Publicado por: lobusdaestepe | março 5, 2018

Onde foi filmado Call Me by Your Name-Me Chame Pelo Seu Nome

Resultado de imagem para Call Me by Your Name filme

Call Me by Your Name (Me Chame Pelo Seu Nome  ou Chama-me Pelo Teu Nome (título em Portugal)) é um filme de drama de 2017 dirigido por Luca Guadagnino e escrito por James Ivory, baseado na obra homônima de André Aciman.

É o terceiro e último ato da trilogia “Desire” de Guadagnino, seguido de I Am Love (2009) e A Bigger Splash (2015)

Uma das maiores sensações cinematográficas do ano é sem dúvida ‘Call Me by Your Name’, junto com o girl-power ‘Lady Bird’ e o black-power ‘Pantera Negra’.

Resultado de imagem para Call Me by Your Name filme

Mas diferente dos outros dois,  não pode ser considerado um filme queer-power, porque ele realmente não levanta bandeiras. A relação amorosa que se forma entre os protagonistas Elio e Oliver nada tem de ativista. Ela apenas acontece, sutil e profundamente, afetando a vida apenas aos amantes, e de mais ninguém.

O filme encanta não só pela história de amor terna e sincera dos dois moços, e pelo papo-reto impactante do pai no final.

Resultado de imagem para Call Me by Your Name filme

A ambientação do filme em uma vila sem nome no norte da Itália, no verão de 1983, é tão rica que é impossível não se deixar seduzir por aquele dolce far niente com aroma de frutas frescas e a brisa quente da noite.

Os cenários são quase um terceiro personagem, que inspira muita nostalgia.

call me by your name, crema, italia
Dá para sentir a brisa dos arredores de Crema

Me Chame Pelo Seu Nome  é uma adaptação de um livro homônimo, escrito de André Aciman.

No original, a história se passa na vila litorânea de Bordighera, na Liguria, mas a filmagem foi transferida para Crema, na Lombardia, onde vive o diretor Luca Guadagnino. E já que existem por aí roteiros de viagem para conhecer os lugares que aparecem no Código Da Vinci e em Game of Thrones, por que não viajar junto com Me Chame Pelo Seu Nome ? Separa os pêssegos mais perfumados, aumenta o som do Sufjan Stevens, e vamos juntos.

Resultado de imagem para Call Me by Your Name filme

A casa

Sim, aquela casa era um sonho. Uma vila italiana tradicionalíssima, equilibrando a memória rústica da arquitetura com a modernidade oitentista da família intelectual, com jardins bucólicos e jantares inesquecíveis embaixo da pérgola da varanda.

Resultado de imagem para Call Me by Your Name filme

Sinto muito acabar com teus sonhos: a Vila Albergoni, onde as cenas da casa foram filmadas, fica no vilarejo de Moscazzano, mas é uma propriedade privada, e estava na verdade abandonada. Guadagnino queria comprar a casa, mas não teve grana para isso. Então ele resolveu fazer um filme nela, restaurando as partes mais degradadas e decorando-a completamente com móveis e objetos da casa de seus pais e de antiquários de Milão. E já que estamos acabando com sonhos: aquela região da Lombardia não tem pêssegos e damascos. Aquelas árvores foram plantadas lá como parte da cenografia. Mas enfim, a casa está à venda. Quem sabe ela não pode ser sua?

call me by your name, villa albergoni
Quantos likes merece a Villa Albergoni? – foto: Giulio Ghirardi

A cidade

A casa de campo onde a família Perlman passa seus verões fica nos arredores da pequena cidade de Crema. A menos de 1h de Milão, a cidadezinha foi escolhida não só pela praticidade, mas também por ‘ter um senso de atemporalidade e por ser essencialmente italiana sem passar uma ideia pré-concebida de Itália.’, como explicou o diretor.

Resultado de imagem para crema italy

As ruelas estreitas ladeadas pelo casario clássico, o passeio de paralelepípedos quente sob o sol, a piazza em frente à catedral da cidade, todos os detalhes que guardamos no imaginário do país estão lá, genéricos o bastante para poder ser qualquer cidadela italiana.

A Piazza Duomo e o Arco del Torrazzo hoje em dia – foto: Google Street View

Em Crema, o cenário mais marcante sem dúvida é a o Arco del Torrazzo, uma construção renascentista do século 16, que liga a Piazza Duomo à Via XX Settembre, em frente ao Duomo di Crema. A piazza, onde Elio e Oliver discutem à mesa, hoje é ocupada por alguns charmosos cafés, e você também pode escolher uma mesinha ao sol.

Você nem vai precisar pegar a sua bike para ir de lá até a Piazza Trento e Trieste, que fica logo ao lado.  Nessa praça ficam o Teatro San Domenico e o Monumento ai Caduti di Crema nella Grande Guerra. É aqui que Elio se declara a Oliver pela primeira vez, ainda que de forma bastante esquiva. Uma pena que parece que hoje a praça é praticamente um grande estacionamento.

call me by your name, crema, italia
Tensão em frente ao Monumento ai Caduti di Crema

As filmagens extrapolaram os limites de Crema, e avançaram pelos vilarejos vizinhos. As estradas ladeadas de árvores verdes que o casal percorre em seus passeios de bicicleta levam a Moscazzano, Pandino, Montodine e Ripalta. Essas vilas não são exatamente interessantes, mas o caminho entre elas parece saído de um quadro de Monet.

Bate-volta

Um dos lugares mais bonitos que aparecem no filme é o lago onde o pai de Elio os leva, para mostrar as ruínas romanas. São as Grutas de Catulo, que ficam na pontinha da península da cidade de Sirmione. As ruínas são o que sobrou de uma cidade romana do começo do milênio, e receberam o nome do poeta Caio Valério Catulo, que morreu em 54 a.C.

call me by your name, lago de garda, grotte di catullo
As Grutas de Catulo ficam à beira do Largo de Garda – foto: Caba2011

O sitío histórico se debruça sobre o azul brilhante do Lago de Garda, o irmão menos conhecido do Lago de Como, mesmo sendo o maior da Itália. Aos pés das Dolomitas, o Lago de Garda recebe o degelo dos Alpes, o que explica a cor magnífica da água. Saindo de Milão, é possível visitar as Grutas de Catulo em um bate-volta, como fizeram os personagens, já que a viagem dura apenas 1h30.

A fuga dos amantes

* Alerta de spoiler *

Oliver e Elio finalmente cedem ao desejo, e para conseguir aproveitar ao máximo os últimos dias do romance, eles fogem para uma viagem a dois, longe dos olhos da família e dos amigos. O destino escolhido não poderia ser mais romântico. Eles viajam para Bergamo – também aos pés dos Alpes – uma cidade que une história e paisagens de tirar o fôlego.

cascate del serio, call me by your name, bergamo
Elio e Oliver nas Cascate del Serio

Nas trilhas que fazem pela natureza selvagem, passam pelas Cascate del Serio, a maior cachoeira da Itália e a segunda maior da Europe. O lugar é deslumbrante, mas perigoso. A equipe de filmagem teve liberação para filmas tão perto por apenas 30 minutos por questões de segurança. A trilha parte da vila de Valbondione. Na cidade, os dois bebem, se divertem e se amam entre os prédios históricos, como a Catedral de Bergamo, a Basílica Santa Maria Maggiore, e a Universidade de Ciências, Letras e Artes.

O filme é lindo, os cenários são inspiradores, e é quase impossível terminar de assistí-lo sem pensar em reservar um mês de férias para ficar à toa por lá. A estudante francesa Zineb Bayad ficou tão emocionada que percorreu Crema com stills do filmes para encaixá-los na vida real. Você não precisa fazer isso. Só levar o amor para andar de bicicleta pelos campos do norte da Itália e comer – só comer –  pêssegos frescos já está mais do que bom. Não é?       By Renato Salles

Roteiro Fotográfico

Zineb Bayad , estudante universitário francês fez uma peregrinação na cidade italiana de Crema, onde o filme foi locado. Com base na pesquisa para sua viagem, ela visitou os lugares da vida real do filme e fotografou no cenário. Suas fotos ficaram virais .
IMG 1052 call me by your name crema italy
“Este filme me ajudou muito, primeiro por causa de sua lição sobre amor e auto aceitação. Isso me ajudou a abraçar minha sexualidade e me esquecer durante alguns tempos difíceis”.Zineb Bayad
Hammer e Chalamet na praça de Crema – Zineb Bayad

O filme ocorre em todo Crema, durante o verão de 1983.
 Zineb Bayad
Uma vista de uma das praças da cidade de Crema.
 Zineb Bayad
Uma das características mais louvadas do filme é a trilha sonora de Sufjan Stevens.  Zineb Bayad

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: