Publicado por: lobusdaestepe | junho 18, 2011

O que é necessário para o tirar o visto para EUA

A melhor lembrança que tenho dos EUA é o bolo de chocolate!!!(imagem de serge birault)

Se está pretendendo ir para os Estados Unidos, é bom se programar…

Até que a liberação do visto não surge, vai aí algumas dicas, conforme me solicitaram.

Você pode até contratar um despachante para antecipar o visto e preencher os documentos, mas dá para contratar apenas esta parte, porque o resto tem que ser feito pessoalmente.( Estão cobrando uma média de R$ 200,00- março de 2012)

A partir de 7 de maio serão abertos centros de Atendimento ao Solicitante de Visto (Casv) em Brasília, Belo Horizonte, Recife, Rio de Janeiro e  São Paulo.  O serviço estará disponível também aos domingos.

Nesses centros serão coletados os dados biométricos do solicitante antes do comparecimento a um dos consulados em São Paulo, Rio de Janeiro e  Recife e na Embaixada dos Estados Unidos em Brasília.

Ou pode entrar no próprio site de agendamento e pedir uma solicitação de emergência, mas não vale para vistos de turismo.

Para pessoas de  até 15 anos de idade ou a partir dos 66 anos de idade, podem se beneficiar de alguns dos programas de vistos.

Para isso deve acessar esse link e descobrir os procedimentos.

Uma das grandes vantagens e a possível isenção de entrevista e programas para menores.

Atualização:

Após  preencher o formulário DS-160, disponível no site https://ceac.state.gov/genniv/. (v. post passo a passo), você deve efetuar  o pagamento da taxa, que agora  é  a única taxa, não há mais cobrança separada para agendamento ou envio do passaporte.

O pagamento é de US$ 160(consulte os demais tipos nesta página).

O pagamento pode ser feito com cartão de crédito pelo site do agendamento, por telefone, em dinheiro em qualquer agência do Citibank ou por boleto bancário.

O próximo passo é o agendamento da entrevista.

A entrevista deverá ser marcada no site http://brazil.usvisa-info.com.

Com o número  do passaporte , o número do código de barras do DS-160 e o recibo de  pagamento da taxa MRV em mãos, agende a entrevista, pelo  site http://brazil.usvisa-info.com ou pelo call center.

O tempo de espera para a entrevista  vai variar de acordo com o local escolhido.

A novidade:-

Foi incluído no novo sistema, o  comparecimento a um dos Centros de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV) para coleta dos dados biométricos (impressões digitais e foto), levando o passaporte válido e a página de confirmação do formulário DS-160.

OBS:Solicitantes acima de 66 anos ou com até 15 anos estão isentos da coleta de impressões digitais. Eles mesmos ou seus representantes deverão entregar uma fotografia 5×7 e a página da confirmação do formulário DS-160 no centro de atendimento.

Os endereços dos centros de atendimento, nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Belo Horizonte e Brasília estão disponíveis nesta página.

Entrevista

No dia da entrevista na embaixada ou em um dos consulados,  deverm apresentar o passaporte válido e a página de confirmação com o código de barras do formulário DS-160.

OBS:- Solicitantes menores de 16 anos ou com mais de 65 anos são dispensados da entrevista, mas podem ser convocados para a mesma se a embaixada ou consulado julgar necessário.


As chances  de que seja seja aprovado  são excelente, dizem que  quase 96% dos pedidos de brasileiros são atendidos.

Se for aprovado você poderá receber o passaporte com o visto em sua casa ou em local pré-escolhido.

A entrega também é feita pela transportadora. Mais informações nesta página.

PASSO  A PASSO  COMO PREENCHER DS 160

Para  preencher o  formulário  DS 160.

Entre no site http: // ceac.state.gov./genniv

Junte toda a paciência que você tem, respire fundo, tenha TODAS AS INFORMAÇÕES (documentos, endereço onde irá no EUA, etc) e comece.

Não se preocupe, o sistema irá encerrar VÁRIAS vezes, expirando o tempo disponível, por isso anote o ID, o nome  e as respostas das perguntas “senhas”, para poder reiniciar o questionário e não perder as informações já inseridas.

Tenha em mãos:

  • Número do Visto anterior se tiver(geralmente é o número vermelho no canto inferior do visto)
  • Data de entrada e saída da ultima visita aos EUA
  • Endereço onde ficará nos EUA(pode ser  do Hotel)
  • Informações de escola onde estudou(para visto de estudante)

Ao tirar a foto para o passaporte, levar o pen drive para salvá-la  para fazer o upload no formulário.

A foto impressa deverá ser levada no dia da entrevista.

tincek marincek

foto by tincek marincek

Confira o formulário antes de enviar pq não dá para corrigir.

Se retificou o formulário levar AS DUAS CONFIRMAÇÕES.

Ele precisa ser enviado, no mínimo, 72 horas antes da entrevista.

Levar a confirmação impressa, legível, com o código de barras e a foto na entrevista.

Atualização: a partir de 13 de abril de 2012.

Turismo, negócios, Estudantes, comissários de bordo, pessoas em transito, jornalistas, intercâmbio, o preço atual, $140, subirá para $160. Turismo e negócio(B1, B2),  são os tipos de vistos mais solicitados. Para ver todos os valores atuais e futuros, entre neste link. 

-Já os vistos para quem está imigrando para o país do Norte, estão sofrendo um decresço em seus valores.

O  visto para quem é contrato por uma empresa americana, tem custo atual de $720. Esse valor vai ser reduzido pra $405, de acordo com o que foi divulgado na pagina do Departamento de Estado Americano.

Vá a uma agência do Citibank com o passaporte original e o valor em dinheiro(caso não tenha conta no Citibank).

Não precisa imprimir nenhum boleto, lá te dão um comprovante que precisa ser levado no dia da entrevista.

Imprima a confirmação em formato retrato .

Na entrevista são vários passos:

  • Verificação dos documentos
  • Impressão digital de todos os dedos
  • Entrevista
  • Pagamento do SEDEX para a devolução do passaporte.


O processo  todo, não é rápido, pode demorar até 04 horas dependendo do número de solicitantes agendados para o mesmo dia.

Dicas:

  • Leve  caneta
  • Evite acessórios metálicos. Antes de entrar no Consulado, que fica em São Paulo, na Rua Henri Dunant, 500, o solicitante passa por um processo de “revista”. Seguranças treinados revistam sua bolsa e todo seu material. Caso esteja portando algum equipamento eletrônico você é obrigado a deixá-lo na portaria em um guarda volumes pago, fora do consulado ou em seu carro (caso esteja de carro). Essa regra é para qualquer objeto: rádio, i-pod, mp3, palm top, celular, notebook ou jogos portáteis. Depois de revistarem seus pertences, você passa por um detector de metais. Se estiver com acessórios metálicos, tais como cinto, prendedores de cabelo, botas com saltos de metal, etc, você terá que retirá-los, passar novamente no detector e então receber autorização para vestí-los novamente. Dependendo de qual for o acessório você terá que deixá-lo no guarda-volumes e buscar após o término da entrevista.
  • Chegue o mais cedo possível à sua entrevista. Independente do horário de seu agendamento você terá que passar por algumas filas antes de sua entrevista, portanto, quanto maior a sua antecedência, maior é a sua prioridade.
  • Caso deixe para pagar a taxa no dia de sua entrevista, a primeira fila será a do guichê do banco, que, na maioria das vezes é pequena (O ideal é não deixar para pagar a taxa no dia, pois, o banco só fica aberto até as 10h00, aproximadamente. Por isso, é melhor pagar a taxa antecipadamente e ir com o recibo do pagamento em mãos, para evitar possíveis imprevistos).
  • Não leve b0lsas grandes que demoram para serem revistadas.
  • Confira: passaporte atual, passaporte com o visto anterior, impressão da confirmação da entrevista, impressão da confirmação da entrega do formulário DS 160, taxa do visto paga no Citibank, uma foto  5×5 ou 5×7(caso for a trabalho ou para curso , levar a carta da empresa em papel timbrado) .
  • Depois tem a  fila  da retirada da senha. Nessa fila um funcionário do Consulado seleciona os documentos: passaporte + foto + comprovante de pagamento da taxa . Após revisar estes documentos, ele entregará a senha.
  • O estacionamento em frente ao consulado  parece que é o mais caro.
  • Algumas pessoas deixam o carro no estacionamento da rua detrás do consulado, que é mais barato ou então em algum shopping lá perto e pegam um táxi até o consulado.
  •   Se o código de barras não estiver legível, tem umas pessoas que ficam em frente ao consulado para “resolverem” este problema. Vale pechincar para conseguir um preço razoavel para refazer a impressão da página.
  •   Aguarde ser chamado pelo painel eletrônico. A primeira chamada de sua senha é para recolher as suas impressões digitais. O processo entre a entrega dos documentos e a primeira chamada pode demorar. Para este intervalo existe uma pequena lanchonete no local. Assim que o chamarem, você vai até o guichê e grava as impressões digitais de todos os seus dedos de ambas as mãos. Volte e aguarde novamente a chamada da senha.

Atualização: A partir de final do mês de  dezembro de 2011, a entrevista é feitas apenas em determinados casos, a maioria é dispensada.

  •   A próxima chamada é para a entrevista. Aguarde ser chamado. Esta etapa também pode ser demorada. Perguntarão alguns detalhes sobre seu histórico pessoal, profissional, seus objetivos nos Estados Unidos e provavelmente o itinerário de sua viagem. É importante ficar calmo e responder tranquilamente às perguntas. Logo após todos os questionamentos, você saberá se o seu visto foi aprovado ou negado.
  •   Em alguns casos pode ser que o Cônsul peça mais informações ou documentos sobre algo que ele julgue importante para a liberação de seu visto. Quando isto ocorrer, você receberá um formulário preenchido por eles indicando os documentos que eles desejam verificar. Por exemplo: se estiver solicitando visto estudantil, pode ser que eles peçam maiores informações sobre a escola na qual está matriculado ou sobre outros detalhes. Isto é imprevisível. Depende somente da clareza das informações fornecidas em seus formulários, documentos e da análise do Cônsul.
  • Após a entrevista, conforme orientação que receberá do entrevistador, com a mesma senha que retirou na primeira fila, vá até a fila dos correios (Todas as filas e procedimentos são em um mesmo ambiente). Nessa fila entregue a sua senha, pague a taxa de envio de seu passaporte (pode variar de acordo com seu endereço) e preencha um envelope do sedex com seu endereço completo. Entregarão a você o comprovante do envio e você já poderá sair do Consulado. Após alguns dias, você receberá o passaporte com o visto no endereço informado.

O mais importante durante a entrevista é provar que tem interesse em voltar para Brasil, que seus interesses aqui são mais importantes do que possíveis oportunidades que possam surgir nos Estados Unidos. Por exemplo: prove que tem uma vida estável, financeira e familiar.

Leve o máximo de documentos possíveis: contra-cheques, cópia do imposto de renda, comprovante de imóveis em seu nome, extratos bancários, comprovante de matrícula de escola dos filhos (caso tenha filhos dependentes), comprovante de matrícula em universidade, pós graduação ou qualquer curso, documentos de carro (caso tenha) e demais documentos que comprovem informações sobre sua estabilidade.

Caso sua viagem esteja sendo patrocinada por outra pessoa ou pela empresa em que trabalha, insira esta informação no formulário e leve comprovantes de estabilidade financeira do patrocinador de sua viagem.

Uma boa notícia: Depois que o Obama  falou que facilitaria o visto para brasileiros, a demora diminui considerávelmente(falam  em até 10 dias, não sei se é “vero”!)

E que a cada 100 pedidos de visto, foram negados apenas 5 vistos!

RESUMO ATUALIZADO EM 21/06/2012:-

Preencha o formulário DS-160.

Em seguida, pague a taxa  única de U$160,00.

 O pagamento pode ser feito com cartão de crédito internacional  na página do agendamento.

É cobrando +6,38% de IOF porque o processamento é lá fora.

 Para isso, é preciso se cadastrar no site e efetuar o login.

O próprio link já te dá a previsão de datas disponíveis para agendamento nas 4 unidades consulares americanas no Brasil.

Por exemplo: Quem é de  Belo Horizonte,  automaticamente é encaminhado para a entrevista no Rio de Janeiro,mas se tiver outra preferência do local da entrevista pode ser alterado.

 

Apesar da ida ao CASV (Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto) ser feita antes da entrevista no Consulado, o agendamento é posterior.

Para fazer o agendamento é preciso ter em mãos o número do seu passaporte, o recibo de pagamento da taxa MRV e o número do código de barras do seu DS-160.

 

Assim como os dados biométricos (as impressões digitais), a foto definitiva, que vai sair no seu passaporte na página do Visto agora é tirada no CASV.

O sistema de agendamento obriga que a sua ida ao CASV se dê em, no máximo, sete dias antes da data marcada para a entrevista. Portanto. é possível marcar o CSAV pra um dia e o consulado pro dia seguinte

 

Para entrar no CASV, também é obrigatória a apresentação da cópia impressa do DS-160 e do passaporte.

 Estes são os únicos documentos que você precisa levar à Central de Atendimento.

 A atendente confirma nome, CPF, RG, número de telefone e e-mail, colhe as impressões digitais e tira a foto.

 Na entrevista, não leve celular e nem nenhum equipamento eletrônicoa. (Se você se esquecer ou não tiver outro jeito, na porta do Consulado tem várias pessoas que cobram R$5,00 para guardar celulares enquanto você está lá dentro)

. Lá dentro, as normas de segurança que todos conhecem. Raio X, detectores de metal, etc. E muita organização.

Depois que os funcionários conferem o horário da marcação, os passaportes e a página de confirmação do DS-160,  entregue os documentos num guichê. e aguarde sentado, pulando de cadeira em cadeira até  devolvam os passaportes e  chamem para outra fila.

Nesta segunda fila, aguardem ser chamado pelo oficial consular .

Quando for chamado, entregue os passaportes e o formulário.

 Ele irá fazer aquelas perguntas de praxe (o que você vai fazer nos EUA? Quem vai com você? Quando você vai? Conhece alguém lá? Etc),

Pode  pedir para ver as declarações de IR,  pedir holleriths, perguntar quanto  ganha por ano, se tem filho,  vão viajar juntos, etc e, em seguida, o visto é aprovada, ou não :(.

 

O problema deste novo procedimento, é para quem mora em cidades sem CASV , tem que tirar férias para conseguir um visto, ou viajar duas vezes para outras cidades

 

Documentos do Solicitante:
Passaporte atual com validade mínima de 06 meses.
Passaporte anterior vencido (Se possuir vistos americanos anteriores).
Cópia do RG ou Certidão de nascimento.
Cópia do CPF (se possuir).
01 formulário DS-160 totalmente preenchido e assinado.
01 foto 05 X 05 ou 5×7 recente (máximo 06 meses/ fundo branco/ sem óculos).
Taxa Consular paga no Citibank mediante apresentação de passaporte e comprovante de entrevista.
Se for ESTUDANTE, levar Declaração da Escola dizendo que está devidamente matriculado e cursando a respectiva série.
Passaporte de suporte original (passaporte com visto americano válido de parentes ou amigos que estejam viajando com o solicitante).
Passaportes Originais com visto válido de parentes em primeiro grau (pai/mãe/irmão/esposo(a)/filhos) mesmo que não estejam viajando com o requerente mas que já possuam visto americano.
Para caso de passageiro que tenha sua viagem sendo custeada pelos pais (e que não conste como dependente no Imposto de Renda), ou sendo custeada por outros parentes, etc., deverá também apresentar a documentação básica acima + CARTA CUSTEIO com firma reconhecida em cartório e contendo o grau de parentesco. Esta complementação é aplicada a todos os solicitantes de baixa renda, dependentes financeiramente ou aqueles que receberam a viagem como presente de parentes.
Documentos de quem está custeando a viagem:
Cópia do RG e CPF;
Comprovante de residência: LUZ e TELEFONE (originais);
Extratos bancários dos três últimos meses (Conta corrente/ poupança/ investimentos/ fundos);
Última Declaração de Imposto de Renda Completa com Recibo de Entrega Original;
Registro de Imóveis ou Escrituras Originais (se possuir);
Certificado de Registro de Veículo do solicitante ou da família;
+(mais) Documentação conforme ocupação abaixo: 
Para Empregados: 03 últimos holerites + carteira de trabalho original.
Para Empregadores: 03 últimos pró-labores + contrato social e última alteração contratual + cópia CNPJ + I.R. pessoa jurídica completo.
Autônomos: Documentação básica acima + declaração da empresa em papel timbrado informando que o passageiro presta serviços, exercendo a função “X”, desde “X” e que percebe “X” mensalmente ou declaração do contador informando os três últimos rendimentos + cópia carteira funcional (CRM, OAB, CRC, CREA, etc) + contrato de prestação de serviços.
Aposentados/Pensionistas: Documentação básica acima + 03 últimos contra cheques de aposentadoria /Pensão.
Proprietário de Imóveis: Documentação básica acima + contrato de aluguel + recibos dos três últimos meses.
Anúncios

Responses

  1. PAra tirar o visto americano o requerente vai ter que provar que nao tem intenções de ficar nos estados unidos após o periodo permitido, provando com documentos como imposto de renda e extratos bancarios.

    Att
    Renata
    http://www.visto-americano.net

  2. Preenchi o DS-160, mas não sei qual será a data da entrevista. E agora ? Como faço pra saber a data agendada ?

    Desde já, agradeço!
    Att, Henrique.

    • Olá Henrique,

      Se você ainda não agendou a entrevista, acho que deve esperar até do dia 30, quando sairá novas resoluções sobre agendamento.
      Boa sorte!

  3. não tenho comprovantes de residencia em meu nome o que posso levar?

    • Caso vc nao tenha conta de celular ou outro documento, leve um comprovante que esteja em nome de um familiar (pai ou mae) assim ppde comprovar o vinculo.

  4. […] Antes de preencher, leiam antes o post anterior: https://lobodaestepe.com/2011/06/18/o-que-e-necessario-para-o-tirar-o-visto-para-eua/ […]


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: