Publicado por: lobusdaestepe | março 7, 2008

PINGÜINERA SENO OTWAY

Ficamos três dias em Punta Arenas, depois fomos para Puerto Natales, onde ficamos três dias e depois voltamos a Punta Arenas por mais 02 dias antes de embarcamos para Santiago.

Quando voltamos de Puerto Natales, fomos conhecer os pingüins.

pinguim

Saímos do hotel ás 16:00 horas,seguindo em direção ao norte, passando pelo Aeroporto, Cabo Negro, Kon Aiken (lugar do vento em língua Tehuelche) e a mina de carvão Pecket, uma das maiores do Chile e por paisagens muito bonitas, com muitos animais e aves: guanacos, coelhos, ovelhas, nhandus.

As ovelhas estavam com suas ovelhinhas e carnerinhos que haviam nascido há pouco e era uma alegria verem eles brincando pelo campo.animais

Durante o trajeto fomos observando, uma grande variedade de aves como: caiquenes, nhandus e flamengos.

cauquene

Os cauquenes estavam na época da reprodução, com vários casais em volta das lagoas.

pinguinA Pinguinera do Seno Otway fica a aproximadamente 70 km da cidade e é um ponto de encontro dos pingüins magalhanicos que a cada ano regressam para nidificar. O preço médio deste passeio é de P$10.000,00 mais o ingresso para a pingüinera.

Quando chegamos na reserva fizemos uma caminhada pelo Seno de 01 Km., compartilhando o habitat com os pingüins. Neste momento, começou um chuva fina e fria que quando chegava ao solo virava gelo, é o que os chilenos chamam de “acquagelo”.

aquagelo

Mas nem assim desistimos do nosso passeio que consistia em uma trilha pelo habitat dos pingüins, onde não poderíamos sair dali por hipótese alguma, para não atrapalhar a reprodução.

Ficamos maravilhados com eles, andando em fila indiana, passando por baixo das cerca, chamando seu companheiro com um som diferente. E como havia pingüins.

PINGUIM

dv00183.jpg

Depois que fotografamos, filmamos e quase ficamos congelados, entramos na cafeteria para um chocolate quente com nossa imbatível guia Susana.

Voltamos do passeio por volta dás 20:30 horas.

Gostamos tanto dos pingüins que queríamos ir a Isla Magdalena, onde a população dos pingüins é enorme, mas este passeio só é recomendado a partir do final de novembro, embora algumas agências inescrupulosas estivessem vendendo o passeio.

Estas agências também não garantiam a conclusão deste passeio, pois depende também das condições da maré. Isto quer dizer, você paga o passeio, toma o barco, e quando chegar em alto mar, se as condições para a descida até a ilha não estiver favorável, você vem de volta, sem ver os pingüins e sem o reembolso do pagamento( que era caríssimo P$ 32.000 por pessoa).

No jantar, fomos saborear o cordeiro patagônico, muito bom, mas ainda prefiro as empanadas…

cordeiro

Anúncios

Responses

  1. Olá !
    Eu vou para a Patagônia em outubro e queria saber se Punta Arenas realmente vale a pena. Como vou até Ushuaia primeiro e depois para Torres del Paine, estou na dúvida se paro em Punta Arenas e até se vou ou não por Porvenir. Vou pergar muito frio ? O sol se põe tarde em outubro ?
    Agradeço se puder ajudar.
    Obrigado.

  2. Olá, Guy Roberto,obrigado por visitar o meu blog. Outubro é um ótimo mês para você ir, quase não chove e as temperaturas são amenas para a região( variando de 2º a 9º C).
    Punta Arenas vale muito a pena, é uma bela cidade bem diferente de Puerto Natales que é muito bonita também. Em Punta Arenas tem um ótimo comércio com o horário de atendimento dás 9:30 horas ás 13:00 horas; e dás 15:00 horas ás 20:00 horas; além de uma ótima Zona Franca.
    O sol se põe em outubro por volta dás 20:00 hs.
    Não deixe de fazer os passeios da Pinguinera, Fort Bulnes e por mais estranho que pareça, o cemitério.
    Qualquer outra informação, se puder responder será um prazer.
    OBRIGADO novamente por sua visita e boa viagem!

  3. Olá, vou a Punta Arenas na primeira semana de Julho/2011. Sei que o período não é dos melhores mas não tenho alternativa senão ir no inverno mesmo. Sera que existe chance de se ver algum pinguin nessa época? Já sei que vou pegar frio e, com um pouco de sorte, neve também. Além da pinguinera de seno Otway tem algum outro passeio legal pra levar crianças por lá? também pretendo ir no paqrue Torres del Paine.
    Edgard

    • Olá Edgard,
      Que pena, este período será dificil encontrar pinguins, porque eles migram para águas mais quentes, como as nossas, principalmente para o litoral de Santa Catarina e Paraná, chegando até ao litoral paulista. Quem sabe vocês tem sorte e encontram algum retardatário:) Antes de ir ao Seno, pergunte se garantem a presença de pinguins, senão não vale a pena, já Isla Magadalena nem tente ir(só pelo fim de novembro) No inverno faz muuuuito frio, fomos em outubro e teve madrugada que a temperatura chegou a 0º C, com neve, mas quando acordamos já havia derretido:(
      Algumas ruas no inverno são fechadas e viram pista de patinação, as crianças irão gostar.
      Punta Arenas tem um museu de animas e aves empalhados muito interessante, é a fauna da região e podem conhecer todos que lá habitam. O Forte Bulnes também é legal.
      Não deixe de ir a Zona Franca para fazer compras.
      Em Torres del Paine tb faz muito frio e se tiver muita neve algumas trilhas do parque poderão ficar fechada por alguns dias.
      Este site pode esclarecer mais :-http://www.torresdelpaine.com/secciones/01/d/preguntas.asp
      Espero ter ajudado um pouco, qualquer dúvida pode perguntar.

  4. Estive lá em fevereiro e fiz outros caminhos lambém. Mas La pingüinera é sensacional mesmo. Olhes minhas fotos aqui:

    papa y niño
    • Que lindas suas fotos, Flávia!
      Obrigada por compartilhar estas fotos com a gente!
      Adorei!

  5. Olá, vou pra Puerto Natales no final de outubro, passando por Punta Arenas (parte da manhã) e gostaria de encaixar a visita à Pinguineira… vc sabe me informar se é possível conseguir este passeio por lá mesmo? Não ficarei hospedada em Punta Arenas, por isso minha dúvida, já que em todos os lugares que tenho pesquisado, vejo que é o pessoal do hotel que indica o passeio… Obrigada!

  6. Olá,
    Eu e minha esposa só podemos tirar férias em julho. Pensamos em fazer Ushuaia, Punta Arenas, Puerto Natales e El Calafate. Mas para cortar custos, pensamos agora em passar quase uma semana em Ushuaia. De cara, recebemos hoje a informação que não há pinguins em julho. Assim, vc acha que mesmo assim vale a pena, ou seja, além do centro de esqui, passeio de barco para ver os leões marinhos, comer bem, beber vinho, dá para curtir bastante? Ou vale mais diminuir as diárias e tentar ficar uns dois dias em Calafate para ver o Glaciar, apesar de não saber se dá para ir em julho? Ou ainda fazer Ushuaia com Punta Arenas? Agradeço qualquer dica.

    • Olá Colina,
      Em outubro de 2010 fomos para Ushuaia e Calafate, de avião e não de carro como pretendíamos(e ainda iremos)- Ver post rumo a Patagônia.
      Ushuaia é encantadora! Em outubro a temperatura estava, nos dias “mais quentes”, em torno de 9º.
      A cidade tem vários restaurantes e cafeterias.O comércio é muito bom, com preços excelentes para as roupas de inverno.
      Na rua principal há um outlet de roupas das marcas Columbia, North Face e similares, com preços melhores que os de Nova York.
      Ficamos uma semana, alugamos um carro e fizemos todos os passeios, ficou muito mais barato que táxi ou o preço dos tour das agências.
      O Glacial Perito Moreno em Calafate é imperdível, mas seria mais interessante ir entre os meses de outubro a março para fazerem a caminhada sobre o Glacial.
      Eu aproveitaria a valorização do real ante o peso argentino,curtiria Ushuaia e deixaria Punta Arenas para a próxima viagem.
      Na Argentina um ótimo lugar para ver pinguins é Punta Tombo, próximo a Puerto Madryn. Qualquer dúvida, por perguntar:)

  7. olá, vou para Punta Arenas em setembro. Ficarei meio periodo lá para fazer o traslado para Torres del Paines (tanto na ida quanto na volta). Vc tem alguma dica para fazer em Punta Arenas em meio período?
    obrigada
    Francis

    • Olá Francis,
      Não sei quanto tempo é este meio periodo que você vai ficar, mas acho que dá para aproveitar e conhecer em um meio período o centro da cidade, andar pelas praças e sentir um pouco de Punta Arenas, que é uma cidade maior que Puerto Natales; e em outro meio período(se o horário for favorável) pegar um táxi e conhecer a imensa zona franca.Boa viagem!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: