Férias é conhecer lugares diferentes, experimentar novos sabores e hábitos, desfrutar momentos de puro prazer e deixar as preocupações de lado. Mas é preciso ficar atento à segurança — tanto fora, quanto dentro do local de hospedagem.
Tanto em hotéis cinco estrelas ou simples pousadas , o turista corre o risco de ser vítima, principalmente, de furto no interior do quarto. Infelizmente, não há uma maneira de assegurar que os seus pertences ficarão 100% protegidos.
Os alvos de furto mais comuns são dinheiro, joias, objetos de valor como notebooks ou smartphones. Mas há casos em que malas, bolsas ou sacolas de compras roubadas
E como esse roubo acontece?
Um casal de amigos tiveram seus passaportes, dinheiro e objetos de uso pessoal furtados em um hotel cinco estrelas em Pisa na Italia. Estavam tomando o cafe da manha, quando um elegante cavalheiro segurando um grande casaco, esbarrou na cadeira em que estavam sentados . Pediu desculpas e saiu tranquilamente levando a bolsa que estava pendurada ao lado da cadeira. Imaginem o transtorno e aborrecimentos que tiveram no transcorrer da viagem.
A maior ameaça de roubo vem de oportunistas, especialmente aqueles que entendem como os hotéis operam.
Alem dos furtos praticados nas áreas comuns dos hotéis há os praticados dentro dos quartos.
- Os golpistas ou os “ladrões de portas”, passam pelos longos corredores dos hotéis, com os braços estendidos, para ver se a porta vai abrir. E muitas vezes, elas vão, devido a falhas de ajuste dos mecanismos de fechamento de portas . Outros ladrões ainda tentam táticas.
- Disparando um alarme de incêndio, que pode neutralizar os bloqueios das portas para que os bombeiros possam acessar cada quarto,
- Uma mulher aparece durante a arrumação da manhã, vestindo um biquíni e carregando uma bolsa de praia . Ela vai procurar um quarto aberto em que a arrumadeira esteja dentro e ai diz “Eu acho que esqueci minha chave”, , enquanto fingindo procurá-la. A empregada sairá, permitindo que a ladra de roupa de banho encha sua bolsa com eletrônicos e outros pequenos objetos de valor.
- Eles esperam que você esteja dormindo e bêbado, para que eles possam entrar e levantar algo .Se você acorda, eles podem simplesmente alegar ter cometido um erro ao acessar o quarto, culpando os cartões-chave mal programados.
As travas de segurança do hotel são surpreendentemente fáceis de desengatar, seja usando um cabo ou o cartão-chave do hotel .
O hotel deve mostrar que ele cumpre com a lei vigente do local que variam amplamente. Geralmente colocam avisos em locais visíveis, como a parte de trás de uma porta de sala, oferecendo caixas de segurança na recepção, isentando-se assim da responsabilidade.

Uma das questões mais complicadas enfrentadas por tribunais que julgam esses casos é a de apurar a veracidade das alegações do consumidor, que pode declarar o desaparecimento de qualquer equipamento.
Ao chegar ao seu quarto e perceber a ausência de algum pertence, comunique imediatamente à administração do hotel. Caso os responsáveis não demonstrem disposição de arcar com os prejuízos, você pode fazer um boletim de ocorrência e entrar com uma ação de indenização contra o hospedeiro.
O ideal é que o hospede apresente todas as provas físicas que tiver e faça um relato detalhado dos objetos, mas como a maioria dos turistas não costumam carregar comprovações de aparelhos eletrônicos comuns ao dia a dia, fica difícil
Caso o incidente ocorra em viagens internacionais, contate o Consulado-Geral Brasileiro do Estado. Nesses locais, os brasileiros são orientados sobre as providências a serem tomadas. É muito importante informar o desaparecimento de documentos, se eles forem furtados. Assim que voltar ao Brasil, comunique o ocorrido às autoridades e aos órgãos emissores dos documentos.
Previna-se
» Antes de mais nada, pesquise. Entre em sites especializados que contam com relatos de hóspedes e dê uma olhada na avaliação do hotel em que você pretende ficar. Verifique se há registros de casos de furto e se foram resolvidos a contento;
» Evite deixar notebooks ou tablets a vista no quarto quando se ausentar. É melhor deixar os equipamentos dentro da mala trancada ou então escondido em um lugar de difícil acesso , porque geralmente os ladroes tem pressa e não querem demorar muito no quarto.
» Guarde parte do dinheiro e documentos pessoais, como passaporte e identidade, nos cofres eletrônicos;
» Mantenham os cartões-chave do quarto sempre juntos ao corpo;
» Ao voltar ao quarto com compras, guarde-as dentro das malas e tranque-as com cadeado. Apesar de não evitar furto, é uma maneira de dificultar a ação de ladrões.
» Ao voltar ao quarto com compras, guarde-as dentro das malas e tranque-as com cadeado. Apesar de não evitar furto, é uma maneira de dificultar a ação de ladrões.
- A maioria dos cofres do hotel no hotel tem códigos de substituição que permitem que funcionários acessem o conteúdo em uma emergência: em caso de dúvida, armazene objetos de valor nas caixas de segurança atrás da recepção.
- E, enquanto dorme, não confie exclusivamente naquele trinco ou trava – em vez disso, encaixe a porta com um calço, que deslizado sob a porta, obstrui sua abertura.
Deixe um comentário