Publicado por: lobusdaestepe | janeiro 28, 2008

PATAGÔNIA CHILENA


Como é mais difícil encontrarmos informações sobre a Patagônia Chilena, iremos iniciar por ela.

A porta de entrada mais comum para quem quiser ir para a Patagônia Chilena é Santiago.
O vôo de São Paulo a Santiago é de aproximadamente 4 horas.
De Santiago para Punta Arenas, o vôo é de aproximadamente 4 1/2 horas, com uma pequena escala em Puerto Montt(U$ 385,00 pela Lan Chile).

Santiago está a 520 m de altitude e Punta Arenas a 43 m, portanto é bom ir com tempo para se adaptar. Em caso de dor de ouvido durante o vôo, chupe balas.

Punta Arenas, capital da Região 12 do Chile, chamada de Magalhânica, no estreito de Magalhães, é uma surpresa, sendo na maioria das vezes ignorada pelos visitantes, que a utilizam apenas como caminho a Puerto Natales ou para o embarque aos passeios de navio pela Antártida.

É uma linda cidade, limpa, organizada, com ótimo comércio, inclusive com uma Zona Franca fabulosa, onde podemos encontrar desde um M&M até um automóvel ou uma lancha.

O fluxo de turistas aumenta a cada ano, para se ter uma idéia, no ano de 1976, foram ao Parque Nacional de Torres del Paine, em Puerto Natales , 5.043 visitantes, sendo 2.943 chilenos e 2.100 estrangeiros, no ano de 2006 foram um total de 114
.373 visitantes e no ano de 2007, 128.40, um aumento de 12,26%.


Tomamos o vôo dás 19:55 hs e chegamos a Punta Arenas por volta dás 00:35 hs. Lá estava esperando o motorista que nos levaria ao Hotel(já tínhamos acertado com uma agência em Santiago, os translados, hotéis e passeios).

Na ida para o hotel, estava frio, mas o vento era cortante, como quando abrimos a porta de um freezer. Perguntamos ao motorista a temperatura, já que vimos vários jovens andando ou em turma, parados conversando tranquilamente. Ele nos disse que estava uma temperatura “agradabilissíma” de 9º…. isto em outubro 🙂 .

O carros no Chile, são todos novos, na sua maioria japoneses, e mesmo em residências mais humildes, vemos carros que quase ficam na calçada, pois são maiores que a garagem do imóvel. Como não existe indústria automotiva, os veículos são importados e custam muito barato para a população chilena.

Chegando no Hotel Plaza de madrugada, vimos um prédio imponente, mas um pouco degradado, o motorista nos ajudou a subir com as malas uma escada enorme e lá vimos que o prédio estava sendo restaurado e o nosso quarto não estava disponível. Após algumas ligações da gerência para encontramos um local para dormimos, acharam um hostal.

Hotel Plaza

Lá fomos nós para o tal hostal. Lá mais escadas, tratava-se de um sobrado, muito aconchegante no alto, pois Punta Arenas é uma cidade plana, a beira do Estreito de Magalhães, com poucas elevações. Na manhã seguinte, nos ligaram pedindo desculpas pelo transtorno e falaram que se quisessemos ir para outro lugar poderíamos.

Hostal Oro Fueguino

O Hostal era muito bom, simples, mas aconchegante mas ficava a alguns quarteirões do centro e o hotel que havíamos reservado ficava no centro.
Vieram nos buscar e fomos visitar outro Hotel que estava com quarto disponível.

Hotel Tierra del Fuego,

ótimo, e com a localização melhor do que o outro. Íamos buscar nossa mala no Hostal, quando em frente o hotel houve uma pequena batida de carro.
Foi um transtorno! Os chilenos são muito disciplinados, não sabemos se por índole ou por anos de ditadura.
Acho que acidentes no trânsito não são muito comuns, pois lotou de gente, e demorou um pouco até tudo se acalmar e conseguirmos pegar nossas coisas para, finalmente nos instalarmos e conhecer a cidade.


Anúncios

Responses

  1. Oi, este é um comentário.
    Para apagar um comentário, faça o login, e veja os comentários a esta mensagem. Lá, você terá a opção de editar ou apagar o comentário.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: