Publicado por: lobusdaestepe | setembro 20, 2009

AURORA BOREAL

aurora-boreal

Um dos meus sonhos é ver uma aurora boreal.

Quando era pequena achava que o sol de meia noite e aurora boreal eram a mesma coisa.

auroraboreal4 A Aurora Boreal é um fenômeno muito distinto do Sol da Meia-noite, embora ambos estes  espetaculares fenômenos naturais sejam visíveis apenas nos céus do Norte.

 

 

 

Na Lapônia, a Aurora Boreal ocorre 200 dias por ano, embora não seja sempre visível e nunca o seja durante a época do Sol de Meia-noite (no Verão).

 

A aurora boreal foi assim denominada pela primeira vez por Galileu Galilei, que  deu este nome  em honra da deusa do amanhecer, a deusa Aurora e do titã Boreas, que representava os ventos.
A aurora, pode ser chamada de boreal ou austral caso aconteça no Polo Norte ou no Polo Sul.

aurora_boreal10

Este fenômeno ocorre devido ao choque entre o vento solar e os átomos que constituem a nossa atmosfera, mais concretamente, o oxigênio e o nitrogênio.

Quanto mais intenso é o magnetismo terrestre, maior a aceleração das partículas e maior o impacto, logo maior é a aurora (uma vez que as zonas com o magnetismo mais forte são precisamente os polos, é natural que seja aí que ocorram estes fenômenos).

Como estes choques produzem radiações em diferentes comprimentos de onda, originam assim as diferentes cores que nós podemos observar.(Dados extraídos da Wikipédia).

auroraboreal3A aurora boreal pode observar-se também na Europa, nos países mais a Norte como na Finlândia , Noruega, ou ainda na Nova Zelândia e na Austrália.

Pode-se reproduzir uma aurora boreal em laboratório, artificialmente, obrigando os átomos a chocarem uns contra os outros. Esta experiência já foi realizada diversas vezes.

aurora boreal5

As auroras podem se extender por mais de 2000km e ter diferentes formas: podem assumir a forma de um arco luminoso, de uma faixa, de um véu ou ainda de uma mancha.
Acontecem sempre por volta dos 100km de altitude.
Ocorrem geralmente ente Setembro e Outubro ou de Março a Abril.

Ao contrário da água em estado líquido, a aurora não é algo que ocorra exclusivamente na Terra.

Podemos observar auroras em Júpiter, Saturno, Marte e Vênus.

Na imagem abaixo podemos observar uma aurora em Júpiter.

aurorajupiter

Os asiáticos acreditam que quem tenha visto a Aurora Boreal viverá feliz o resto da sua vida.

Especialmente, acredita-se que seja uma fonte de fertilidade.

Abaixo transcrevo um post da jornalista Claudia Carmello :

É tempo de ver a Aurora Boreal

Essas luzes coloridas que ficam dançando no céu negro rolam em vários países do norte, de setembro a abril. É preciso ir longe, mas nem tanto. Canadá, Escandinávia, Rússia, todos têm as Luzes do Norte.

Não tem muito como prever em que noite ela vai acontecer – o que gera uma ansiedade louca nos turistas -, mas noite de muito frio, céu bem preto e sem nuvens é um bom sinal. Perto da meia-noite é o horário.

Parece mágica, mas é só um fenômeno ótico. É como um “choque” no céu. Uma colisão do campo magnético da Terra com partículas elétricas vindas dos ventos solares. Em resumo: se quem tomar o choque forem as partículas de oxigênio, o céu fica verde. Se forem de nitrogênio, vermelho/lilás. As luzes dançam porque… são luzes – pense na chama de uma vela. É mais ou menos isso.

auroraboreal1Vai passar o ano novo num país do norte?

Então descubra a latitude e longitude do lugar – o Google Earth faz isso –, e coloque-as nesse site :- http://sprg.ssl.berkeley.edu/htbin/forecast/AuroralKp.pl da Universidade de Berkeley, que faz uma espécie de previsão meteorológica do fenômeno.Você põe lá as coordenadas, e ele te diz se você tem ou não chance de ver a Aurora, e se é pra olhar o céu pro Norte ou pro Sul.

Deu vontade? Preparei  uma listinha dos lugares mais legais pra ver essa mágica (ainda é tempo de se planejar, na verdade: de fevereiro a abril ela é até mais freqüente):


1- Groenlândia
A capital, Nuuk, no sudoeste, é um bom lugar. Uma lenda do povo nativo, os Inuits, diz que quando as luzes dançam no céu é porque os mortos estão jogando futebol com crânios de morsa. (Hahahahaha, muito bom!). Ainda hoje algumas tribos de lá acham que a criança que nasce numa noite dessas vai ser um ás da inteligência.

2- Islândia
A terra da Björk (nesse caso, eu não acredito em coincidência) é toda esquisita – tem, não só a Aurora, mas terremoto, vulcões ativos, gêiseres, campos e até praias de lava preta. Tem tanta coisa pra ver lá que mesmo se você não conseguir ver as luzes, não vai sair aborrecido – mas na capital, Reykjavík, elas acontecem, sim.

3- Alasca
A província do Interior, bem no meio do Alasca, onde fica Fairbanks, a maior cidade, e o pico mais alto da América do Norte, o Mt. McKinley (6194 metros), é o melhor lugar pra ver a Aurora.

4- Canadá
Nos estados do extremo norte, seja a leste, em Nunavut, ou no oeste, em Yukon, dá pra ver as Luzes do Norte em muito lugar. Mas cuidado que o Canadá vai mais longe do que você pensa – em lugares como Pond Inlet, lá no finzão do país, não dá pra ver Aurora, não. A cidade tá tão no norte, que até já passou do cinturão magnético.

5- Finlândia
Na Lapônia, no norte do país, a Aurora chega a aparecer até 200 vezes por ano. Se não agüentar tanto frio, dá pra vê-la até na capital, Helsinki, em áreas menos iluminadas – mas só umas 20 noites.

auroraboareal2

Olhe este video fantástico  que um passageiro de avião fez durante as 11 horas de voo de São Francisco a Paris , com a câmera digital.

SF to Paris in Two Minutes from Beep Show on Vimeo.


Anúncios

Responses

  1. Tenho o mesmo sonho, e espero realizá-lo nos próximos 2 anos.. quem sabe né rsrs.. parabens pelo blog.

    • Olá Daniel!
      Obrigada pela sua visita.
      Tenho certeza que vamos conseguir realizar este sonho, por isso o tema do blog é “Seja qual for o seu sonho – comece. Ousadia tem genialidade, poder e magia.” – Goethe”.

  2. hum….. meu maior sonho é poder ver e tambem ‘sentir’ a aurora boreal….. eu fiz uma pesquisa cheia de imagens da aurora pra mim e tb sempre entro em sites para deslumbrar esse fenomeno… baixei o video do planeta extremo sobre a aurora boreal e assisto toda semana!! sempre manterei esse sonho ate poder realiza-lo… parabens pelo blog … lindas imagens…

    • Olá Brenda, se puder, mande o link do video. Obrigada pela mensagem, volte sempre!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: