Publicado por: lobusdaestepe | fevereiro 13, 2010

MENDOZA X SAN RAFAEL

Terra do bom sol e do bom vinho

Situada ao pé da Cordilheira dos Andes e no meio da principal zona vinícola do país, Mendoza é a metrópole da região de Cuyo.

Por isso, contrasta com a singela San Rafael.

Não que não seja bonita, pelo contrário, é uma grande cidade que conseguiu apesar da escassez de água, preservar o verde.

As ruas são extremamente arborizadas formando verdadeiros “túneis” de árvores.

Situada em uma planície desértica, a inteligente utilização dos recursos naturais, como a água do degelo,  permitiu a seus habitantes dar forma a uma terra de grande atrativo e fertilidade em meio de um ambiente árido.

Junto ao meio fio das calçadas, existe canaletas próprias para receber a água do degelo.

As “acéquias” são canais a céu aberto existentes ao longo de todas as ruas da cidade de Mendoza, com finalidade de irrigação de árvores, solo e plantas em geral. Como já havia explicado anteriormente, a cidade foi desenvolvida em uma região de clima desértico, onde a chuva é um acontecimento raro. A água que abastece a cidade vem do derretimento de gelo da montanha e é distribuída a população através de grandes canais e das “acéquias”.

Quando forem visitar Mendoza: “CUIDADO COM AS ACÉQUIAS!”

É comum turistas se machucarem(cairem) dentro delas……

Além de ter um grande  desenvolvimento comercial, industrial e cultural, Mendoza é centro de turismo na região da cordilheira andina e do monte Aconcágua, e rota imperdível dos vôos entre Buenos Aires e Santiago de Chile.

Mendoza  está bem preparada para o turismo ecológico e natural, como   trekking, esqui, rafting, montanhismo e safaris fotográficos.

Suas amplas ruas arborizadas, suas características acéquias e seus parques e praças bem conservados, entre eles a Praça Independência, contribuem a uma imagem de limpeza e cuidado que não tem comparação em todo o país.

La Alameda é uma das avenida para pedestres mais conhecidas.

Havia muito o que conhecer, por isso vamos ter que voltar com calma, se possível no inverno, para aproveitarmos as estações de esqui, bem mais em conta que as de Bariloche.

Por exemplo, precisamos conhecer a  Basílica San Francisco, ir a Termas de Villavicencio, a Los Penitentes, Puente del Inca, a Uspallata, subir no mirante do Aconcágua  e se possível ir até Santiago por los caracoles

O ACONCAGUA- “SENTINELA DE PEDRA”, é o mais alto pico da América do Sul, com 6.959 m e pode ser visto indo pelo Valle de los Horcones . Ao norte, a estátua do Cristo Redentor marca o Paso de la Cumbre e o túnel que leva a Chile.

Os produtos mendoncinos que são vendidos  para os turista são: gravatas, xales, mantas. colchas, peles e coxins de couro de ovelha e vinhos.

Como já  tínhamos ido a vinícola em San Rafael e neste ponto da viagem o cansaço já estava começado a bater, não fomos visitar nenhuma vinícola.

É bom separar um dia  para conhecer algumas das centenas de fincas que existem por lá.

Aqui vai um pequeno apanhado de algumas:-

1 – Finca Flichman :  tem um tour tradicional e bastante informativo com degustações incluídas
2 – Finca La Linda :  vinícola bastante popular e com um museu sobre a história do vinho .
3 – Família Zuccardi : esta é imperdível. O tour passa pela linha de produção e você pode experimentar vinhos diretamente dos barris e com explicações sobre como se chegou ao corte.  Tem ainda uma  loja  e um restaurante .
4 – Norton : vinícola grande e conhecida com um tour em que carrinhos de golfe te levam até as videiras para explicação sobre todo o processo de crescimento das uvas.
5 – Catena Zapata : a construção é em formato de pirâmide e somente o lugar já valeria a visita como se ela não fosse a incomparável Catena Zapata.
6 – Ruca Malen : uma vinícola artesanal ( boutique) com um restaurante  charmoso.

A maioria das vinícolas ficam nos arredores, em subúrbios ou pueblitos como Lujan de Cuyo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: