Com estas fotos de Nukhet Barlas, podemos fazer um tour virtual dos lugares turísticos de Istambul na Turquia.
Irei escrever depois um pequeno relato sobre a viagem à Turquia, mas junto com os gatos podemos conhecer um pouco da beleza e mistério daquela cidade.
Mesquita Azul ou Sultan Ahmet Camii , a única com seis minaretes.
Situada na frente da Hagia Sofia, ambas disputam o olhar dos turistas.
O Sultão Ahmet I mandou construir, 1000 anos depois da Hagia Sophia.
Tem 260 janelas , 36 cúpulas e mais 20 mil azulejos azuis de Izmir.
Basílica de Santa Sofia ou Hagia Sophia significa Sagrada Sabedoria.
Construída no século VI, entre os anos 532 e 537, pelo Imperador Justiniano durante o Império Bizantino, projetada pelos cientistas gregos Isidoro de Mileto, um médico, e Antêmio de Trales, um matemático, hoje é o símbolo da Turquia.
Era para ser a catedral de Constantinopla, foi convertida em mesquita em 1453 e transformada em museu em 1935 por Atatürk, o pai da Turquia, que introduziu o país na Europa, criando o Estado laico, sem interferência da religião.
Esta foto é no Eminönü, um lugar que fica em frente ao Corno de Ouro, um estuário que divide o lado europeu da cidade de Istambul.
Lá tem a Mesquita Nova ou Yeni Cami, do ano de 1.663 .
Ao lado fica o Bazar de Especiarias ou Bazar Egípcio o Correio Central e as Estações Sirkeci e de Bogaz de onde saem e chegam os ferry boats, que transportam os moradores de uma margem á outra.
O Corno de Ouro, com o Mar de Mármara, formam uma península com um profundo porto natural.
Este lugar foi originalmente colonizado por gregos na cidade de Bizâncio e o Império Bizantino teve seu quartel-general naval lá.(fonte: wikipédia).
Mesquita de Suleymaniye construída sobre as ruínas de um palácio otomano, entre 1550 e 1557, pelo Sultão Suleyman I, “O Magnífico” é obra do arquiteto Sinan é a segunda maior mesquita de Istambul.
É considerada Patrimônio Histórico pela UNESCO.
Palácio Dolmabahçe ou em turco Dolmabahçe Saray, localizado no distrito de Besiktas, em Istambul, Turquia ao lado do estreito de Bósforo.
Foi o principal centro administrativo do Império Otomano 1856-1922.
Palácio Dolmabahçe, construído pelo sultão do Império 31, Abdulmecid I, entre os anos de 1843 e 1856, custou cinco milhões de moedas de ouro otomanas, o equivalente a 35 toneladas de ouro. Catorze toneladas de ouro em forma de folhas de ouro foram utilizadas para dourar os 45.000 metros quadrados do palácio, que fica em uma área de 110.000 m².
Casas Históricas feitas em madeira em Istambul .
A antiga Istambul está sumindo e a cidade está perdendo seu charme…
Palácio de Topkapı ou Saray-I Cedice-I Amire , de 1453, significa porta (kapı) redonda (top).
Tem uma área total de 700.000 m e 5 km de muralhas.
Foi centro administrativo do império otomano por 400 anos e residência dos sultões, suas mulheres e de seus empregados por três séculos.
Hubby, Boğaziçi University.
Deixe um comentário