Sempre fico muito contente em receber comentários no blog, mas tive uma supresa quando recebi um comentário de uma pessoa de Nauru.
Nunca tinha ouvido falar deste lugar e fui pesquisar.
Nauru (em nauruano: Naoero), oficialmente República de Nauru ( Ripublik Naoero) e antes conhecido por Pleasant Island (em português: Ilha Aprazível), é o menor país em formato de ilha do mundo.
Ele fica situado na Oceania , e possui uma área de 21 quilômetros quadrados, o que faz dele o menor país insular do mundo.
A ilha mais próxima ao país é a Ilha Banaba, no Kiribati, 300 quilômetros a leste.
Nauru é uma ilha rica em rocha fosfática, e a população vivia da exportação de fosfato.
Com o esgotamento das reservas de fosfato e seu ambiente severamente degradado pela mineração, atualmente recebem apoio da Austrália, em troca do qual a ilha acolhe pessoas que procuram asilo na Austrália, que é parte da sua “Solução Pacífica“.
A Solução Pacífica -“Pacific Solution”-) foi uma solução oficial que a Austrália encontrou para impedir que pessoas que procuram asilo naquele país lá entrem, sendo enviados para centros de detenção em várias ilhas do Oceano Pacífico, entre as quais Nauru e a ilha de Manus, na Papua-Nova Guiné.
Esta “solução” foi organizada em 2001, quando um barco de pesca de 20 metros, o Palapa, com 460 refugiados de vários países, principalmente do Afeganistão, ficou a ponto de afundar perto da ilha australiana de Christmas.
A pedido das autoridades australianas, um navio norueguês, o MV Tampa, socorreu os refugiados, mas foi impedido de entrar em porto australiano. Depois de uma “guerra diplomática” entre a Noruega, a Austrália e a Indonésia (os australianos achavam que o barco tinha tido problemas em águas daquele país e ele era, portanto, responsável pelos refugiados), os refugiados foram levados por um navio da marinha australiana, o Manoora, que levou a maioria deles para Nauru, enquanto que aproximadamente 150 deles foram recebidos pela Nova Zelândia, que lhes deu asilo.
A atividade humana teve repercussões sérias sobre a vida local.
Não há mamíferos naturais da ilha, mas há pássaros, além de insetos e moluscos.
Espécies como ratos-do-pacífico foram introduzidas recentemente na ilha, bem como gatos, cachorros, porcos e galinhas.
(fonte: Wikipédia)
Welcome Nauru!
Achei esse lugar maravilhoso que adoraria viver em um lugar assim acho que la tem paz. porque hoje em dia é muito dificil vc encontar um lugar para tem segurança e sussego. apesar de ser uma ilha que corre o risco de sumir no mar gostaria muito de conhcer essa maravilha.
By: simone de paula on agosto 12, 2013
at 11:19 am
Olá Simone, eu também gostaria de conhecer.
Quem sabe um dia,né?
O meu lema é:- “Seja qual for o seu sonho, comece. Ousadia tem genialidade, poder e magia…. – Goethe “
By: lobusdaestepe on agosto 12, 2013
at 9:47 pm
Gostaria de adquirir uma peça de artesanato do povo de Nauru. Mas infelizmente não consigo encontrar há venda em parte nenhuma nem sequer no e-bay. Já me se corri junto de entidades oficiais de Nauru, por e-mail mas nem resposta tive. Se houver alguém que leia este meu comentário e me possa ajudar e agradeço. Obrigado
By: carlos alberto antunes morozo on dezembro 4, 2016
at 4:24 pm