“Nós ossos que aqui estamos pelos vossos esperamos”, diz o letreiro sobre a cripta.
Monges envolvidos na contrarreforma católica se empenharam em simbolizar a transitoriedade da vida.
Para isso, forraram as paredes da nave da capela com ossos de 5 mil pessoas.
Capela da ordem terceira de São Francisco, tem um altar com talha dourada .
Évora, capital do Alentejo, formou-se a partir de uma colcha de retalhos que atravessou os tempos.
A cidade tomou o corpo que tem hoje com pedaços de tecido de origem romana, moura e cristã, em que foram bordados templos, muralhas e igrejas.
O resultado final é um caldeirão de ideias e monumentos, acompanhados por apenas 50 mil habitantes,mas com uma população bem jovem, pelo menos foi o que vimos, devido as universidades.
Todos devidamente orgulhosos de poder morar dentro de um consagrado Patrimônio da Humanidade
Em Évora,não deixe de conhecer o pão de rala, só encontramos lá.
Diz a lenda que durante o seu curto reinado, visitou Évora o jovem rei D.Sebastião, tendo-se acolhido às freiras Xabreganas do Convento de Santa Maria do Calvário.
À chegada do régio senhor, cansado das durezas da viagem e do calor que fazia, um valido real encarregado do protocolo, lembrou a Madre Abadessa da necessidade de oferecer um refrigério ao real hóspede.
A monja, que há muito esperava em vão a ajuda do Paço para a sobrevivência do pobre convento, retorquiu que só havia uns “pães ralos”, azeitonas e água; era o que havia e foi o que veio. O monarca comeu e apreciou.
De volta a Lisboa, despachou uma recompensa em benefício do convento.
Em agradecimento, a criatividade monástica retribuiu com esta doce alegoria conhecido por Pão de Rala, que fez as delícias do rei e também de todos nós.
Se visitar Évora não esqueça que é aqui que pode e deve provar esta maravilha.
O melhor é o produzido por Maria Ercília Zambujo na Pastelaria Conventual Pão de Rala situada na parte baixa da cidade, Rua de Cicioso. Ou pode fazê-lo assim:
Ingredientes:
20 Gemas
500 gr de Açúcar
3 dl de Água
500 gr de Amêndoa pelada e ralada
raspa de 1 Limão
1 chávena de (chá) de Doce de Chila
1 chávena de (chá) de Fios de Ovos
1 chávena de Chá) de Ovos Moles
Preparação:
Leve ao lume o açúcar com os 3 dl de água e deixe fazer ponto de fio (105ºC).
Junte a amêndoa ralada até obter um preparado espesso.
Retire do lume e junte as 20 gemas e a raspa do limão, mexendo muito bem.
Leve novamente a lume brando mexendo sempre para não queimar, e deixar espessar um pouco.
Retire do lume, deixe arrefecer e estenda a massa de maneira a formar uma rodela, no meio da qual se colocam fios de ovos e chila previamente misturada com os ovos moles.
Puxa-se a massa de forma a cobrir o recheio e a dar a forma de pão ao preparado.
Leva-se a forno brando ( 180-190ºC) em tabuleiro untado e forrado com papel vegetal durante 30/35 minutos. Deve ficar levemente tostado, como um pão.
Retira-se do tabuleiro só depois de frio, e polvilha-se com açúcar em pó, dando o aspecto de farinha.
Notas:
A Amêndoa a usar não é nem moída nem granulada, sim um pouco esmagada. Como à venda só existe normalmente uma variedade demasiado fina, quase como farinha, e outra em que há muitos grãos grossos, costumo comprar essa mais grossa, passo-a por uma peneira média e depois esmago os grãos mais grossos com um rolo de pedra, sobre a bancada. Dá uma consistência final perfeita.
Os fios de ovos são algo trabalhosos de fazer e necessitam de um instrumento específico, a fieira, que não é comum nas cozinhas caseiras. O Doce de Gila dá realmente muito trabalho e leva muito tempo a fazer, mas qualquer destes ingredientes se pode adquirir pronto e facilitar muitíssimo a confecção do Pão de Rala
fonte:comidas caseiras.blogspot.com
A Confeitaria é pequena, mas tem cada doces, um mais gostoso que o outro.
Ah, tem também a Sericaia.
Tive o privilégio de comer esse pão é maravilhoso..
.
By: Eloisa Ramirez on novembro 8, 2014
at 1:58 pm
É um privilégio mesmo Eloisa.bjs
By: lobusdaestepe on novembro 8, 2014
at 10:10 pm
Boa tarde, pode-me informar ou fornecer qual a receita da massa que utilizam para confecionar esta maravilhosa iguaria?
By: Alice silva on maio 13, 2022
at 11:54 am
Oi, tenho esta receita, mas confesso que nunca fiz.
Pao de Rala
Massa
500 gr de açúcar
7 unidades de gema de ovo
500 gr de amêndoas (metade sem casca)
250 ml de água
1 colher (sobremesa) de farinha de trigo para polvilhar
Recheio
300 gr de fios-de-ovos
400 gr de açúcar
12 unidades de gema de ovo
300 ml de água
1 fatia de casca de limão
Montagem
1 unidade de gema de ovo
1 colher (sopa) de leite
Massa
1. Moa bem as amêndoas (com e sem casca), misturadas.
2. Ferva a água com o açúcar por cerca de 15 minutos.
3. Junte as amêndoas, mexa bem e deixe ferver mais 3 minutos.
4. Retire do fogo.
5. Enquanto isso, bata bem as gemas em uma tigela.
6. Adicione as gemas à calda de amêndoas, misturando bem.
7. Sem parar de mexer, leve ao fogo novamente, até engrossar.
8. Transfira para uma forma e deixe esfriar.
Recheio
1. Em uma panela, leve ao fogo a água, o açúcar e a casca de limão, até o açúcar se dissolver completamente.
2. Separadamente, bata bem as gemas.
3. Adicione a calda nas gemas, mexendo sempre, e volte para o fogo baixo.
4. Cozinhe até engrossar, sem deixar ferver e mexendo sem parar.
5. Retire do fogo (se quiser, coe em uma peneira de alumínio) e deixe esfriar.
6. Misture os fios de ovos e reserve.
Montagem
1. Polvilhe farinha na bancada, e estenda metade da massa, formando um círculo.
2. Coloque o recheio no centro, dobre as bordas para cima e pincele com a gema misturada com o leite.
3. Estenda o restante da massa por cima, polvilhe com bastante farinha e pressione as laterais para colar uma massa na outra.
4. Leve ao forno pré aquecido (cerca de 180º), em forma untada e enfarinhada, por cerca de 40 minutos, ou até que fique douradinho.
5. Espere esfriar para servir, bom apetite
By: lobusdaestepe on maio 14, 2022
at 8:43 pm
Muito obrigada, foi muito gentil da sua parte. Vou experimentar um dia destes, esta maravilha.
By: Alice silva on maio 16, 2022
at 11:53 am