O Calafate é um arbusto verde com espinhos, que cresce em terras secas e ensolaradas, florescendo entre outubro e janeiro.
As flores são amarelos e as frutas azul-violetas e aparecem em fevereiro.
A história conta que havia um chefe aonikenk que tinha uma linda filha chamada Calafate do qual era muito orgulhoso. Ela possuía grandes e belos olhos de cor dourada.
Um dia passou pelo lugar um belo jovem selknam e eles apaixonaram-se perdidamente, embora sabendo que suas respectivas tribos não aceitariam esta união.
O amor foi mais forte que a razão e decidiram fugir para viver juntos. Alguém descobriu o plano e foram denunciados ao chefe aonikenk.
Este supôs que o espírito maligno de Gualicho se havia apoderado de sua filha incitando-a a unir com o inimigo de sua tribo. Furioso, recorreu ao shamã da tribo para frustrar a fuga de Calafate. Ele a enfeitiçou transformando-a em um arbusto, porém permitiu que seus lindos olhos contemplassem o lugar que a viu nascer.
Assim, o Calafate a cada primavera se cobre de flores amarelo ouro, que são os olhos da jovem aonikenk.
O joven selknam jamais pode encontrar a sua amada e depois de buscá-la por muito tempo, morreu de solidão.
O shamã, arrepentido do mal que havia causado, fêz que as flores do Calafate ao cair, se transformassem em um delicioso fruto de cor púrpura que é o coração da linda jovem aonikenk.
Todos os que comem o fruto do Calafate, também ficam apaixonados por ele, como ocorreu com o jovem selknam, e embora morem longe são atraídos à aquela região.
Adorei a história, as blores são de uma beleza rara e os frutos a sua cor é linda espero que o sabor tambem o seja. Gosto de saber coisas sobre a Patagónia, acho a sua beleza uma das mais lindas da terra.
Margarida Simão
By: Margarida Simão on março 27, 2009
at 7:26 pm
Calafate vem de calafetar que em português significa tapar fendas. Os navegadores portugueses tinham de calafetar os barcos que permanentemente deixavam entrar agua e usavam um betume. Fernão de Magalhães – o português que descobriu a passagem do Atlântico para o Pacífico e o primeiro europeu a pisar a Terra de Fogo, teve de calafetar os barcos na zona do actual estreito de Magalhães e já não tendo mais betume, utilizou o fruto de um arbusto muito abundante no local. Esse fruto passou a chamar Calafate porque servia para calafetar e a terra passou a chamar-se El Calafate.
By: antonio matos on dezembro 29, 2019
at 9:35 am
Muito interessante! Adorei saber desta história! Obrigada!
By: lobusdaestepe on janeiro 2, 2020
at 10:22 pm