A rua mais famosa de Moscou é a Arbat.
É um calçadão, somente para pedestres.
Ela é pequena e fácil de andar, tem cerca de 1 km e fica no centro histórico de Moscou.
No verão dizem que é muito animada, parecendo um mercado de arte, cheia de pintores de retratos, poetas e músicos de rua, com mesas de cafés na calçada, por isso é conhecida por “Montparnasse da Rússia”.
A Arbat tem várias estátuas,(aliás como toda Moscou, em cada quarteirão uma estátua):- para o cantor folclórico e poeta, Bulat Okudzhava, que escreveu várias canções sobre a Arbat,
Sua música, uma mistura de violão e poesia, tornou-o muito famoso na Rússia.
Ele inspirou todo um movimento de pensadores liberais.
A estátua da princesa Turandot, em frente ao Teatro Vakhtangov , esculpida por Alexander Bourganov.
Pushkin e Goncharova , em homenagem ao grande poeta russo Alexander Pushkin e sua esposa Natalia Goncharova.
Foi erguida em frente à casa da Rua Arbat, onde eles viveram por vários meses, durante a lua-de-mel em Moscou.
Pode-se ver pela delicadeza da estátua, que Natália era realmente uma linda mulher.
Na Arbat fica também a sede da companhia petrolífera TNK-BP – um edifício moderno, no início da rua.
Andando por lá vimos vários restaurantes e cafés,como o Hard Rock Cafe, Kruzhka, Praim, e Mu-Mu, este um restaurante com ótimos preços.
Há vários Mu-Mu em Moscou e é fácia de encontrar porque sempre tem uma vaquinha na porta.
Tem ainda o muro da Paz e a Parede de Victor Tsoi – Viktor Tsoi foi um músico de rock cult Soviética, fundador da «Kino» que morreu tragicamente em um acidente de carro com a idade de 28anos em 1990 e é cultuado até hoje pelos jovens soviéticos.
Como percorrer a Arbat
Depois que fomos, encontrei um mapa das atrações da Rua Arbat(tudo bem, fica para a próxima ).
Iniciar pela praça conhecida como Arbatskaya Ploshchad.
O atraente edifício do século 19, na esquina, abriga o restaurante histórico (1) Praga (Ulitsa Arbat 2/1; http://www.praga.ru), que existe desde a década de 1890.
Era sempre o ponto de encontro da elite, e hoje o restaurante diz ter servido muitos dos escritores mais famosos de Moscou, artistas e músicos; vale a pena dar uma espiada.
Passeie na Arbat , olhando à direita, tem a parede (2) da Paz (Ulitsa Arbat; http://www.wwfp.org) um edifício coberto com centenas de azulejos pintados à mão, todos expondo sobre o tema da amizade internacional.
Continue por alguns quarteirões, vire à esquerda em Krivoarbatsky Pereulok.
Este caminho contém um pequenos exemplos dos mais notáveis da cidade, da arquitetura construtivista, um movimento idealista e futurista que varreu a União Soviética na década de 1920.
O (3) Melnikov House (Krivoarbatsky Pereulok 10; http://www.melnikovhouse.ru) é nomeado para o arquiteto que o projetou em 1927.
A casa é formada por dois cilindros ligados e pontilhada com janelas hexagonais. “Escondido por trás da Arbat em seu próprio pedaço de terra é como uma nave espacial de outro mundo”, disse Clementine Cecil, co-fundador, Moscou Sociedade de Preservação Arquitetônica. “Há planos para criar um museu aqui, mas mesmo antes que isso aconteça, vale a pena ir espreitar através da cerca.”
Continue na Kirvoarbatsky Pereulok e vire à direita para retornar à Arbat.
Uma estátua de bronze de (4) Bulat Okudzhava (esquina da Krivoarbatsky Pereulok e Ulitsa Arbat) está no centro do cruzamento. Um dos bardos favoritos de Moscou, Okudzhava viveu na Arbat (nas proximidades no n º 43)
Olhando para cima veja a Igreja (5) “Spasa-na-Peskakh” (Spasopeskovsky Pereulok), que data do século 18.
Na extremidade da rua tem a elegante (6) Spaso House (Spasopeskovsky Pereulok 10), casa do embaixador dos EUA para na Rússia.
Faça o seu caminho de volta para a Arbat, e vire à direita para continuar a caminhar para o oeste.
À direita, você vai notar uma estátua de bronze do poeta nacional, Alexander Pushkin, e sua esposa Natalia Goncharova.
Após seu casamento, o casal viveu na casa azul na esquerda, que agora é o (7) Casa-Museu Pushkin (Ulitsa Arbat 53).
A Arbat termina no Smolenskaya-Sennaya Ploshchad, que é dominada pelo maciço (8) Ministério dos Negócios Estrangeiros (Smolenskaya-Sennaya Ploshchad 32/34).
Este é um dos sete arranha-céus conhecidos como as Sete Irmãs, que foram construídos em 1947 para comemorar os 800 de Moscou. O tamanho enorme e parecido com bolo de casamento era o estilo favorito de Stalin.
A partir daí você pode pegar o metro, ou passear ao longo de provar as cervejas em (9) Tinkoff Cervejaria e Restaurante -Protochny Pereulok 11.
Excelente! Exatamente do que estava procurando. Obrigada
By: Nivia on julho 26, 2015
at 10:52 am