Publicado por: lobusdaestepe | janeiro 22, 2018

Como evitar furtos em hotéis

Férias é  conhecer  lugares diferentes, experimentar novos sabores e hábitos, desfrutar momentos de puro prazer e deixar as preocupações de lado. Mas é preciso ficar atento à segurança — tanto fora, quanto dentro do local de hospedagem.

Resultado de imagem para furto gif

Tanto em hotéis cinco estrelas ou simples pousadas , o turista corre o risco de ser vítima, principalmente, de furto no interior do quarto. Infelizmente, não há uma maneira de assegurar que os seus pertences ficarão 100% protegidos.

Os alvos  de furto mais comuns são dinheiro, joias, objetos de valor como notebooks ou smartphones. Mas há casos em que malas, bolsas ou sacolas de compras roubadas

E como esse roubo acontece?

Um casal de amigos tiveram seus passaportes, dinheiro e objetos de uso pessoal furtados em um hotel cinco estrelas em Pisa na Italia. Estavam tomando o cafe da manha, quando um elegante cavalheiro segurando um grande casaco, esbarrou na cadeira em que estavam sentados . Pediu desculpas e saiu tranquilamente levando a bolsa que estava pendurada ao lado da cadeira. Imaginem o transtorno e aborrecimentos que tiveram no transcorrer da viagem.

Imagem relacionada

A maior ameaça de roubo vem de oportunistas, especialmente aqueles que entendem como os hotéis operam.

Alem dos furtos praticados nas áreas comuns dos hotéis há os praticados dentro dos quartos.

  • Os golpistas ou os “ladrões de portas”,  passam pelos longos corredores dos hotéis, com os braços estendidos, para ver se a porta vai abrir.  E muitas vezes, elas vão, devido a falhas de ajuste dos mecanismos de fechamento de portas . Outros ladrões ainda tentam táticas.
  • Disparando um alarme de incêndio, que pode neutralizar os bloqueios das portas para que os bombeiros possam acessar cada quarto,
  • Uma mulher  aparece durante a arrumação da manhã, vestindo um biquíni e carregando uma bolsa de praia . Ela vai procurar um quarto aberto em que a arrumadeira esteja dentro e ai diz “Eu acho que esqueci minha chave”, , enquanto  fingindo procurá-la. A empregada sairá, permitindo que a ladra de roupa de banho encha sua bolsa com eletrônicos  e outros pequenos objetos de valor.
  • Eles esperam que você esteja dormindo e bêbado, para que eles possam entrar e levantar algo .Se você acorda, eles podem simplesmente alegar ter cometido um erro ao acessar o quarto, culpando os cartões-chave mal programados.

As travas de segurança do hotel são surpreendentemente fáceis de desengatar, seja usando um cabo ou o cartão-chave do hotel .

O   hotel deve mostrar que ele cumpre com a lei vigente do local que variam amplamente. Geralmente colocam avisos em locais visíveis, como a parte de trás de uma porta de sala,  oferecendo caixas de segurança na recepção, isentando-se assim da responsabilidade.

 Imagem relacionada

Uma das questões mais complicadas enfrentadas por tribunais que julgam esses casos é a de apurar a veracidade das alegações do consumidor, que pode declarar o desaparecimento de qualquer equipamento.

Ao chegar ao seu quarto e perceber a ausência de algum pertence, comunique imediatamente à administração do hotel. Caso os responsáveis não demonstrem disposição de arcar com os prejuízos, você pode fazer um boletim de ocorrência e entrar com uma ação de indenização contra o hospedeiro.

Imagem relacionada

O ideal é que o hospede apresente todas as provas físicas que tiver e faça um relato detalhado dos objetos, mas como a maioria dos turistas não costumam carregar comprovações de aparelhos eletrônicos comuns ao dia a dia, fica difícil

 

Caso o incidente ocorra em viagens internacionais, contate o Consulado-Geral Brasileiro do Estado. Nesses locais, os brasileiros são orientados sobre as providências a serem tomadas.  É muito importante informar o desaparecimento de documentos, se eles forem furtados. Assim que voltar ao Brasil, comunique o ocorrido às autoridades e aos órgãos emissores dos documentos.

Enigma Lógico - O Estranho Roubo de 1 Milhão de Dólares

Previna-se

» Antes de mais nada, pesquise. Entre em sites especializados que contam com relatos de hóspedes e dê uma olhada na avaliação do hotel em que você pretende ficar. Verifique se há registros de casos de furto e se foram resolvidos a contento;

» Evite deixar notebooks ou tablets a vista no quarto quando se ausentar. É melhor deixar os equipamentos dentro da mala trancada ou então escondido em um lugar de difícil acesso , porque geralmente os ladroes tem pressa e não querem demorar muito no quarto.

» Guarde parte do dinheiro e documentos pessoais, como passaporte e identidade, nos cofres eletrônicos;

» Mantenham os cartões-chave do quarto sempre juntos ao corpo;

» Ao voltar ao quarto com compras, guarde-as dentro das malas e tranque-as com cadeado. Apesar de não evitar furto, é uma maneira de dificultar a ação de ladrões.

» Ao voltar ao quarto com compras, guarde-as dentro das malas e tranque-as com cadeado. Apesar de não evitar furto, é uma maneira de dificultar a ação de ladrões.

 

  • A maioria dos cofres do hotel no hotel tem códigos de substituição que permitem que  funcionários  acessem o conteúdo em uma emergência: em caso de dúvida, armazene objetos de valor nas caixas de segurança atrás da recepção.
  • E, enquanto dorme, não confie exclusivamente naquele trinco ou trava – em vez disso, encaixe a porta com um calço, que deslizado sob a porta,   obstrui sua abertura.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: