Publicado por: lobusdaestepe | janeiro 2, 2012

Dias de Reis pelo mundo

O Dia de Reis é tão importante na Europa que se tornou feriado em todo o continente.

A Festa da Epifania é uma celebração cristã em lembrança da visita dos Reis Magos ao Menino Jesus. A Epifania é também uma ocasião de ‘transgressão’ para os adultos e de alegria para as crianças

No Brasil, mantém-se em algumas cidades do interior a Festa de Reis, ou Folia de Reis, herdada dos portugueses.

Os festejos são cheios de canções e incluem visitação às casas dos moradores, recordando a visita dos reis magos.

Os foliões são recebidos com comidas e bebidas e saem das casas com doações para os necessitados.

É no Dia de Reis que se desmonta a decoração de Natal.

O Dia de Reis, que na tradição cristã foi o dia em que os três reis magos levaram presentes a Jesus Cristo, é comemorado  no dia 06 de janeiro. 

Cada um dos reis magos saiu de sua localidade de origem, ao contrário do que pensamos – que viajaram juntos.

Jafé, Sem e Cam eram os 3 filhos de Noé, que segundo o Antigo testamento representavam as 3 partes de mundo e  as 3 raças que o povoavam

Belchior (ou Melchior) seria o representante da raça branca (européia) e descenderia de Jafé;  partiu da Europa, levando ouro ao Messias, rei dos reis. O ouro simbolizava a nobreza e era oferecido apenas aos deuses

Gaspar representaria a raça amarela (asiática) e seria descendente de Sem;   partiu da Índia,  o presente foi o incenso, como alusão à sua divindade. Os incensos são queimados há milhões de anos para aromatizar os ambientes, espantando insetos e energias negativas, além de representar a fé, a espiritualidade.

e Baltasar representaria todos os de raça negra (africana)  e descenderia de Cam. Presenteou  Jesus com  mirra, um presente ofertado aos profetas. A mirra é um arbusto originário desse país, onde é extraída uma resina para preparação de medicamentos.


Segundo a lenda, eram muito ricos e sábios.

 Sabiam que um dia havia de nascer um Menino que seria o Salvador do Mundo e que nesse dia apareceria no céu uma estrela muito brilhante.

Quando esse sinal apareceu, puseram-se a caminho e foram até Belém.

 espanha

Na Espanha,  as crianças deixam sapatos nas janelas, cheios de capim ou ervas, a fim de alimentar os camelos dos Reis Magos. Contam as lendas que em troca, os reis magos deixam doces e guloseimas para as crianças.

Em alguns países fazem a comemoração repartindo o Bolo Rei, que tem uma fava no meio da massa. A pessoa que for contemplada com a fava deve oferecer o bolo no ano seguinte.

 Na Espanha, fazem uma Grande festa e é quando as crianças recebem os presentes. Em algumas cidades organiza-se o cortejo dos Reis Magos “ Cabalgata del Reyes”.  Eles desfilam em carros muito bem decorados acompanhados de muitos cavaleiros. No fim do desfile os Reis misturam-se com as crianças para brincar.

Neste dia, na maioria das cidades espanholas, existe um desfile com carros alegóricos  iluminados e a presença dos três reis magos e seus ajudantes, que quando passam distribuem balas e chocolates para as crianças.

 A Cavalgada dos Reis Magos, como é conhecida a festa, é celebrada há mais de 150 anos e acontece na véspera do dia de Reis (5/01).

Um dos carros que aparece na festa está cheio de carvão, porque a lenda diz que as crianças que não se portam bem durante todo o ano, ao invés de receberem brinquedos ganham um pedaço de carvão. No carro com os Reis Magos , há a distribuição de balas, para a alegria das crianças. No outro dia, dia 06  é que recebem os  presentes.

Deixam nas janelas  bolinhos e copos com vinho ou licor …para os Reis. Oferecem “carbão de azúcar” às crianças.

 Comem o bolo tradicional que é o Roscón. Grupos de pessoas vão cantar pelas casa e pedir o “Aguinaldo” que são doces e dinheiro.

 Roma

Na Itália a comemoração recebe o nome de Befana, uma bruxa boa que oferece presentes às crianças. No país não existe a tradição de se presentear no dia 25 de dezembro, mas no dia 06 de janeiro, dia de reis.

Befana, nada mais é que uma figura folclórica tipicamente italiana. Mais amada do que o Papai Noel por esses lados, a simpática velhinha, de roupas remendadas, chale, lenço na cabeça e chapéu pontiagudo, botas e de vassoura na mão vem no dia 6 de janeiro trazer doces e presentes para as crianças que se comportaram bem, e carvão praquelas que foram malcriadas.

Existem inúmeras versões de lendas sobre a Befana:

“(…)Conta-se que há muitos séculos o Rei Herodes decretou que todos os meninos naquele ano deveriam ser sacrificados: era seu desejo matar a criança que nasceria para ser o futuro “Rei”.

Os soldados percorreram as cidades através de todo o país, matando os meninos. Uma das mães que perdeu o seu filho ficou tão chocada que não conseguiu chorar, nem aceitar a perda de seu filho: ela procurou desesperadamente o filho por toda a casa e, não o encontrando, convenceu-se de que a criança não estava morta, mas desaparecida. Colocou todos os pertences de seu filho numa toalha, presa a uma vara, que carregou no ombro, procurando de casa em casa por ele.

Muito tempo havia passado na procura, quando ela viu uma criança. Convencida de que conseguira encontrar o seu filho, ela depositou a toalha e os pertences no pé da manjedoura onde a criança dormia.

O jovem pai olhou a face desta estranha e ficou pensando sobre quantos anos aquela mulher haveria de estar procurando seu filho. Seu rosto estava enrugado e seus cabelos brancos.

A criança era Jesus Cristo e, em gratidão à generosidade da “velha” mulher, ele a abençoou.

 Em uma noite do ano, por toda a eternidade, aquela mulher, que ele chamou deLa Befana, por ser a “presenteadora de presentes”, teria todas as crianças do mundo para si.

 Nessa noite, ela seria capaz de visitar cada uma, trazendo roupas e brinquedos.

A noite é a de 5 de janeiro de cada ano e, na manhã de 6 de janeiro, as crianças de toda a Itália encontram as suas meias cheias de doces por cada boa ação, ou um pedaço de carvão, se elas tiverem sido más.

Durante a noite da visita de La Befana, ela é recebida por cada família com um prato contendo brócolis e lingüiça temperada, mais um cálice de vinho.

Na manhã seguinte, junto com os presentes, a comida está marcada pela mão de La Befana, pela cinza esparsa deixada no prato.”

Se você não se comportou:  A te solo carbone!” (Pra você somente carvão!)

Ou ainda:

” Os Três Reis Magos pararam na casa deLa Befana no seu caminho para Belém. Após jantarem com ela, a convidaram para segui-los na busca do Menino Jesus. Ela recusou-se. Pois precisava limpar a casa e lavar a louça.

Depois de algum tempo ela mudou de idéia e, aflita, ainda com a vassoura na mão, juntou alguns itens de casa para dar ao Menino Jesus.

 No entanto, ela não foi capaz de encontrar os reis Magos, nem o Menino Jesus. Desde então, ela os vem procurando, ainda com sua vassoura na mão.”  

No México, o Día de Reyes.,as crianças recebem presentes neste dia, trazidos pelos três reis, (Reyes los Magos).

Algumas crianças recebem presentes de ambos Papai Noel e os Reis, mas o Papai Noel é visto como um costume importado, e no dia tradicional para crianças mexicanas para receber presentes é 06 de janeiro.

Nos dias que antecederam o Dia Reis crianças escrevem cartas para os Magos solicitando um brinquedo ou um presente que eles gostariam.

No dia de Reis é costume comer Rosca de Reyes, um pão doce em forma de uma coroa de flores, com frutas cristalizadas por cima e uma estatueta de um bebê dentro Jesus cozido. A pessoa que encontra a estatueta é esperado para uma festa no Día dela Candelaria(Candelária), comemorado em 02 de fevereiro, quando tamales são servidos.

Na França, é um costume antigo consumir uma torta doce e recheada, a “Galette des Rois”.

 Há a tradição  de se colocar uma fava seca ou grãos de feijão dentro da torta, e quem encontrar o prêmio em sua fatia, é eleito o rei do dia.

Atualmente, a fava foi substituída por uma imagem impressa na porcelana.

 Toda família que se preza tem  sua galette, na mesa no dia 6 de janeiro.

A receita é simples, uma massa  folheada redonda (ou duas), sem recheio ou  recheada com frangipane, uma massa à base de amêndoas, ovos, creme e açúcar.

 Segundo a tradição, a torta deve ser dividida no número exato dos convidados e as fatias devem ser escolhidas por cada um ou distribuídas  a esmo, para que assim não se saiba quem vai ganhar o pedaço com a fava.

O vencedor, além de um provável dente quebrado, também tem a honra de ser eleito o “rei” e ganhar a coroa, que geralmente enfeita a torta

A “galette des rois” é o bolo tradicionalmente servido em Dia de Reis,

no norte e no Leste de França,

no sul, a tradição é de servir bolos de frutos secos e cristalizados, em forma de coroa, bastante parecidos com o nosso bolo-rei.

 Em Portugal, a quem sair a fava do Bolo Rei deve pagar o bolo no ano seguinte.

As pessoas juntam-se e vão pelas portas Cantar os Reis que são canções tradicionais da vida de Jesus e saudações à família e donos da casa. O canto é acompanhado por instrumentos populares como: o reco – reco, os ferrinhos, o bombo,o acordeão e a viola. Depois de cantarem, os donos da casa, convidam os reizeiros para entrar e oferecem – lhes comida e bebida .

O Cantar de Reis começa no dia 5 de Janeiro e vai até ao dia 20. Há ainda outra tradição, as Janeiras, em que se cantam canções em grupos no dia 31 de

 Dezembro e 1 de Janeiro. Em certas regiões as pessoas oferecem azeite novo para alimentar as candeias da igreja ou capela da sua terra, em homenagem   às almas dos familiares que já morreram.

Na Hungria, as crianças vestem-se de Reis Magos, transportam presépios nas mãos e vão de porta em porta pedindo moedas.

Na Alemanha,  as crianças disfarçam-se de Reis Magos e escrevem as iniciais do nome nas portas das casas.

 C + M + B., embora muitos pensem que seriam o abreviações dos nomes dos Reis Magos, essas palavras “Cristo Mansionem Benedicat” são (Cristo abençoe esta casa).

Purifica-se neste dia, as casas e estábulos,  com incenso de para afastar as energias negativas e  colocam a metade de uma cebola  polvilhada com sal no peitoril da janela.

Saboreiam também o  bolo (“ cake Epiphany “)  com a fava dentro, é o” feijão King” e recebe uma coroa de papelão dourado .

 Fonte http://www.zauber-pflanzen.de/3koenige.htm; Fonte: Equipe Brasil Escola

 Receita de Gallette

Quem encontra a pecinha de louça – ou a fava seca – escondida no recheio é designado rei ou rainha por um dia e recebe uma coroa de papelão dourado ou prateado… Feliz Dia de Reis!

Ingredientes para 6 pessoas

– 2 rolos de massa folhada
– 3 ovos
– 100 g de amêndoas em pó
– 100 g de açúcar
– 1 colher (sopa) de farinha
– 70 g de manteiga amolecida
– 1 colher (sopa) de rum
– 1 colher (sopa) de leite
– 1 fava seca
– manteiga que baste

Preparação
Prep: 15 min | Cozimento: 35 min
 Untar a forma  com um pouco de manteiga e cobrir com papel vegetal também untado. Reservar. Pré-aquecer o forno a 200ºC.

Preparar o recheio: bater muito bem os ovos com as amêndoas em pó, o açúcar e a manteiga amolecida. Incorporar a farinha e o rum. Misturar delicadamente.

Estender uma das massas folhadas sobre o tabuleiro do forno e espalhar o recheio.

Introduzir a fava no recheio.

 Cobrir com a massa folhada restante, pincelar as bordas com um pouquinho de água e pressionar com a ponta dos dedos para fechar.

Decorar a superfície à gosto com a ponta de uma faca e pincelar com o leite. Levar a dourar no forno, a 200ºC, por 20-25 minutos.

Servir a galette morna, acompanhando com champagne.

Anúncios

Responses

  1. […] possível ler aqui como é comemorado o Dia de Reis em todo o […]

  2. Adorei o post! Muito interessante saber mais sobre a riqueza de cada cultura, e como o povo de cada país celebra as datas comemorativas de uma maneira diferente.
    perfeitaassimetria.wordpress.com

    • Obrigada Tathyanna Christina!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: