Publicado por: lobusdaestepe | maio 26, 2011

Aveiro, eu fui!!!!

Em janeiro de 2010 descobri  Aveiro através de informações de nossa correspondente.

Fiz um post sobre a cidade, relatando sobre o ótimo Hostal Aveiro onde ficaram.

Fiquei apaixonada pelo seu relato e prometi a mim mesma que este era um local que iria conhecer .

Além da festa de São Gonçalo, comemorada no dia 10 de janeiro, com a distribuição das cavacas, Aveiro tem muito mais.

Igreja de São Gonçalo

No centro-norte de Portugal, partindo de Viseu,   em direção ao litoral, chegamos a Aveiro, terra dos ovos moles.

Aveiro, Viseu e Celorico da Beira  estão perfeitamente alinhadas, formando uma reta imaginária ligando três pontos: Aveiro, na Beira Litoral, lugar de famosos doces, barcos coloridos e salinas; Viseu, na Beira Alta, centro da região produtora de vinhos do Dão, e Celorico da Beira, na Beira Interior, capital do queijo da Serra da Estrela.

Ovos moles

Teriam sido as freiras da Ordem das Carmelitas as criadoras dos ovos moles de Aveiro.

Há quem diga que a receita também leva arroz ou farinha deste cereal, mas os fabricantes juram que não, que o sabor e consistência da pasta vêm apenas de açúcar e ovo.

O segredo seria a qualidade do ovo,(tem uma fabricante que coloca na caixa que os ovos são produzidos por galinhas felizes:) ) a temperatura de cozimento e a forma de misturar a massa no fogo.

Além de delicioso, o doce, o primeiro a ser reconhecido como Indicação Geográfica Protegida em Portugal, é lindo.

Uma das várias docerias de Aveiro

Vem servido em pequenas barricas de madeira pintada à mão com motivos regionais, ou, ainda, envolto numa espécie de hóstia, em formatos variados, como conchas, plantas ou animais.

Comemos os  ovos moles  em várias pastelarias para verificar se havia diferença, porém foi mínima.

Fomos até no Supermercado Pingo de Ouro, ali no centro, e compramos uma caixa de ovo moles , estes não tão frescos, mas ainda assim saborosos.

aveiro doces

Além dos ovos moles, doce que é mais famoso que a cidade, há os passeios pelas rias nos tradicionais moliceiros; o Mercado do Peixe que abastece os restaurantes locais com pescados sempre frescos; a vila litorânea de Costa Nova e suas lindas casinhas pintadas com listras brancas e coloridas, geralmente em tons de azul, verde ou vermelho.

moliceiros

O segundo programa clássico de Aveiro, depois de comer ovos moles, é passear pelas rias a bordo dos moliceiros, os tradicionais barcos a vela coloridos, que eram usados para pegar um tipo de alga chamado moliço, aproveitado na fertilização de lavouras.

No centro,em frente para o canal,  zarpam os barcos para os passeio, barcos a vela coloridos, que eram usados para pegar um tipo de alga chamado moliço, aproveitado na fertilização de lavouras, a um pulo está o  Mercado do Peixe ,vários restaurantes e alguns bares.

Bastam poucos minutos de caminhada pela cidade para se perceber o quanto é eclética a arquitetura de Aveiro.

Podemos ver alguns prédios antigos, construídos até o século XVI, com fachadas em azulejos, período áureo da cidade, antes de o porto ser assoreado.

Há também muitas construções no estilo art nouveau, e outras seguindo a linha neoclássica, como o Hotel Arcada, endereço famoso da cidade, também com vista para o Canal Central.

No fim de tarde é a melhor luz do dia, porém como o tempo estava instável, aproveitamos a estiagem e compramos nossas passagens  na loja oficial dos moliceiros, em frente a Ria.

Há vários tipos de passeios : um pela cidade de 45 minutos, circulando pelos canais que cortam Aveiro, que foi o que fizemos.

O roteiro das ilhas, com cerca de uma hora e meia de duração, que passa pelos casarios graciosos da cidade  e entrar em um ambiente mais  selvagem, com muitas revoadas de pássaros, como garças brancas e patos, navegando junto a pântanos repletos de flamingos , onde pode  avistars salinas.  Na volta, passa pelo porto, e o roteiro das praias, que dura até quatro horas, percorrendo as rias e chegando aos vilarejos litorâneos, como Costa Nova.

A  vila de Costa Nova é uma espécie de restinga, entre a ria e o Oceano Atlântico, um vilarejo de pescadores com lindas casas coloridas.

No verão o lugar fica cheio, com muitos jovens que montam barracas em alguns dos vários campings do lugar, também famoso pelos bons restaurantes de mariscos.

O Mercado do Peixe, merece ser visitado, com  bancadas repletas de pescados frescos e no  andar de cima há um restaurante, com paredes envidraçadas que descortinam uma bonita vista do casario da cidade.

O Museu de Aveiro, que funciona no Antigo Mosteiro de Jesus ,reúne peças históricas e artísticas, com coleção variada, que vai desde pinturas primitivas portuguesas até documentos e manuscritos, além de ourivesaria, porcelanas, cerâmicas e artigos arqueológicos.

No centro, ficam também o Paço do Concelho, a prefeitura da cidade, que tem colunas toscanas,as igrejas da Misericórdia e das Carmelitas e a Catedral de São Domingos, chamada de Sé, pequenina, mas linda.

Ali perto fica Vista Alegre, famosa pelas cerâmicas, que são encontradas nas lojas de artesanato da região.

A fábrica, inaugurada em 1824,com cerca de mil trabalhadores, tem um centro de visitantes bem estruturado, com museu, capela e loja. É possível fazer um passeio guiado pelas instalações para acompanhar todo o processo de produção das peças, em cerâmica, cristal e vidro.

Aveiro está a apenas 60 km de Coimbra, ao Sul, e a 75 km da cidade de Porto, ao Norte.

Shopping de Aveiro, no centro da cidade

Aveiro é um lugar perfeito para se passar um dia, dois e até  morar.

Interior da Igreja de Gonçalo

Há uma população jovem(pelo menos foi o que vimos) lindíssima. Tirando Praga, acho que nunca  tínhamos visto tanta gente bonita por m².

Amei Aveiro!!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: