Publicado por: lobusdaestepe | maio 20, 2011

Viseu – entre Aveiro e a Serra da Estrela-Celorico da Beira

Location of the District of Viseu

Image via Wikipedia

Próxima parada seria Aveiro, uma linda cidade a beira mar, com muitos canais, conhecida como a Veneza Portuguesa, porém como estava chovendo muito, achamos melhor seguirmos para Viseu e lá fazer base para visitar a Serra da Estrela.

Situada no meio caminho entre o Porto e Coimbra, o distrito de Viseu fica na sub-região Dão-Lafões, com  uma paisagem  de  muitos pinhais, rios  e alguns dos mais famosos vinhedos do país.

Ao longo da fronteira do distrito encontra-se a Serra do Caramulo, uma cordilheira com 1075 metros de altitude conhecida pela sua água de nascente, pelas pitorescas aldeias de xisto e pelo seu mel dourado.

Nos dias mais límpidos, pode subir o Caramulinho – o pico mais elevado da serra – e admirar as vistas panorâmicas sobre a distante Serra da Estrela.

Viseu é a cidade natal de um dos maiores pintores portugueses do século XVI,  Vasco Fernandes, conhecido como Grão Vasco.

O Museu Grão Vasco, que ocupa o Paço Episcopal, exibe algumas das suas melhores obras.

A cidade também tem muitas igrejas, conventos e capelas.

No centro histórico  de Viseu, temos o Adro da Sé, catedral  que se impõe no centro da praça.

Ccom paredes de pedra, nave gótica e duas belas torres do século XVII. Em frente, fica a Igreja da Misericórdia, construída no século XVIII em estilo rococó, com fachada pintada de branco e acabamento de pedra

foto do panoramico

Ela é famosa pelo seu vinho, do Dão,vinho  este é muito saboroso .

A Cava do Viriato é um parque pentagonal que teria sido o campo militar do líder lusitano Viriato – um guerreiro lendário que protegeu Viseu dos invasores romanos.

Sé Catedral de Viseu
A catedral do século XIII é um dos monumentos mais antigos  e a principal atração da cidade de Viseu .  Ela tem dois claustros, um deles renascentista e no piso superior tem o Museu de Arte Sacra.

Igreja da Misericórdia
Esta igreja rococó está situada num ponto elevado em relação à cidade, no Adro da Sé, onde poderá admirar as vistas fabulosas sobre Viseu. Muitas vezes comparada a um solar tradicional, esta igreja do século XVIII impõe-se entre os edifícios de granito que a rodeiam (o Museu Grão Vasco e a Sé Catedral), com as suas paredes caiadas, as bonitas torres sineiras e as esculturas intrincadas na fachada e no interior.

Santuário de Nossa Senhora dos Remédios
O Santuário de Nossa Senhora dos Remédios atrai inúmeros visitantes, seja para oração ou por mera curiosidade. Possui uma escadaria com mais de 600 degraus e foi construída entre 1705 a 1905.

A cozinha na região é riquíssima.

O restaurante – Casa Arouquesa,  serve apenas dois pratos, a vitela grelhada e a vitela assada ao forno; e  o Clube dos Caçadores, em Lordosa,  serve receitas como arroz de lebre, pato selvagem com pinhões, torta de perdiz, bifinhos de veado na brasa, perna de javali…

Quando chegamos fomos no centro procurar hotel e encontramos este simpático hotel, porém quando fomos visitar, achamos um pouco “pesado”, muito antigo , bem conservado, mas  lúgrube.
Tivemos sorte, logo depois, na parte nova da cidade, encontramos um ótimo hotel , bem localizado, limpo e barato.

Hotel Durão,  nome não  muito simpático para nós brasileiros, mas o hotel é bem confortável.

A diária era 49 euros . Hoje pesquisei no Trivago  e o melhor preço achado foi pelo Booking 54 euros.

Se não estivesse chovendo na Serra da Estrela, poderíamos ter feito um bate e volta excelente.

Celorico da Beira, na Serra da Estrela, tem alguns dos melhores e mais autênticos embutidos e defumados do país, como chouriços, presuntos, e também a carne de cabrito, os doces conventuais e tantas outras delícias, além do venerado queijo de ovelha.

No inverno, há neve  e no verão, há montanhistas e praticantes de voo livre,sendo este o período ideal para apreciar o famoso queijo da serra, que está em seu momento perfeito de maturação.
O queijo é feito exclusivamente com leite cru de ovelha bordaleira raça que tem  teor de gordura mais alto, o que influi  no resultado final. O leite é coalhado de usando a flor do cardo(uma planta parecida com alcachofra).
Celorico da Beira é uma das cidades da Serra da Estrela  com melhor infraestrutura para receber os visitantes que querem se aventurar por essas que são as montanhas mais altas de Portugal, aliás tem um conhecido nosso que mora aqui no Brasil, mas possui uma Quinta onde fabrica o delicioso queijo(para o meu paladar, não são todas as pessoas que apreciam), infelizmente não podemos ir, como já disse devido ao mau tempo,mas fica para a próxima…

Depois conhecendo Aveiro, vimos que a cidade lá era mais acochegante que Viseu.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: