Publicado por: lobusdaestepe | setembro 9, 2020

Dirigindo na França

Na França, a maioria dos postos é tipo Self service, a gente abastece (em alguns tem luvas descartáveis disponíveis na bomba) e depois se dirige à loja de conveniência para pagar.   Em alguns, você tem que pagar antes e depois ir na bomba indicada para abastecer e tem alguns que só aceitam cartão, não há lojas de conveniência(se possível , evite estes)

Estradas na França
Paris tem um anel circundando-a e vários acessos (portes) para entrar e sair da cidade. O trânsito é bastante intenso nesses trechos. As estradas são muito boas e existem dois tipos: as que se iniciam com a letra A, que são autoestradas pedagiadas, e as D, que são estradas regionais, não pedagiadas, que as vezes, não passam de ruas, muitas vezes bem estreitas, e por isso mais lentas. O limite de velocidade nas que se iniciam com A é 130 km/h, mas poucos obedecem este limite, pelo que vimos.

Equipamentos necessários

  • Triângulo de pré-sinalização obrigatório
  • Caixa de primeiros socorros recomendada
  • Extintor recomendado
  • Caixa de lâmpadas de substituição recomendada
  • Colete refletor obrigatório
  • A partir de 1 de março de 2013, todos os automobilistas devem levar um alcoômetro a bordo do seu veículo. O decreto continua a manter esta obrigatoriedade, mas suprime a sanção que se devia aplicar, a partir de 1 de março de 2013, no caso de não levar um alcoômetro a bordo
  • Veja se o carro tem GPS, imprescindível, pois há lugares que a internet é ruim então não confie no celular.

Limites de velocidade (Veículos ligeiros) – km/h

  • Dentro das localidades: 50 km
  • Em estradas: 80 km em estradas de duplo sentido sem separador central, exceto estradas de quatro faixas; 90 km para o resto das estradas
  • Em estradas com separador central : 110 km
  • Em auto-estradas: 130 km
  • Estes limites de velocidade reduzem-se em caso de chuva– Autopistas com pedágio: 110km Autovias e estradas sem pedágio: 100km Outras vias interurbanas: 80 km

Na loja, além da documentação você recebe o bilhete do estacionamento já pago pela locadora, que é validado na máquina, e a informação do número do box em que o carro está. Não há funcionários por lá, então é preciso verificar se o carro tem amassados ou arranhões, a fim de se isentar de possíveis danos anteriormente causados ao veículo. Tire fotos do veiculo para sua segurança.

Primeiro cuidado: respeite a velocidade indicada nas placas.

Segundo cuidado: respeite a distância de segurança entre os carros. Nas estradas, a distancia mínima fica indicada com desenhos no asfalto. Como o limite de velocidade máxima é alto, o respeito da distância de segurança entre os carros é um item fundamental. O não respeito da distância de segurança gera uma multa de 135 euros.

Pedágio
Quando você passa pela primeira praça de pedágio, retira da máquina um bilhete parecido com um ticket de estacionamento de shopping – e não paga nada nesse momento. Ele será utilizado ao deixar a estrada, quando então lhe será cobrado o pedágio de acordo com a quilometragem rodada, por isso, guarde-o! Pague sempre em dinheiro, pois seu cartão de crédito brasileiro não é aceito, as vezes não é aceito. Por isso, não entre na faixa que só aceita cartão.

As estradas francesas se encontram em bom estado de conservação, e como utilizamos, na maioria, as estradas secundarias que passam por lindos vilarejos, pagamos poucos pedágios.

Estacionamiento:  As leis de estacionamento são rígidas, sobretudo nas cidades maiores. Em Paris pode ser multado e ter seu veiculo rebocado se parar em lugares proibidos

Quando estacionar verifique que há placa “stationnement alterné semi-mensal

Isto significa que está permitido estacionar de um lado da rua durante a primeira metade do mês e de outro lado na segunda restante.

Placas indicando “1-15” o “16-31”

Significa que não é permitido estacionar nestes dias do mês do lado da rua onde tiver estes sinais.

Estacionar do lado esquerdo está permitido somente em ruas de direção única.

O estacionamento é gratuito nos dias uteis entre as 19 hs(7PM) e as 9 hs 9AM, e nos fins de semana e feriados durante todo dia e durante todo o mês de agosto, a menos que indique ao contrário.

Multas – O controle do transito é bem severo, tanto para os excessos de velocidade como para outras infrações. Caso seja multado, assegure-se que a policia lhe dê o recibo pelo pagamento da multa. O limite de álcool permitido é de 0,25 mg por litro.

Combustivel

Há gasolina de diferente qualidades, sendo permitido levar no veículo uma lata com combustível.

Dicas:site autoroutes.fr possui informações importantes sobre as rodovias da França, com opção de preencher a origem e o destino e o resultado é o itinerário com informações sobre distância, tempo, custo do pedágio e de combustível. No detalhamento do itinerário vem o trajeto completo com o nome das vias e os locais exatos das cabines de pedágio.

  • O site ViaMichelin também é excelente para o planejamento de viagens, vc pode escolher estradas com pedágios e sem pedágio e comparar o percurso mais vantajoso.

    Uma ferramenta muito útil é o Dropbox, uma pasta virtual onde salvo todos os arquivos referentes ao planejamento da viagem e consigo acessá-los de qualquer lugar. No smartphone, é possível acessar os arquivos até sem internet disponível, contanto que estes tenham sido marcados como “disponível offline”.
  • Atenção na hora de escolher a cabine de pedágio, pois algumas possuem propósitos específicos, como os passes especiais, que geralmente não costuma ser o caso de nós turistas. Outras aceitam somente pagamento no cartão ou em espécie, tem algumas cabines onde não há atendentes então você tem que colocar as moedas até dar o valor exato do pedágio.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: