera),em setembro eu levaria uma calça jeans ou de sarja
      - 1 calça preta social
      - 1 vestido social preto
      - 1 vestido social
      - 1 saia
      - 3 blusas sociais
      - 5 lingeries(se vc lavar à noite, caso que não seque no outro dia, com certeza no próximo estará seca)
      - – Acessórios: lenços, pashiminas, cintos, brincos, etc
      - 4 pares de meia
      - 2 pares de meia fina
      - 1 tênis
      - 1 sapato ou sandália baixa
      - 1 sapato social
      - 1 chinelo
      Em Barcelona você encontrará muita coisa e com bons preços. Por isso não se preocupe, se esquecer algo, compre lá que é bem mais barato do que aqui. Boa viagem e depois nos conte como foi.

  39. lobusdaestepe Preciso de mais um ajuda sua. Eu li em sites que eu posso levar desodorantes aerosóis embrulhados em sacos plásticos com lacre e em outros sites que eu não posso levar desodorantes em aerosóis! Estou indo para Malásia no dia 6 de setembro , com uma conexão em Emirados Árabes Abu Dhabi. Afinal posso ou não levar desodorantes em aerosóis? ou se eu devo mesmo coloca-los em sacos plásticos lacrados?

    • Olá Roger, nunca tive problema com aerossóis, porém sempre os levei na bagagem despachada, junto com outros artigos de toalete.
      Qualquer líquido até 100 ml que levar na bagagem de mão deve ir dentro de um saco plástico, tipo ziplock.
      Sempre é bom lembrar que não pode levar na bagagem de mão líquido com mais de 100 ml e nenhum objetos cortante(tesoura, cortador de unha, abridor de garrafa,et)nem mesmo lixa de unha de metal.
      E agora não pode nem “fazer gracinhas” na fila de embarque :).
      (http://www.estadao.com.br/noticias/cidades,jovem-e-barrada-em-voo-apos-comentario-sobre-terrorismo,1067790,0.htm)
      A Malásia está nos meus planos, por favor mande dicas.
      Boa viagem!

      • Muito Obrigado mais uma vez :)

  40. Muito obrigada pela atenção e presteza. Suas dicas foram de suma importância para mim, tomara que não precise tomar o remedinho do enjôo(rs,rs,); mas seguirei as dicas e quando retornar te conto como foi.
    Grata,
    Zizi

  41. Tenho duas dúvidas estou indo para indonésia. vou ter uma conexão de 10 horas e 20 minutos. Como e aonde devo pegar a minha mala de despacho quando o avião chegar no Emirados Árabes? Nunca voei em avião em minha vida. E de cara vou ter que pegar as coisas mas complicadas de todas.A dúvida é: Quando o avião aterrissar no Emirados árabes eu preciso me preocupar com minha mala de despacho ou não? a companhia aérea cuida de tudo isso. E só na indonésia que eu tenho que correr atrás da mala de despacho? ou quando já for conexão eu já que que correr atrás da mala de despacho para colocar no outro avião se for o caso na conexão para ir para indonésia? A empresa cuida de tudo isso para mim se no caso tiver que trocar de avião? Outra dúvida é sobre caixinhas de sabonetes, pasta de dente etc. É proibido ou não colocar eles dentro das caixinhas? e eles devem ser postos na mala de despacho ou de mão? Obrigada

    • Olá Elosaine,
      Não se preocupe, quando for fazer o check in no aeroporto, no balcão eles já te informam como vai ser o procedimento.
      Geralmente, você não irá precisar retirar as malas, ele já enviam ao destino final.
      Por exemplo, quando fui para a China pela Qatar, fiz conexão em Catar e apenas desci do avião com a bagagem de mão, o restante eles enviaram para a outra aeronave.
      Fique tranquila, a atendente irá explicar tudo para você e quando ela colar o comprovante para a retirada da bagagem na sua passagem, lá consta o local onde deve retirar.
      Preste atenção no nº de seu voo, para poder retirar a bagagem na esteira certa no aeroporto da Indonésia.
      Siga o fluxo dos passageiros da sua aeronave e você vai encontrar rapidinho qual a esteira para retirar as malas;
      Pasta de dente ou sabonete líquido(sólido não há problema) pode ir dentro da caixa, mas na bagagem que vai despachar.
      Se for levar pasta ou sabonete líquido na bagagem de mão, estes terão que ser em embalagens pequenas, menos de 100ml e ir dentro de sacos plásticos tipo zip lock.
      Existem uns kits pequenos, tipo que fornecem em hotéis,motéis, etc, que são práticos para levar na mala de mão.
      Uma dica: leve lenços umedecidos, são excelentes, e em voos longos, imprescindíveis.

  42. Outra dúvida: Há wi-fi gratuito no avião ou só no aeroporto.e há lugares dentro do avião para carregar celular, notebook e tablets?ou não? Obrigada.

  43. lobusdapeste uma última pergunta já que o meu voo vai sair daqui 3 dias. Do Brasil até kuala lumpur são 49 horas e 20 minutos sem contar os atrasos. E quando eu chegar em kuala lumpur eu vou ter que esperar um voo para kota kinabalu. que dá mais 3 a 4 horas de voopara o lado leste da Malásia. Isso vai beirar 60 horas contando o tempo de espera no aeroporto de kuala lumpur. sem contar que eu sou do interior de minas e vou para guarulhos em 10 horas de ônibus na quinta 5 para pegar meu voo na sexta dia 6. Quase 3 dias em viagem. A pergunta é: Como faço para tomar banho? ou terei que ficar quase 3 dias com a mesma roupa até chegar no destino?

    • Olá Roger,
      No aeroporto de Guarulhos, você irá encontrar local para tomar um banho, se quiser.
      Veja o link abaixo
      http://www.aeroportoemguarulhos.com.br/facilidades/servico-ao-passageiro/fast-sleep-casa-de-banho-24-horas.
      Há também um hotel, caso queira dormir. Nunca utilizei, eles cobram por hora.
      Leve um pacote de lencinhos umedecidos,aqueles tipo para troca de fraldas de bebes, que serão de grande utilidade antes e durante sua viagem.
      Lembre-se de levar na bagagem de mão, pelo menos, uma troca de roupa para qualquer eventualidade.
      Boa viagem!

  44. Obrigado de novo sem as suas dicas estaria perdido lá! Mas ouvi falar que dentro do avião faz muito frio é verdade ou não? Já que malásia é mais quente que o Brasil não quero levar uma blusa em vão. sem contar que lá além de ser clima equatorial está ou está saindo do verão agora já que é hemisfério norte. devo levar uma blusa ou casaco no na mala de mão?

    • Olá Roger,
      Não se preocupe, quando vc entrar no avião, em cima de sua poltrona haverá um travesseiro e uma manta.
      Nunca passei frio no avião, mas caso vc seja “friorento” leve um moleton leve que será o suficiente.
      Como o voo é longo, vá com roupas confortáveis e procure movimentar os pés sempre que possível, mesmo sentado.
      Se tiver tela individual, não se acanhe e pergunte como funciona. Isto irá distrai-lo bastante na viagem.
      Boa sorte!

  45. Quero parabeniza-la pela competência, conhecimento, carinho, rapidez, simpatia, educação….. com que responde as diversas duvidas. Viajei pela primeira vez para a Europa, em 18 julho retornando 17 agosto. Foi tudo maravilhoso mas com certeza, teria sido melhor ainda se antes tivesse conhecimento de suas fantásticas informações. Continue assim : solidaria. Alegria e paz. Obrigada pelas excelentes aulas. Abraços, Elizabeth Maria

    • Obrigada Elizabeth :).
      Fico muito contente em poder auxiliar quando posso e me emocionou seu email.
      Volte sempre
      Abs

  46. Parabéns pelo seu blog, organização, dicas, vocabulário, excelente. Gostaria de lhe pedir uma opinião , eu viajo de lua de mel agora em 09/10/13, para Barcelona onde ficamos 03 noites e dia 13/10 embarcamos em um Cruzeiro da Royal Caribeann pela Europa(Italia, França e Tunisia) e dia 20/10 vamos para Paris onde ficaremos mais 4 noites. Te pergunto: Que roupa levar? E o clima nesta época? aCREDITO Q JÁ ESTARA COMEÇANDO ESFRIAR, NÉ?
    Obrigada pela atenção e fico no aguardo
    Um abraço
    Grácia
    gmiatauro@hotmail.com

    • Olá Grácia, obrigada pela suas palavras :).
      Em outubro já começa a meia-estação (outono).
      No outono, tem o espetáculo das folhas amarelas e vermelhas que começam a cair das árvores na Europa.
      A maior vantagem dessa estação é que você não terá os inconvenientes das outras, como neve a ponto de atrapalhar seu passeio ou um calor insuportável, como foi neste verão. Os preços no outono também são mais baixos.
      Durante o dia poderá até ter um clima agradável, mas a noite esfria bastante.
      Outubro é uma época que chove bem mais.
      Em Veneza costuma ter a Acqua Alta (“Tipo inundação”- é um fenômeno que ocorre nos meses de outono e inverno europeus, com maior probabilidade de ocorrência entre novembro e dezembro).
      Leve roupas de frio ou melhor deixe para comprar lá, mesmo em euros são bem mais baratas do que aqui.
      Em Barcelona irá encontrar peças lindas, na Zara, Mango, El Corte Inglês e na Desigual(esta um pouco mais cara, mas possui outlet(La Rambla, 140, Barcelona)
      Na Espanha, Itália e Tunísia as temperaturas dificilmente irão abaixo de 10ºC. Normalmente devem ficar por volta dos 20ºC mas é comum virem frentes frias.
      Em Paris sempre tem muito vento e é sempre mais fria.
      Leve um trench coat que serve tanto para o vento como para a chuva. E várias echarpes!
      Dê uma lida na resposta do comentário para a Zizi no dia 19/08/13, caso queira mais alguma sugestão. Boa viagem!

  47. Olá, parabéns pelo site. Obrigada por nos ajudar !
    Estou indo para Marrocos pela primeira vez visitar a família do meu marido e embarco no dia 21/10 e retorno no dia 18/11 para o Brasil. Estou preocupada com a roupa que devo levar e a quantidade. É um país de costumes diferentes, posso usar qualquer roupa? Ou não? Me ajude!!!!!!!

    • Olá Silvedilene,
      Obrigada! Marrocos está em prioridade nos meus próximos destinos…ainda não conheço, mas já estive em outros países de cultura islâmica, como Catar, Turquia, Israel…e a regra básica é ser discreta.
      Procure vestir blusas com mangas. Como lá estão no outono isto será fácil.
      Utilize calças compridas, leggings, saias longas… Pode abusar das cores, mas não dos decotes.
      Caso for visitar alguma mesquita, leve um lenço ou uma pashmina para cobrir a cabeça e não vá de meia furada porque terá que tirar os sapatos,rsss.
      Boa viagem!

  48. Uma dica se vc estiver viajando para Belgica, Alemanha, Franca, Holanda ou para qualquer outro pais na Europa vala vc comprar la sua mala pois e bem mais barato do que no Brasil e eles te entregam ate o hotel ou qualquer endereco que vc estiver, http://www.luggageonline.be/ eles tem varias lojas na Europa e entregam para Europa inteira.

  49. Olá Silvedilene,
    Parabéns mesmo ,pelo site.
    Meu marido e eu iremos fazer um cruzeiro de 7 dias, tenho uma mala de uma cor e pretendo comprar outra para ele.Posso comprar de uma outra cor, já que a minha é vermelha, ou terei que comprar da mesma cor???
    bjs e obrigada desde já.

    • Oi Mariah, desculpe-me pela demora da sua pergunta é que estava viajando.
      A cor da mala pode ser qualquer uma de sua preferência.
      Sempre é bom colocar um detalhe na mala(uma fita, uma cinta protetora, uma etiqueta, etc) para diferencia-la das outras.
      Boa viagem.

  50. Olá!
    Queria parabenizar o seu site, dicas valiosas.
    Vou fazer uma viagem para Europa, passarei por Munique, Berlim, Paris e Veneza, vou no dia 14 de abril, poderia me dar dicas do que levar na viagem, vou passar 17 dias no total. Tenho duvidas em questão da temperatura, não quero cometer exageros e nem ficar com frio demais.
    obrigada bjs

    • Olá Ana,
      Abril é um ótimo mês para Europa.
      É início da Primavera, com menor incidência de chuvas e o frio (rigoroso) do inverno já deve ter ido embora, mas ainda não vai estar aquele calor do verão, que pode ser muito desagradável.
      Mas na Alemanha possa ser que ainda enfrente algum frio,apesar do sol lindo e o céu limpo, não se deixe enganar, faz frio.
      O sol de lá não esquenta como o nosso,rsss
      Leve 01 casaco para meia estação; caso faça muito frio, compre um casaco lá que será bem mais barato do que vai encontrar por aqui.
      Mala média é mais fácil de vc transportar.
      Coloque uma sacola vazia dentro da mala para alguma emergência, se exceder nas compras.
      Em Berlim encontrei cremes com preços muito bons.
      Tenho uma sacola levinha e que não faz volume.
      Se preciso, coloco as roupas sujas nela e embalo com filme plástico naquelas máquinas que ficam nas entradas dos aeroportos para maior proteção.
      Leve calçados que você já está acostumada a usar e não machuquem os pés.
      3 pares de sapatos são um número ideal! Um tênis, um sapato ou sandália para usar durante o dia e um sapato para a noite.(mais um chinelo tipo “havaianas” para usar tanto no hotel como em lugares mais informais)
      As roupas devem ser de tecidos que não amassem muito, as melhores são as de malhas e que sequem rápido caso você precise lavá-las no banheiro do hotel.
      Roupas que combinem umas com as outras, com cores mais discretas como preto, branco, cinza, bege, jeans, são as melhores.
      Já os acessórios tipo lenços, xales, cintos, brincos, colares, são ótimos porque dão um destaque, não ocupam espaço e podem ser usados com diferentes peças, mudando o visual.
      Um suéter ou um trench coat- casaco leve, na bolsa, é ótimo para quando esfria ao entardecer.
      Não sei o seu estilo, mas vou dar o exemplo da mala para 17 dias:
      - 5 blusas ou camisetas
      - 3 blusas de manga comprida em tecido ou malha leve
      - 2 suéteres
      - 1 um trench coat(casaco para meia estação)
      - 2 calças tipo legging
      - 1 uma calça jeans ou de sarja
      - 1 calça preta social
      - 1 vestido social preto
      - 1 vestido ou 1 saia
      - 1 blusa social
      - 2 jogos de segunda pele(calça e blusa fininhas para serem usada por debaixo das roupas caso faça frio)
      - 5 lingeries(se vc lavar à noite, caso que não seque no outro dia, com certeza no próximo estará seca)
      - Acessórios: lenços, pashminas, cintos, brincos, etc
      - 4 pares de meia
      - 2 pares de meia fina
      - 1 tênis
      - 1 sapato ou sandália baixa
      - 1 sapato social
      - 1 chinelo
      E se precisar de algo, compre por lá, assim quando voltar e olhar a roupa vc sempre se lembrar destes lugares.
      Consulte uns 04 dias antes da viagem o tempo nos locais onde vc irá passar, pois clima ás vezes nos pega de surpresa.
      Boa Viagem!

  51. Boa noite! Estou morando em Lisboa há alguns meses e retorno ao Brasil em dezembro. Acontece que excedi em quase 60 quilos as encomendas que preciso levar para lá. O que me aconselha a fazer? Qual a forma mais barata e também segura de enviar meus pertences? Muito obrigada e parabens pelo excelente site!

    • Olá Flávia, obrigada.
      Em voos para o Brasil ainda podemos trazer 2 malas de até 32 kg, na maioria das cia. aéreas.
      Pelo que entendi, além destes 64 kg, você ainda tem mais 60 kg, é isto?
      Caso seja, acho que a melhora maneira e mais barata, seria enviar através de containers, por navio.
      Segundo relatos que ouvi, você precisa ter muito cuidado, pesquisar bem, pois dizem que existe muitas empresas “arapucas”, fraudulentas.
      Li de uma pessoa que utilizou a Pack and Go e disse que a mudança chegou direito e foi entregue na residência, por 11 metros cúbicos foi pago 7mil euros e a demora é de mais ou menos 25 dias.
      Encontrei mais três empresas que fazem este tipo de serviço, além da Pack and Go: KML, Fortis e Brasil Direct
      Todas as transportadoras tem critérios comerciais que precisam ficar claros antes que o viajante contrate o serviço.
      Tente fugir dos intermediários, eles oferecem taxas menores na origem, mas na chegada do frete será cobrado handling (Assistência de passageiros),
      taxa de siscarga (sistema que controla a entrada e saída de cargas dos portos),
      desconsolidação (desagrupamento de diferentes cargas de diferentes destinatários em um mesmo container -feito para baratear os custos-) e uma série de outras cobranças que você provavelmente nunca ouviu falar.
      Contrate o frete direto, negocie valores, peça por escrito os valores fixos em contrato para o Brasil.
      Contrate o frete com tudo incluso e formalizado para que você não tenha surpresas.
      Veja o site http://www.logisticadescomplicada.com/ para mais esclarecimentos.

  52. Olá! Parabéns pelo site e seus comentários sempre muito objetivos!
    Viajarei para o Japão no comecinho de abril, e ficarei 20 dias. porém terei uma parada em Dubai. Gostaria de saber algumas dicas do que levar na bagagem pra viagem.
    Ainda tenho dúvidas sobre o limite de 500 dólares. Compras feitas em Dubai será taxada? Como funcionaria a cota? Ela será somada quando eu retornar ao Brasil?
    Tenho que trazer do Japão presentes para 28 pessoas! E já não tenho ideia do que faz ou não parte da cota. Lembrancinhas, souvenirs entrarão na cota?
    Já serão 280 dólares só em presentes… rs. Daí caio na dúvida. Não posso excluir essas pessoas, que com certeza magoariam! É minha primeira viagem para o exterior!
    No Free Shop, Duty Free, é mesma coisa? E tem um limite de 500 dólares também? Além daquele que temos pra trazer do exterior?
    Será que um iPod touch é considerado uso pessoal? O meu mp4 queimou, e estou esperando viajar pra comprar um lá. Mas se for entrar na cota, não valerá a pena, pois queria trazer um iPad pra mim.
    Desculpa as atormentadas dúvidas! Desde já agradeço!

  53. Ola, boa noite.
    Eu e uma amiga estamos planejando ir para Portugal em abril, Já li aqui no seu site que será começo da primavera e que podemos ter alguns dias de temperatura mais baixas, certo? Uma pessoa que esteve em Portugal por um período de um ano me disse que estando em Portugal poderíamos ir para outros países da Europa de trem, sem a necessidade de visto. É verdade ? Pretendemos ficar por lá cerca de 60 dias. Gostaria de algumas dicas de lugares para visitar em Portugal e outros países, caso a informação que obtive esteja correta (de poder visitar outros países). Pensei em levar uma máquina fotográfica e um tablet mas minha amiga me disse para comprar lá. Voce tem idéia de quanto custa um tablet por lá porque com certeza ele entrará na cota de 500 euros e com isso diminuirá outros presentes que gostaria de trazer. Já vi que voce dá dicas de quanta roupa levar mas nenhuma era para um período tão grande. Poeria fazer uma listinha para mim também ? Não uso vestidos nem saias. As mulheres européias também usam bermudas e blusinhas regatas ? Tenho mais de 50 anos e tenho receio de ser discriminada pela minha maneira de vestir. Não uso roupas muito decotadas mas também não são com golas até o pescoço.
    Voce pode me ajudar?

    • Oi, Marina,
      Vocês poderão sim visitar outros países.
      Lembrem-se de fazer o seguro de viagem internacional.
      O Brasil tem convênio com o INSS de alguns países, incluindo Portugal, Itália e Grécia.
      Isso significa que, para viajar a esses países (e somente a esses) não seria necessária a emissão do seguro Schengen, que atende a exigências de outros países do tratado, como Alemanha e França.
      Caso você opte por emitir o certificado de convênio do INSS, porém, não se esqueça de fazer um seguro Schengen para os períodos em que estiver em outros países europeus – incluindo Reino Unido e Irlanda, que não exigem (mas nem por isso você deve viajar desassistido).
      Quem tem cartões de crédito Platinum, Infinity e Black pode também usar o seguro oferecido pelo cartão.

      No blog há várias dicas sobre Portugal e também como vocês utilizarem lavanderia na Europa, já que vão ficar por um grande período.
      O ônibus Sightseen tem uma rota circular, que você pode pegar e sair quanto vezes quiser num período X de tempo, em lugares pré-determinados (pontos de ônibus ou paragens, como dizem por lá), dos pontos turísticos.
      Vale a pena e em toda a Europa tem esses ônibus, que possuem fones de ouvido para ouvir a explicação sobre os lugares.
      Quanto a compra de eletrônicos em Lisboa, a quem tem os melhores preços é uma loja virtual:
      Você compra pela internet e retira lá na loja. E ele ainda trabalham com o Tax Free.
      É fácil de ir a loja:Avenida Fontes Perreira de Melo, 42 E, Galerias Saldanha Residence, Loja 0.24 / 0.25 1050-250 Lisboa
      A máquina fotográfica não entra na cota dos U$500, pois é considerado produto pessoal, já o tablet entra na cota.
      A rede ZARA e H&M, embora tenham lojas em todos os cantos da Europa, é em Portuga que elas têm definitivamente o melhor preço da Europa.
      O
      , tem 140 lojas de marcas famosas e fica um pouco distante de Lisboa.
      Não deixe de visitar o , onde você encontra de tudo!
      Acredito que dificilmente vocês irão usar bermudas ou regatas entre abril e maio.
      Portugal, Espanha e Itália são mais quentes neste período, mas apenas nas cidades situadas ao sul destes países. E eu sinto bastante calor,rssss
      Se for usar regata, leve sempre uma blusa para colocar por cima, pois a temperatura pode mudar.
      Não tenha medo de ser discriminada, apenas procure levar roupas de cores mais neutras e abuse do colorido ou estampa nos acessórios(echarpes, lenços, colares, blusas).
      Boa viagem e nos escreva contando.

  54. ola marina vou sabado dia 08/02 para madri e queria levar uns doces caseiros , geleias, para minha filha que mora la. posso levar? outra coisa plantas medicinais desidratadas posso?

    • Oi Mariza,
      Obrigada pela visita…porém meu nome não é Marina,rsss
      Ainda ontem vi uma reportagem sobre o aumento no rigor da fiscalização nas bagagens sobre estes produtos.
      Já trouxe doces e geleias da Argentina, queijos de Portugal e França, etc e nunca tive problemas… mas foi questão de sorte.
      No site , eles listam os produtos proibidos tanto na bagagem de mão quanto na bagagem enviada.
      “Productos prohibidos en el equipaje facturado

      Estos productos por ende también están terminantemente prohibidos como equipaje de mano.
      objetos prohibidos en equipaje facturado y en el equipaje de mano

      Explosivos (lo cual incluye detonadores, espoletas, granadas, minas y explosivos).
      Gases (lo cual incluye propano y butano).
      Líquidos inflamables (lo cual incluye la gasolina y el metanol).
      Sólidos inflamables y sustancias reactivas (lo cual incluye el magnesio, los encendedores, los fuegos de artificio y las bengalas).
      Oxidantes y peróxidos orgánicos (lo cual incluye la lejía y los kits de reparación de carrocerías).
      Sustancias tóxicas o infecciosas (lo cual incluye los raticidas y la sangre infectada).
      Material radiactivo (lo cual incluye los isótopos para uso médico o comercial).
      Corrosivos (lo cual incluye el mercurio y las baterías para automóviles).
      Piezas del circuito de combustible de un automóvil que hayan contenido combustible.

      El personal de seguridad podrá denegar el transporte de equipaje de bodega que contenga un artículo no enumerado sobre el que tenga sospecha.”

      Nada consta sobre estes produtos, mas acho que vc corre o risco de perder ou ainda de ser multada, como aconteceu com uma amiga indo para o Chile e estava com uma banana na bolsa. Além de perder a banana, teve que pagar uma multa.
      As plantas ainda podem confundirem com produtos ilegais e causar problemas até vc conseguir se explicar.
      Se for sua primeira vez no aeroporto de Barajas, procure se informar antes, pois ele é enorme e um pouco confuso( tem que tomar um trem dentro do próprio aeroporto para ir a outro terminal pegar as bagagens).
      Boa sorte e nos escreva contando como foi.

  55. marina esqueci de perguntar, devo ir de tenis ou sapatilha? vou para madri

    • Olá Mariza, eu prefiro sapatilha, por se mais fácil de tirar e colocar, tanto na hora de passar na imigração, quanto dentro do avião.

  56. Estou escrevendo para agradecer a rapidez com que voce me respondeu.
    Obrigada pelas dicas e parabéns pelo site, é ótimo !

  57. Olá! Em primeiro lugar parabéns pelo blog. Fantástico!! Encontrei quase tudo que precisava saber. Gostei muito da forma como responde aos questionamentos. Meu nome é Ruth Garé e vou para Braga em Portugal, é a primeira vez que viajo para fora do país e por isso estou um pouco ansiosa. Ainda tenho dúvida com relação a bagagem de mão. Se eu levar o Notebook em bolsa própria, vi pelos comentários que preciso verificar as medidas, o que você sugere? Posso levar o note e a bolsa, ou você acha mais conveniente comprar uma mochila com compartimento para note e acondicionar o resto da bagagem de mão? Pelo que entendi quanto menos volumes para carregar melhor, não é? Pode sugerir um tamanho de mochila, pretendo organizar isto na próxima semana. Viajo em abril e fico lá por 4 meses para cursar meu doutorado sanduíche. Agradeço antecipadamente sua preciosa ajuda. Abraços!

    • Olá Ruth, obrigada pela palavras.
      Que delícia ficar 04 meses em Braga! Adorei lá.
      Vj este post . E as lojas da China de lá… eram enormes.
      Acho mais conveniente uma mochila que caiba o notebook e o restante da bagagem de mão, pois irá chamar menos atenção no aeroporto,pois tem quadrilha especializada em roubar notebooks :(
      Um mochila de 20 até 40 litros é o suficiente.
      Escolha uma que se adapte bem em vc, que seja confortável, lembrando sempre que não pode ultrapassar a medida de 115 cm.
      Entre no site da Cia aérea que vc vai e verifique o peso permitido.
      A maioria é de 5 quilos, mas a TAP é de 8 quilos .
      Ótimo doutorado e boa viagem!

  58. Muito obrigada pela dica, pensando bem acho que vou levar um net que é menor. Vou optar pela mochila é mais confortável para carregar.
    Abraços

  59. Oi, tudo bom?

    Tenho uma dúvida, não sei se alguém já fez esta pergunta vou direto mesmo, tenho um dilema.

    vou viajar e levo apenas uma mala de cabine, para os primeiros dias. Mas vou deixar no meu país uma mala bem grande, se conseguir trabalho como faço para a minha mala grande chegar até mim? Tenho que vir busca-la ou podem me enviar?

    gostava de saber, pois não entendo nada do que as tabelas dizem.

    xau, pessoal um beijão

    • Olá Ana,
      Vj este link da Receita Federal:-
      “Bagagem desacompanhada é o conjunto de bens incluídos no conceito de bagagem , que chega do exterior ou a ele se destina, amparado por conhecimento de carga ou documento equivalente, que o viajante recebe ou envia, em razão da sua viagem, como remessa postal, encomenda expressa, encomenda aérea ou qualquer outro meio de transporte .
      São isentos os seguintes bens integrantes de bagagem desacompanhada:

      Roupas e bens de uso pessoal, desde que usados ;
      Livros, folhetos e periódicos”
      Boa viagem!

  60. Olá, tudo bem ?

    Estou viajando para fora do país pela primeira vez e lendo as dúvidas dos internautas acabei ficando ainda mais na dúvida.
    Estou indo para Portugal pela TAP e minha dúvida é a respeito do tamanho das malas. Havia entendido que o permitido é 2 malas de 158 com 32 quilos
    cada e uma bagagem de mão de 8 quilos, mas na resposta para a Ruth voce diz que é 115. A bagagem de mão é que deve medir 115 ?
    Gostaria de aproveitar e ir a outros países também mas não falo nenhuma outra lingua. Seria muito dificil ir para a França, por exemplo, sem falar nada de frances ou ingles?
    Seu blog é ótimo e já me esclareceu outras dúvidas e me forneceu várias dicas.
    Abraços !

    • Olá Alice, a mala de mão a medida permitida é de 115 cm e para a maioria das empresas aéreas o peso máximo é de 5 quilos, na TAP é de 8 quilos:).
      Aprenda algumas frase básicas em francês, como por exemplo: ” Por favor, eu não se falar francês. Poderia me falar onde fica”… e mostre no mapa onde vc gostaria de ir. Falam mal dos franceses, mas a grande maioria foi muito simpática e solícita.
      Procure perguntar a pessoas mais velhas, imigrantes e jovens, pois eles serão mais simpáticos.
      Estude o metrô antes de ir e use aqueles bus turístico de dois andares, que passam por todas as atrações, vc desce e sobe quantas vezes quiser por um preço único.
      Lembre-se de sempre antes de perguntar algo para com algum francês, falar Bom Dia, Boa Tarde ou Boa Noite em francês.
      Um pequeno auxilio para vc:-
      bom dia: bonjour /bO~ Zur/ (“bon-jur”)
      tchau: au revoir /o r@ vwar/ (“ô re-vuár”)
      por favor: s’il vous plaît /sil vu plE/ (“sil vu plé”)
      obrigado: merci /mEr si/ (“mérr-si”)
      de nada: de rien /dœ riE~/ (“diu riã”)
      benvindo: bienvenue /bjE~v@ny/ (“biã-veniu”)
      esse: celui-là (“se-lui lá”)
      essa: celle-là /s@ la/ (“sel-lá”)
      quanto: combien /kO~ bjE~/ (“com-bi-ã”)
      inglês: anglais /A~ glE/ (“an-glé”)
      sim: oui /wi/ (“uí”)
      não: non /nO~/ (“non”)
      não compreendo: Je ne comprends pas /Z@~ co~’pRA~ ‘pa/ (“je ne com-prrã pá”)

      onde é o banheiro? Où sont les toilettes? /u sO~ lE twa lEt/ (“u son lê tuá-lét”).
      e use a mímica quando a situação apertar.
      Não se preocupe, minha mãe sempre dizia: “Deficiente auditivo não vive, trabalha e viaja?” Então, fique tranquila. Boa viagem!

      saúde (brinde a alguém): Tchin (“tchin”)

      fala inglês?: Parlez-vous anglais? /par lE vu A~ glE/ (“par-lê vu an-glé”) OU “Vous parlez anglais?” /vu par lE A~ glE/ (“vu par-lê an-glé”)

      bem: bien (” biã “) ;

  61. Outra questão é sobre o fechamento da bagagem. Voce aconselha cadeado de segredo mas o meu é de chavinha. Onde posso achar cadeados de segredo para as malas ?

    • Na Europa ainda não exigem cadeado com segredo, pode ser o com chavinha mesmo.
      Na rede Le postiche encontrei os cadeados exigidos pelo EUA.
      Não deixe nada de valor(jóias, $, etc) nas malas; nesta ultima viagem havia guardado uns dólares bem escondido na mala e esqueci de tirar na volta.
      Infelizmente não estavam tão bem escondido como eu pensava, pois o raio x deve ter mostrado e eles sumiram….:(

  62. Olá…adorei as tuas dicas, são simples, objetivas e bem claras e, gostaria que vc me ajudasse: vou viajar de excursão,saindo de SP no dia 27/03 e retornando no dia 08/04, passando por Lisboa,Madri,Barcelona, Nice, Veneza, Florença e finalmente Roma. Que clima vou encontrar? que roupas, sapatos levar e qtos euros calculo por dia?Obrigadinha,

    • Olá Sandra, obrigada pela visita!
      Ainda estará frio na Europa, mas nada que um bom casaco resolva.
      Tem um casal amigo passeando por lá e pelas fotos que enviaram o tempo está ótimo, com sol, sem chuva e um pouco frio.
      Dá para usar botas (confortáveis, tá?), echarpes, chapéus e casacos. Das cidades mencionadas, a que você poderá sentir mais frio, deve ser Veneza ou Florença. Terá lindos dias!
      Geralmente, usamos uma média de 50 euros por dia, mas isto vai depender do tipo de turista que você é.
      Há um site chamado .
      Com alguns cliques, você conhecerá o preço de tudo o que vai utilizar numa viagem: preço médio de hotéis, refeições, ônibus, táxi, comidas e bebidas.
      Não se preocupe caso não tiver muita grana, para comer sempre haverá um mercado ou loja de conveniências e o melhor da Europa é andar e apreciar a arquitetura, os jardins e o modo de viver do povo. E isto é de graça. Boa viagem!

  63. Olá! Parabéns pelo blog! Adorando as dicas de viagens. Irei p=fazer minha primeira viagem internacional agora em abril para Portugal. Sempre que viajo tenho costume de embalar minha mala despachada com plástico (protech bag) por questão de segurança. É possível fazer isso nas viagens internacionais ida e volta? Como é feita a fiscalização? No checkin ? E em todas as bagagens despachadas e de mão? Grata

    • Olá Elisângela, obrigada pelos comentários.
      Eu também costumo embalar as malas, ainda mais depois que uma mala (isto há vários anos) chegou na esteira do aeroporto em Nova York, arrebentada e com os objetos caindo fora da mala,rsss…fiquei traumatizada por ficar catando as coisas espalhadas na esteira.
      Na Europa, a maioria dos aeroportos possuem este serviço de embalagem.
      Em Portugal, caso você for receber o Tax Free- que em Portugal se chama IVA; primeiro vc deve receber a devolução do imposto para depois embalar as malas, pois terá que abri-las para a inspeção, caso seja necessário.Mantenha os itens do Tax Free juntos em uma mesma mala, pois a alfândega do país pode solicitar para ver os itens um por um na sua saída.
      Para obter o reembolso, o valor mínimo da compra deverá ser de 49,88 (valor líquido sem IVA), e em função da taxa de IVA aplicada o valor mínimo final da fatura deverá ser o seguinte:
      - € 61,35 – Taxa IVA 23% (bens em geral)
      - € 57,86 – Taxa IVA 16% (Madeira e Açores)
      - € 56,36 – Taxa IVA 13% (Vinhos)
      - € 52,87 – Taxa IVA 6% (livros, lentes…)
      Caso tenha dúvidas, pode pesquisar no site .
      Boa viagem!

      • Nossa, que constrangedor ‘catar’ os pertences pela esteira. Morro de medo. Então, poderei embalar minha bagagem após a conferência pela alfândega? Tinham me dito que não poderia mais. Me falaram sobre o tax free, mas não me deram detalhes dos valores mínimos. Muita grata pelas informações.

  64. as tuas dicas já me ajudaram a tirar um monte de roupas pesadas e claro, diminuir a mala, ne.Vou entrar no site.Obrigada novamente e na volta darei notícias,bjs


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 48 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: