Publicado por: lobusdaestepe | julho 7, 2008

Comidas e outras cositas


Além do tradicional assado de cordeiro patagônico, os pratos típicos da região são aqueles à base de frutos do mar, mariscos como os locos, as cholgas e os mejillones, a centolla (caranguejo gigante), os ouriços, o salmão, o congrio e o típico curanto, um delicioso cozido que mistura frutos do mar, carne de frango e de ovelha, batatas e  verduras.

Curanto

Congrio           CentollaCentolla

CHOLGAS

A ensalada chilena é feita com tomates e cebolas e é tradicional o uso do abacate, chamado de palta, não com açúcar como no Brasil mas sim temperado com sal e pimenta, misturado na salada ou junto com o recheio de sanduíches. 

As frutas locais são o calafate e o ruibarbo, com as quais são elaboradas deliciosas geléias.

Ruibarbo

Calafate

Geléias

Quando tiver que fazer passeios de dia inteiro, uma dica é adquirir o “lanche box” nos supermercados.

Esteja sempre prevenido com um bom par de botas e roupas que protejam contra frio, chuva e vento, já que a proximidade do pólo proporcionam a formação de grandes ventos, em especial na faixa costeira, ocasionando bruscas mudanças nas condições do tempo e na temperatura.

Filtro solar e óculos com proteção UV são essenciais nesta região que fica sob uma das maiores falhas na camada de ozônio da Terra.


A região de Magallanes apresenta setores climáticos diferentes, um de cada lado da Cordilheira dos Andes, sendo o vento uma constante, particularmente na costa.

Do lado chileno o clima é classificado como oceânico frio, com níveis de chuva que alcançam os 2.500 mm anuais.

As máximas e mínimas no verão variam entre 13ºC e 5ºC, respectivamente,enquanto no inverno variam entre 8ºC e -2ºC. Do lado argentino a quantidade de chuva é bem menor, em torno de 450 anuais, com temperaturas levemente superiores ao Chile.

Em Punta Arenas a temperatura média anual é de 6,5ºC e a principal característica climática da região é o grande contraste entre a duração dos dias no verão – aproximadamente 18 horas – e no inverno, quando a média chega à apenas 8 horas.


Se você estiver viajando no verão terá muito tempo para passear, pois o dia mais longo do ano, no mês de janeiro, possui a duração de 18 horas. Só não esqueça que os serviços não acompanham o mesmo horário da luz solar.

Uma festa típica da região é o Carnaval de inverno, o qual se realiza no final de semana mais próximo do dia 21 de junho e celebra o início do inverno e a noite mais curta do ano.

É uma tradicional festa com a participação de carros alegóricos e bandas que cruzam as ruas da cidade.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: