Publicado por: lobusdaestepe | fevereiro 28, 2018

Gafes que deve evitar no exterior

1. Dar gorjeta depois de uma refeição em um restaurante japonês

gestos rudes em outros paises 1
Gorjeta é a norma nos EUA – se você não deixar nada para quem te atendeu em um restaurante, vai ser muita falta de educação. Por outro lado, o contrário é verdade no Japão. O gesto é visto como inútil na melhor das hipóteses, e como um insulto na pior das hipóteses – já que o valor do serviço está incluído na conta e os garçons devem desempenhar sua função com elevados padrões independentemente de obterem esse incentivo financeiro extra.

2. Abrir um presente na frente do convidado em partes da Ásia

KONICA MINOLTA DIGITAL CAMERA
No Brasil, costumamos abrir os presentes quando os ganhamos, e agradecer. É educado fingir que gostou, mesmo que esse não tenha sido o caso. Em partes da Ásia, no entanto, é melhor não abrir um presente na frente de quem o deu, para não parecer excessivamente ansioso e para não ofender aqueles cujo presente pode ser considerado inferior.

3. Brindar batendo taças em Budapeste

gestos rudes em outros paises 3
Brindar é comum em muitos lugares do mundo. Em Budapeste, no entanto, o costume de bater taças juntas aparentemente relembra a derrota da Hungria nas mãos dos austríacos durante a revolução húngara de 1848 (afinal, os inimigos comemoram a vitória brindando). O gesto é ainda hoje considerado ofensivo. E nunca diga Tim Tim no Japão!

4. Fazer contato visual em várias partes do mundo

gestos rudes em outros paises 4
Respeitosamente olhar nos olhos de alguém durante uma conversa é normal em muitos lugares. Mas fazer contato visual tem seus probleminhas – em partes da África, Ásia e até da nossa amada América Latina o contato visual persistente pode significar confronto (a famosa “encarada”). Em algumas culturas islâmicas, também é considerado impróprio para homens e mulheres fazerem contato visual.

5. Apertos de mão usando apenas um braço em partes da Ásia

gestos rudes em outros paises 5
Mesmo algo aparentemente tão inócuo como um aperto de mão pode causar ofensa ao redor do mundo – basta perguntar a Bill Gates. Em 2013, ele causou indignação na Coreia do Sul quando apertou a mão do presidente com a mão direita, enquanto a esquerda ficou no bolso. Foi uma ação julgada como rude, desde o costume dita que é respeitoso a mão esquerda apoiar o braço direito durante a saudação. Deixar a mão no bolso pode ser ainda mais agravante do que não usá-la no aperto de mão.

6. Limpar o prato na China

gestos rudes em outros paises 6
Desperdício é feio, não é mesmo? Limpar o prato, além de ser bom para o meio ambiente, é considerado educado no Brasil, um sinal de que você gostou da comida. Na China, porém, o gesto pode desagradar o anfitrião por passar a impressão de que ele não forneceu alimentos suficientes aos seus convidados. É considerado respeitoso deixar um pouco no prato.

7. Conversa à mesa do jantar em partes da Ásia, África e Finlândia

gestos rudes em outros paises 7
Em muitas partes do mundo, a conversa rola solta em um jantar. É natural. O silêncio é a norma de ouro em lugares da Ásia, África e Finlândia, no entanto. Lá, a refeição é importante, e as pessoas devem comer em uma mudez apreciativa.

8. Chegar no horário na Argentina

gestos rudes em outros paises 8
Brasileiros não são muito pontuais, e em vários casos as pessoas atrasam de propósito para chegar em uma festa, para não serem as primeiras. Na Argentina, no entanto, essa é basicamente a norma. Em certos casos, quando você é convidado para um jantar ou uma festa, é considerado educado chegar alguns (ou muitos) minutos mais tarde do que o horário marcado.

9. Fazer um elogio em alguns países árabes e partes da África

gestos rudes em outros paises 9
Durante uma visita a lares em alguns países árabes e partes da África, tome cuidado ao elogiar os pertences do seu anfitrião. A norma dita que ele deve te oferecer o item que você está admirando. No caso, também é educado recusar. Afinal de contas, se você começar a elogiar tudo só para poder levar os produtos para casa, certamente nunca mais será convidado para ir à casa dessa pessoa.

10. Sorrir para estranhos na Rússia

PB_23.tif
No Brasil, a maioria das pessoas sorri o tempo todo, inclusive para estranhos. Na Rússia, o sorriso tem um significado diferente do que praticamente no resto do mundo. O sorriso russo médio é dado apenas com os lábios, sem dentes facilmente visíveis. Na cultura russa, isso é considerado desagradável e vulgar. O sorriso por lá também não é um sinal de respeito. Russos consideram que não é aceitável sorrir no exercício das suas funções, durante a execução de algum tipo de tarefa séria ou responsável, por exemplo. Juntando tudo isso, deu para entender por que sorrir para um estranho não cai bem na Rússia, né? Soa falso para os nativos, que não veem o gesto da mesma maneira que nós.

11. Cumprimentar os amigos do seu marido na Arábia Saudita

gestos rudes em outros paises 11
Quando você encontra um amigo de seu marido na rua, o cumprimenta, certo? Na Arábia Saudita, no entanto, a mulher deve evitar cumprimentar os amigos do sexo masculino do seu marido, a menos que seu cônjuge esteja presente. Não seguir esse costume é mais do que rude – entra nos reinos da depravação, e a mulher pode até ser presa como resultado.

12. Comer espaguete sem fazer barulho no Japão

gestos rudes em outros paises 12
Quantas vezes sua mãe te mandou comer comportadamente e parar de fazer aquele barulho alto com o espaguete? No Japão, puxar macarrão ruidosamente é o normal. É uma exibição do quanto a refeição está sendo apreciada.

13. Não arrotar após a refeição em partes da Ásia e do Oriente Médio

gestos rudes em outros paises 13
Arrotos depois de devorar uma refeição no mundo ocidental é algo que normalmente só é incentivado em bebês e considerado muito mal educado por parte dos adultos. Na mesa de jantar em partes da Ásia e do Oriente Médio, esse estigma não existe. É na verdade uma forma de mostrar que você gostou da comida, e a relutância em arrotar pode ser interpretada como um insulto ao chef.

14. Dar flores em números pares na Rússia

gestos rudes em outros paises 14
Ao comprar flores na Rússia, não o faça em números pares. Isso pode ser considerado rude, porque tal arranjo só é usado em funerais. Além disso, alguns veem flores amarelas como flores exclusivas de enterros. Dar flores a uma pessoa acamada ou no hospital também pode ser mal interpretado, visto essa associação com a morte.

15. Dar um relógio de presente na China

gestos rudes em outros paises 15
Na China, o relógio simboliza a morte. Por isso, é muitas vezes considerado rude ganhar um de presente. Na pior das hipóteses, o gesto pode ser considerado uma ameaça.

fonte- hypescience.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: