Publicado por: lobusdaestepe | março 15, 2008

A lenda do Calafate

flora-flor-calafate-01.jpg

 

 

O Calafate é um arbusto verde com espinhos, que cresce em terras secas e ensolaradas, florescendo entre outubro e janeiro.

As flores são amarelos e as frutas azul-violetas e aparecem em fevereiro.

A história conta que havia um chefe aonikenk que tinha uma linda filha chamada Calafate do qual era muito orgulhoso. Ela possuía grandes e belos olhos de cor dourada.

Um dia passou pelo lugar um belo jovem selknam e eles apaixonaram-se perdidamente, embora sabendo que suas respectivas tribos não aceitariam esta união.

O amor foi mais forte que a razão e decidiram fugir para viver juntos. Alguém descobriu o plano e foram denunciados ao chefe aonikenk.

Este supôs que o espírito maligno de Gualicho se havia apoderado de sua filha incitando-a a unir com o inimigo de sua tribo. Furioso, recorreu ao shamã da tribo para frustrar a fuga de Calafate. Ele a enfeitiçou transformando-a em um arbusto, porém permitiu que seus lindos olhos contemplassem o lugar que a viu nascer.

calafate

 

Assim, o Calafate a cada primavera se cobre de flores amarelo ouro, que são os olhos da jovem aonikenk.

O joven selknam jamais pode encontrar a sua amada e depois de buscá-la por muito tempo, morreu de solidão.

O shamã, arrepentido do mal que havia causado, fêz que as flores do Calafate ao cair, se transformassem em um delicioso fruto de cor púrpura que é o coração da linda jovem aonikenk.

.fruto calafate

Todos os que comem o fruto do Calafate, também ficam apaixonados por ele, como ocorreu com o jovem selknam, e embora morem longe são atraídos à aquela região.


 


Responses

  1. Adorei a história, as blores são de uma beleza rara e os frutos a sua cor é linda espero que o sabor tambem o seja. Gosto de saber coisas sobre a Patagónia, acho a sua beleza uma das mais lindas da terra.
    Margarida Simão

  2. Calafate vem de calafetar que em português significa tapar fendas. Os navegadores portugueses tinham de calafetar os barcos que permanentemente deixavam entrar agua e usavam um betume. Fernão de Magalhães – o português que descobriu a passagem do Atlântico para o Pacífico e o primeiro europeu a pisar a Terra de Fogo, teve de calafetar os barcos na zona do actual estreito de Magalhães e já não tendo mais betume, utilizou o fruto de um arbusto muito abundante no local. Esse fruto passou a chamar Calafate porque servia para calafetar e a terra passou a chamar-se El Calafate.

    • Muito interessante! Adorei saber desta história! Obrigada!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: