Publicado por: lobusdaestepe | dezembro 9, 2016

Diferença entre Seguro Viagem, Seguro Saúde e Assistência Viagem

seguro-viagem

São os nomes mais comuns para identificar serviços de prestação de assistência para quem está viajando.

E pelo os nomes serem bem parecidos, causam bastante confusão .

A maioria das empresas utiliza a mesma nomenclatura para distinguir os diferentes tipos de produtos existentes no mercado.

O Seguro Saúde presta serviços exclusivos na área de saúde como consulta médica, internação, análises clínicas entre outras.

O Seguro Viagem ou Assistência Viagem, além de cuidar da saúde do segurado, também oferece serviços de assistência jurídica, reembolso em caso de extravio de bagagem, reembolso em caso de perda de embarque e indenização em caso de acidente.

No caso da contratação de um Seguro Viagem o segurado deve arcar com os custos de saúde durante a viagem para ser reembolsado após voltar a seu país de origem.

Já na Assistência Viagem o segurado não põe a mão no bolso. Na ocorrência de necessidade de assistência médica o segurado deve ligar para um 0800 da seguradora que indicará um médico ou hospital da sua Rede Credenciada no local que fará o atendimento sem custo algum.

As seguradoras utilizam estas nomenclaturas para diferenciar as três modalidades de apólice, mas não confie cegamente e antes de comprar certifique-se de que na sua apólice estão inclusos todos os serviços que você deseja independente do nome do produto oferecido.

 

seguro-viagem-yasuda-maritima

Parece óbvio que uma apólice (Seguro Viagem ou Assistência Viagem) que te ofereça serviços de reembolso em caso de extravio de bagagem é muito melhor que outra que cuide apenas de sua saúde (Seguro Saúde). Realmente é, mas não se esqueça de que também vai ser mais cara.

Aqui deixamos duas dicas para quem contrata apenas um Seguro Saúde:

1) Leve algumas peças de roupa na sua bagagem de mão,

assim em caso de extravio você não ficará somente com a roupa do corpo.

2) Se estiver viajando em casal ou com um amigo coloque algumas peças de roupa na bagagem de seu companheiro e vice versa.

A probabilidade de duas malas se extraviarem é infinitamente menor.

Também parece claro que é melhor ser atendido em uma Rede de Saúde Credenciada (Assistência Viagem) pela seguradora sem botar a mão no bolso do que pagar os custos de seu atendimento médico (Seguro Viagem) para depois ser reembolsado.

Na maioria das vezes é mesmo melhor, mas não sempre, por exemplo, na Europa a Rede Credenciada é o ideal, principalmente em casos mais graves que envolvam internação. Nestes casos o limite de seu cartão de crédito pode não ser suficiente para pagar os honorários médicos para depois ser reembolsado.

Mas imaginem se vocês estiverem no interior de Moçambique,a chance de sua seguradora ter algum médico da Rede Credenciada é quase nula e você terá mesmo que arcar com os custos médicos necessários para posterior ressarcimento.

Leia atentamente todo o contrato para evitar dores de cabeça durante sua viagem. Verifique se a apólice escolhida cobre custos decorrentes de doenças pré-existentes, repatriação em caso de doença grave ou morte, prática de esportes de risco, se é adequada a sua faixa etária, se tem cobertura para gestante e feto.

seguroviagem

Não existe nada pior que quebrar um braço durante a prática de rafting e descobrir no hospital que seu seguro não irá arcar com os custos. Ou levar a sua família a falência em caso de óbito no exterior, pois nas letras miúdas a apólice informava que não cobria repatriação em caso de morte. Um traslado em avião de um cadáver pode custar muitos milhares de dólares. Ninguém pensa que isso pode acontecer, mas é para isso que servem os seguros, para pagar despesas de eventos que não desejamos que ocorram..

Lembre-se que em qualquer modalidade de seguro se os custos, por exemplo, de uma internação hospitalar superarem os valores cobertos pela apólice você deverá pagar a diferença.

cartao-sem-limite

Seguro do cartão de crédito

Você compra a passagem aérea com seu cartão de crédito Platinum Infinite Black Premium e acha que pode viajar tranquilo, pois o cartão de crédito te dá de presente um seguro viagem.

Na maioria das vezes esta apólice trabalha com reembolso de despesas e não com rede credenciada. E aqui mais uma vez vale a máxima de ler todas as letrinhas miúdas do contrato para não ser surpreendido.

Outra dica importante é que para entrar na Área Schegen onde está maior parte dos países europeus você deve possuir um seguro com cobertura de no mínimo 30.000 euros o que a maioria dos seguros de cartão de crédito não oferece..

Uma coisa e certa, nunca viaje sem um seguro!

Fonte- Quatrocantosdomundo.wordpress

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: