Há direitos que existem, mas, infelizmente, não usufruímos por desconhecê-los. Um deles é o seguro saúde para os contribuintes ou beneficiários do INSS quando em viagem para: PORTUGAL ITÁLIA ESPANHA- possui o acordo, mas encontra-se temporariamente suspenso GRÉCIA ARGENTINA – possui o acordo, mas encontra-se temporariamente suspenso CHILE – possui o acordo, mas encontra-se temporariamente suspenso URUGUAI Para viajar a esses países (e somente a esses) não seria necessária a emissão do seguro Schengen, que atende a exigências de outros países do tratado, como Alemanha e França. Este convênio é operado pelo SUS . O SUS opera o sistema de saúde e está vinculado diretamente ao Ministério da Saúde O melhor uso do convênio do INSS é para viagens longas – por exemplo, de estudo – quando a contratação de um seguro-assistência de longa duração representaria um custo alto demais. Antes da viagem é necessário requerer no Setor de Acordos Internacionais de agências específicas, o formulário apropriado para o país que vai viajar, por exemplo:-IB2 para a Itália.
( ver:- http://sna.saude.gov.br/cdam/enderecos.cfm) Para fazer valer esse convênio, você precisa obter o Certificado de Direito a Assistência Médica (CDAM) em agências específicas do INSS. Sem esse certificado, você não estará segurado. É necessário levar documentos, como passagem de ida e volta, CPF, passaporte, carteira de trabalho (para celetistas), últimos contracheques ou contribuições sociais e certidões de casamento e nascimento para dependentes. É bom lembrar que em alguns desses países a saúde pública é de excelente qualidade e que, não tomando essas providências, quem pagará a conta poderá ser você. Para melhores esclarecimentos , acesse o site:-
Caso você opte por emitir o certificado de convênio, porém, não se esqueça de fazer um seguro Schengen para os períodos em que estiver em outros países europeus – incluindo Reino Unido e Irlanda, que não exigem (mas nem por isso você deve viajar desassistido ). Quem tem cartões de crédito Platinum, Infinity e Black pode também usar o seguro oferecido pelo cartão. A passagem internacional deve ser comprada com o cartão de crédito Platinum, Infinity e Black pra obter este benefício e este seguro viagem é estendido ao cônjuge e dependentes até 21 anos. Nos seguros-assistência convencionais você não paga nada dentro dos limites contratados, porém no seguro do cartão pode ser que você tenha que pagar as despesas e pedir reembolso depois.
|
Deixe um comentário