|
Moscou tem uma dos metrôs mais antigos do mundo, e que consequentemente tem também algumas das estações de metrô mais lindas do mundo!
A construção do metrô de Moscou começou em 1930.
Com uma extensão de 256 km, ele possui 138 estações.
A construção bem profunda do metro de Moscou, o transformou num abrigo seguro para milhares de moscovitas durante os bombardeios aéreos na segunda guerra mundial.
A profundidade impressionante na qual se encontram as suas galerias explica a ausência quase total de escadas e o grande número de escadas rolantes.
Os trens passam, em média, a cada 90 segundos nos dias de semana .
Você pode ficar mais tempo na escada rolante do quw esperando um trem.
Na estação VDNK que era perto do nosso hotel, são necessários 2 minutos e 15 segundos para subir a íngreme escada rolante.
O metrô de Moscou possui 9 linhas indicadas por cores diferentes, facilitando a orientação.
Em muitas delas você nem acredita que está numa estação de metrô, e sim entrando numa festa de gala , tanto pela beleza dos materiais utilizados , dos lustres de cristais como pela elegância0(fui no inverno) e beleza das jovens russas.
Parece mais que você está em um desfile de modelos. Não que os homesm russos sejam feios, mas perto das mulheres, eles desaparecem…
Mas uma vez eu li que elas não envelhecem bem, pois são raras as mulheres mais velhas bonitas
Stalin construiu as estações para serem palácios para o povo…
A maioria das estações são limpas e livres de pichação e publicidade, têm o mesmo desenho básico: escadas rolantes estreitas e longuíssimas-a maior é da estação Park Pobedy, com mais de 120 metros- que desembocam na plataforma de embarque, um corredor ladeado pelos trens, cada um em sua direção.
Para conhecer as belíssimas estações de metrô da cidade de Moscou é fácil, desde que que tome certos cuidados para não se perder.
Vale muito a pena, um bilhete de metro custa 28 rublos por pessoa e se você não sair das estações, o tour completo fica neste valor.
Porém, se acaso por descuido sair, tem que pagar outra passagem.
Deve-se prestar atenção nas estações apenas em que direção o trem esta indo e tomar bastante cuidado para não atrapalhar as pessoas tirando fotografias
Funciona de 5:30 h a 1:30 da madrugada, e os intervalos entre cada trem são geralmente de um minuto nos horários de pico.
Um do mapa do metrô é essencial, as estações possuem mapa nas paredes, tente confirmar seu mapa, com o da estação e o nome da estação gravado na parede lateral onde tem os trilhos do metrô– mas MUITO cuidado com as versões turísticas dos hoteis ou nos guias de viagem.
Tenha um mapa em Russo, e marque o nome da estação de metrô perto do seu hotel em RUSSO.
As estações mais bonitas e mais fáceis é a da linha marrom circular. Você pode ira na estações desejadas e depois retorna pela mesma linha, em direção contrária.
O mapa de linhas não é complicado de entender, todas são identificadas por cores e números diferentes (o que facilita bastante), e sabendo qual a cor da linha que você precisa pegar, tudo começaa a fazer sentido.
Anotei várias dicas na internet antes de ir :-
1- Memorize as 3 ou 4 primeiras letras ou “símbolos” do nome da estação, e transformar isso em alguma coisa que faça sentido para voce.
Exemplo: a estação Маяковская (Mayakovskaya) era na verdade “MARKO” (Маяковская).
2-As linhas de metrô se dividem e bifurcam em diferentes pontos de seu trajeto, então é importantíssimo saber qual a direção da linha que você quer pegar.
As plataformas e os trens indicam qual a estação final aquela linha – então SEMPRE saiba qual o nome da sua estação final, mesmo que você não pretenda ir até o fim da linha.
3-Na linha circular, a voz masculina soa nos vagões que trafegam no sentido horário, e a feminina, no anti-horário.
Nas estações centrais onde várias linhas se encontram e fazem baldeação, em vez de manter sempre o mesmo nome , cada linha chama aquele ponto de maneira diferente.
Exemplo:- A estação Ploshchad Revolyutsii (Площадь Революции) da Praça Vermelha, também pode se chamar Borovitskaya (Боровицкая) ou Arbatsko-Pokrovskaya (Арбатско-Покровская) ou Alexandrovsky Sad (Александровский сад) depende de onde você vem/vai….
A estação de metrô Park Pobedi é a mais profunda de todas!
Tome cuidado com a escada rolante, pois elas são bem rápidas e íngremes e você não prestar atenção, pode cair fácil, fácil…
Essas estações valem a viagem!
1 – Komsomolskaya
A estação Комсомольская é sem dúvida alguma, a mais bonita e impressionante de Moscou .
Na estação Komsomolskaïa pode se ver Koutouzov, o vencedor de Napoleão,
na estação Kievskaïa, « Pierre le Grand » na batalha de Poltava, na estação Teatralnaïa, figurinhas de dançarinos de todas as repúblicas nacionais alternando com coroas de flores.
2 – Novoslobodskaya
A Новослободская se destaca das demais por causa de seus 32 painéis de vidro colorido, iluminados por trás.
Na época de sua construção a Russia ainda não possuía a técnica de produzir vitrais, então cada peçinha de seus painés foi feito na Letônia e transportada até Moscou.
3 – Kiyevskaya
A estação Киевская foi construída em homenagem a cidade de Kiev- Ucrâniana, logo após a morte de Joseph Stalin, por encomenda de seu sucessor- Nikita Khruschev, com a intenção de solidificar a importância da entrada da Ucrânia na URSS para a criação da união.
4 – Prospekt Mira
A estação Проспект Мира foi decorada tendo o Jardim Botânico de Moscou como inspiração.
E não esqueça de olhar pra cima! O teto todo desenhado e em relevo é lindo!
5 – Mayakovskaya
A estação Маяковская, que ao contrário das outras estações que são mais detalhadas e rebuscadas, a Mayakovskaya foi toda construída no estilo Art Deco e considerada o melhor exemplo de arquitetura Stalinista pré-guerra
Baumanskaya
Há outras tão lindas quantos estas como :
kosmenskaya( linha 1),
Belorusskaya, Krasnopresnenskaya, Dobryninskaya, Taganskaya (linha 5),
Plochad Revolyutsii (onde tem a estátua do soldado com o cachorro e todos que passam alisam o cão para dar sorte),
Baumanskaya, Eletrozavodskaya (linha 3), Kusnetskaya Most (linha 7),
Dobrininskaya , Dynamo , Oktiabrskaya Park Kultury,
Electrozavodskaya
Paveletskaya
Deixe um comentário