Publicado por: lobusdaestepe | março 16, 2016

Viaje sem sair de casa:- Livros que inspiram viagens

Antes de viajar, procuro ler algum livro sobre o destino onde sonho visitar.

Livros de viagens inspiram novos destinos, dão dicas, ajudam a conhecer melhor o mundo, o modo de agir das pessoas do local, refletem sobre o ato de viajar e fazem a gente se sentir lá sem sair de casa.

Tirando os dois primeiros livros (Próxima Estação, Paris e Terramarear), todos os outros podem ser obtidos gratuitamente na versão digital pelo site http://lelivros.website/book/

Alguns livros que li e gostei :-

proximaestaçao

Próxima estação,Paris   – Lorant Deutsch

Para quem gosta de história! Repleto de curiosidades históricas e  porque as estações de metrô de Paris, tem determinado nome, o que aconteceu naquele local .

terramarear

Terramarear- Ruy Castro e Heloisa Seixas

O relato de viagens  no período de 30 anos dos jornalistas Ruy Castro e Heloisa Seixas.

Eles procuram o espírito dos lugares e para isso, antes de partir, leem livros, ouvem músicas e assistem a filmes sobre a região que vão visitar. Chegando lá, são capazes de traçar roteiros originais compartilhados no livro

 

sarivermelho

O Sari Vermelho – Javier Moro
Uma história de amor verídica que começa em 1965, Sonia Maino, uma estudante italiana de 19 anos, conhece em Cambridge um jovem indiano chamado Rajiv Ghandi. Por amor, a italiana abandona seu mundo e seu passado para ir  ao seu novo país, a Índia prodigiosa que adora 20 milhões de divindades, fala oitocentos idiomas e que vota em quinhentos partidos políticos.
napeledeumdalidi
Na Pele de um Dalit- Marc Boulat
Um jornalista se transformou em um dalit (a casta mais baixa da Índia) e viveu entre os homens mais discriminados da Índia .É um testemunho sem equivalente e também um retrato sem condescendência da Índia de hoje, que permanece governada pelo sistema de castas, apesar de ter sido abolido pela Constituição.
mil-dias-em-veneza1
Mil Dias em Veneza- Marlena de Blasi
Este livro pode parecer um conto de fadas, mas é uma história de amor verídica – o amor entre uma mulher e um homem, o amor pela comida italiana e o amor por uma cidade.
adocevida
A Doce vida na Ùmbria- Marlena de Blasi
A mudança de Veneza para a Ùmbria. Marlena vai aprender algumas lições importantes sobre a vida na Itália. A primeira delas é que, nesse lugar, as coisas acontecem no seu tempo, não necessariamente conforme o planejado.
expresso
Expresso para a India – Airton Ortiz
Neste livro o jornalista gaúcho Airton Ortiz conta suas aventuras pelas estradas misteriosas e reveladoras da Índia.

 

O Paraíso na Outra Esquina” – Mario Vargas Llosa

o-paraiso-na-outra-esquina-1418530681_184x273

 

Llosa conta as histórias de Flora Tristán (que em meados do século XIX tentou a construção de uma sociedade perfeita, com respeito pelos operários e pela mulheres) e do seu neto, que nunca conheceu, o pintor Paul Gauguin (que partiu à procura de um mundo ímpio no Taiti em finais do mesmo século).

Um dos pontos mais interessantes da obra é que são duas biografias separadas, já que nunca há cruzamentos entre as duas histórias – aliás, só na página 88 Gauguin pela primeira vez evoca a memória da avó, mas em comum há a força e o sofrimento, e a vontade de nunca desistir.

Flora era uma revolucionária altruísta, que percorreu a França a tentar unir os operários para que formassem uma sociedade perfeita, onde todos tivessem os mesmos direitos e oportunidades, incluindo as então muito maltratadas mulheres.

 

Avó e neto lutaram sem conseguir, mas não desistiram, sendo exemplos, cada um à sua maneira, de que vale a pena lutar pelos sonhos.

Anúncios

Responses

  1. Muito bom site !

    • Obrigada, Alexandre


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: