Publicado por: lobusdaestepe | março 7, 2013

Nauru, você já ouviu falar?

Sempre fico  muito contente em receber comentários no blog, mas tive uma supresa quando recebi um comentário de uma pessoa de Nauru.

Nunca tinha ouvido falar deste lugar e fui pesquisar.

naugeography-of-nauru0

Nauru (em nauruano: Naoero), oficialmente República de Nauru ( Ripublik Naoero) e antes conhecido por Pleasant Island (em português: Ilha Aprazível), é o menor  país em formato de ilha do mundo.

Ele fica situado na Oceania ,   e possui  uma área de 21 quilômetros quadrados, o que faz dele o menor país insular do mundo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

A ilha mais próxima ao país é a Ilha Banaba, no Kiribati, 300 quilômetros a leste.

Nauru é uma ilha rica em rocha fosfática, e  a população vivia da exportação de fosfato.

nau3075-050-CECD9240

Com o esgotamento das reservas de fosfato e seu ambiente severamente degradado pela mineração, atualmente recebem apoio da Austrália, em troca  do qual a ilha acolhe  pessoas que procuram asilo na Austrália, que é parte da sua “Solução Pacífica“.

nau3075-050-CECD9240

A Solução Pacífica -“Pacific Solution”-) foi uma solução oficial que a Austrália encontrou para impedir que pessoas que procuram asilo naquele país lá entrem, sendo enviados para centros de detenção em várias ilhas do Oceano Pacífico, entre as quais Nauru e a ilha de Manus, na Papua-Nova Guiné.

Esta “solução” foi organizada em 2001, quando um barco de pesca de 20 metros, o Palapa, com 460 refugiados de vários países, principalmente do Afeganistão, ficou a ponto de afundar perto da ilha australiana de Christmas.

 

nauru013

A pedido das autoridades australianas, um navio norueguês, o MV Tampa, socorreu os refugiados, mas foi impedido de entrar em porto australiano. Depois de uma “guerra diplomática” entre a Noruega, a Austrália e a Indonésia (os australianos achavam que o barco tinha tido problemas em águas daquele país e ele era, portanto, responsável pelos refugiados), os refugiados foram levados por um navio da marinha australiana, o Manoora, que levou a maioria deles para Nauru, enquanto que aproximadamente 150 deles foram recebidos pela Nova Zelândia, que lhes deu asilo.

Parlamento de Nauru

Parlamento de Nauru

A atividade humana teve repercussões sérias sobre a vida local.

Não há mamíferos naturais  da ilha, mas há pássaros, além de insetos e moluscos.

Espécies como ratos-do-pacífico foram introduzidas recentemente na ilha, bem como gatos, cachorros, porcos e galinhas.

(fonte: Wikipédia)

 

Welcome Nauru!

 

Anúncios

Responses

  1. Achei esse lugar maravilhoso que adoraria viver em um lugar assim acho que la tem paz. porque hoje em dia é muito dificil vc encontar um lugar para tem segurança e sussego. apesar de ser uma ilha que corre o risco de sumir no mar gostaria muito de conhcer essa maravilha.

    • Olá Simone, eu também gostaria de conhecer.
      Quem sabe um dia,né?
      O meu lema é:- “Seja qual for o seu sonho, comece. Ousadia tem genialidade, poder e magia…. – Goethe “

  2. Gostaria de adquirir uma peça de artesanato do povo de Nauru. Mas infelizmente não consigo encontrar há venda em parte nenhuma nem sequer no e-bay. Já me se corri junto de entidades oficiais de Nauru, por e-mail mas nem resposta tive. Se houver alguém que leia este meu comentário e me possa ajudar e agradeço. Obrigado


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: